quinta-feira, 19 de março de 2009

UM ESPECTRO RONDA OS LIVROS

“Não existem livros morais ou imorais.
Os livros são bem ou mal escritos...”.
Oscar Wilde (1854-1900)
O Retrato de Dorian Gray


A minha passagem por Natal coincidiu com o Dia Nacional da Poesia, comemorado no dia 14 de março. Na noite anterior, contudo, deitei para assistir a um filme e, depois, embora estivesse cansada e com sono, não consegui dormir. Insone, aproveitei para escrever um texto e um poema para homenagear a referida data.


Lá pelas tantas, lembrei de Rainer Maria Rilke (1875-1926) e pensei em citá-lo na epígrafe do referido texto. No entanto, como os meus livros estavam empacotados, para não serem atacados por cupins - comunidade majoritária no bairro onde mora a minha mãe -, não tinha a menor idéia onde o austríaco se encontrava.


Assim, ao longo da madrugada, sai à procura da Carta a um jovem poeta. Mas, como encontrá-la, em meio a tantos livros? Foi aí, então, que, quando me dei conta, o dia já amanhecia, o piso do quarto estava coberto de livros e nada de Rilke. De repente, para minha surpresa, eis que me deparo com o tão procurado exemplar.


O drama, contudo, e duplo, de toda essa busca não foi a busca em si nem a exaustão que ela me provocou, mas a ameaça de um edema de glote, na manhã seguinte, como reação alérgica por manusear os livros e aspirar sabe-se lá o quê. Resultado: fui bater em um hospital para tomar um antialérgico na veia e fazer nebulização.


O outro drama, por sua vez, foi perceber o estado debilitado de muitos livros e, muito tristemente, desconfiei que alguns não tinham a menor chance de sobrevivência, devastados que estavam por cupins, traças, ácaros, poeira, umidade e fungos. De imediato, a fim de obter um diagnóstico preciso, contatei uma restauradora de livros.


Para a minha tristeza, recebi a fatídica notícia da perda de títulos importantes, cuja
causa mortis foi infecção generalizada, provocada pelas malditas pragas, que, provavelmente xenófobas, destruiram apenas livros de autores estrangeiros. Entre os óbitos, por exemplo, alguns títulos de Simone de Beauvoir (1908-1986).


Sim, os predadores, apesar de diminutos, nem sequer hesitaram em engolir “o bicho da inteligência francesa”, como escreveu o meu pai, referindo-se à autora, na dedicatória do primeiro dos dois volumes do livro O Segundo sexo, que ele me deu de presente quando completei dezoito anos de idade. Mas, não tem nada não!


A vingança também haverá de ser dupla! Para começar, por orientação da restauradora, colocamos os livros perdidos em um saco plástico de lixo, jogamos bastante veneno e, em um terreno baldio, ateamos fogo no saco. O curioso é que, com esse gesto, findei por cremar entes tão queridos – uma Cerimônia do adeus...


No entanto, pelo menos os cupins, as traças, os ácaros, a poeira, a umidade e os fungos, que me tiraram livros tão significativos, não farão mal a mais nenhum dos meus nem aos de mais ninguém – muito menos me farão retornar ao hospital com ameaça de edema de glote. Quanto à segunda vingança... Essa será, ainda, mais requintada.


Decidi pedir a um amigo que me envie, de Paris, um exemplar de Le Deuxième sexe no original, já que a edição que eu tinha era em português, embora os hospedeiros que devastaram algumas das minhas preciosidades são, parece, bilíngües. O fato é que, desta vez, nenhum praga vai chegar perto das Belas imagens de Simone de Beauvoir.


Nem que, para isso, eu tenha de erguer O Muro, orientada, quiçá, por Jean Paul Sartre (1905-1980), ou, até mesmo, montar barricadas, apenas para proteger as Memórias de uma moça bem-comportada, em todos os seus estados, bem como para que possamos vir a ter tempos mais modernos, totalmente isentos de parasitas...

Nathalie Bernardo da Câmara
nathaliebernardo@hotmail.com
Natal (RN) - Brasil, 19 de março de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...