quinta-feira, 18 de abril de 2019

HOJE EM DIA, NEM OS BEATLES SERIAM RESPEITADOS NUMA FAIXA DE PEDESTRES

Composição da imagem de Amarildo Lima (dezembro de 2014), artista sui generis.

No dia 08 de agosto de 1969, o fotógrafo escocês Iain Macmillan (1938 - 2006), amigo de Yoko Ono e John Lennon (1940 - 1980) teve dez minutos para registrar os Beatles atravessando a Rua Abbey Road, St. John’s Wood, em Londres: o artista fez seis fotografias, sendo escolhida para a capa do disco Abbey Road a postada acima – em 2010, a famosa imagem tornou-se patrimônio britânico.


Alguém atrás de um volante de carro que atravessa o semáforo no amarelo já é um desatinado – o que dirá de quem passa no vermelho! No mínimo, um sem noção, um kamikase. Daí, um conselho: sendo ou não pedestre, apegue-se aos seus sentidos, já que, afinal, segundo reza um dito popular, seguro morreu de velho e estamos por nós mesmos... Para não termos “surpresas”, devemos, sim, esperar alguns segundos para atravessar uma via. Tipo hoje, quando, num canteiro bem no cruzamento de duas avenidas de Natal (RN), a Nascimento de Castro e a Prudente de Morais, ambas bastante concorridas por automotores, presenciei uma cena que, não é de hoje, anda a repetir-se: com o semáforo mesmo fechado, no vermelho, uma dada criatura, vindo da Nascimento – inclusive com o carro repleto de crianças –, não contou conversa e acelerou ainda mais, por pouco não causando um acidente daqueles, já que a hora da vez era para quem trafegava pela Prudente de Morais. No canteiro onde eu estava, coisa que nem gosto, pois não me sinto segura – vai que um desnaturado perde o controle e plante-se no dito cujo –, quieta estava, quieta fiquei. Em termos, pois, mesmo que em vão, ainda consegui xingar quem “desconduzia” o veículo, inclusive com os vidros todos fechados – se brincar, ainda rolava um som ambiente –, comprometendo a audição até de um tuberculoso, que dizem, ouvem melhor do qualquer um dito normal. Então, quando a criatura ensandecida passou, pude, finalmente, atravessar a via. Um absurdo, isso, mas, o que fazer, se a mais importante das educações é adquirida ainda no berço? Lembrei-me, então, de uma campanha cujo “espírito” é a busca da paz no trânsito e que, todos os anos, costumo divulgar. Sim, o movimento ‘Maio Amarelo’, que, desde o início de abril, vem, por e-mail, enviando-me a prévia do material publicitário da tal campanha, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, para o ano de 2019.

Pois, tomando nota: no dia 24/04, a campanha nacional por um trânsito mais seguro, cujo tema do ano é ‘No trânsito, o sentido é a vida’, será lançada em Vitória (ES) – à ocasião, peças publicitárias (áudio e vídeo) serão disponibilizadas ao público em geral. 
E é isso!

Nathalie Bernardo da Câmara



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...