quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

GOLPE, PARA QUE TE QUERO! – ALERTA...

Alerta do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) sobre o chamado ‘Golpe do CPF irregular’, divulgado pela Inter TV (2ª edição), emissora afiliada da Rede Globo no RN, em 10/2/2026 – Foto: NBC. 


“Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter”. – Confúcio (n. 551 a.C. – m. 479 a.C.), educador e filósofo chinês.

 

No dia 10 do corrente, a 2ª edição do jornal da Inter TV/RN, que vai ao ar à noite, divulgou uma reportagem alertando sobre o golpe em questão – alerta esse emitido na véspera pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) para prevenir a população contra mensagens fraudulentas que têm sido enviadas principalmente via o Serviço de Mensagens Curtas (SMS) dos telefones celulares, o que tem ocorrido a torto e a direito, aleatoriamente, a fim de eventualmente ludibriar os titulares do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), chamado de “registro único” do cidadão, apesar de a Receita Federal do Brasil (RFB) anunciar que esse tipo de golpe não é nenhuma novidade, embora, a cada ano, o ardil torna-se mais sofisticado, ainda mais depois do advento da Inteligência Artificial, da engenharia social e de falsos perfis, ludibriando mecanismos de segurança.

 

E todos são eventuais vítimas em potencial – ninguém está imune às tentativas de práticas fraudulentas dessa natureza, no caso, de golpes digitais, nem mesmo os considerados mais inteligentes...



Charge de Cazo (24/08/2024)

 

Pura verdade, sendo, eu mesma, digamos, testemunha “in loco” deste inconteste fato, recebendo os chamados “torpedos” desde janeiro – pelo menos, que seja do meu conhecimento –, a maioria acompanhada de um número iniciado por 0800 ou mesmo de um link para um determinado site da Internet, como foi o caso do MSN exibido durante a reportagem do referido telejornal (foto acima), que, por sua vez, definitivamente, me motivou, a escrever sobre o ‘Golpe do CPF irregular’ para o meu blog. Isso porque, ante a minha tamanha indignação, eu já estava mesmo querendo fazê-lo, desabafando “a plenos pulmões”, visto que, no dia 28 de janeiro, falei por telefone com um dos golpistas – nada mais, nada menos –, suspeitando, durante a nossa inusitada e sui generis conversa, de que realmente se tratava de uma cilada daquelas!

 

Porém, se liguei, foi porque aquele dia já estava sendo por demais atípico: pela manhã, logo cedo, acordei com o meu wi-fi pessoal sem funcionar... Isto é, eu estava privada da Internet, sem determinadas formas de comunicação – a não ser se conectasse o meu notebook e o meu celular ao wi-fi do condomínio onde moro, embora ele tenha uma capacidade reduzida de conexão. E foi o que fiz! Só que, aumentando ainda mais o meu drama, também fiquei sem televisão, posto que a minha casa não tem antena de TV – algo que, convenhamos, estressa qualquer um que, diariamente, faz uso desses recursos tecnológicos. O fato é que, não demorou muito, ao ouvir um sinal de que chegara um MSN, verifiquei o seu conteúdo e, para o meu espanto, já frustrada e mal-humorada, recebi a “notícia” de que o meu CPF estava em vias de ser “sustado” ...

 

Pensei, portanto, que se tratava de um mal-entendido – uma situação indigesta, diga-se de passagem, que, aliás, “coroou” a já calorenta, abafada e ingrata manhã de verão, mas, como “não devo nada na praça” ... Uma prova disso foi a consulta que fiz em seguida no site da Receita Federal, mais especificamente na página onde se encontra à disposição de qualquer pessoa e gratuitamente o Comprovante de Situação Cadastral no CPF: basta colocar o número do seu documento, ou seja, o seu cadastro físico, e a sua data de nascimento, devendo, contudo, confirmar se você é humano, não um robô...



Página para acessar o Comprovante de Situação Cadastral no CPF, consultando-o.

 

Só que, apesar de saber da existência de toda sorte de golpes, que, de há muito, se tornaram lugar-comum – num passado não muito remoto, por exemplo, consegui evitar a tempo que a minha própria mãe caísse logo em dois, apesar de serem em períodos distintos, um deles, inclusive, de um suposto sequestro de uma filha (quanta irresponsabilidade, a dos infelizes golpistas!) –, quando li o MSN “estava de cabeça quente” e a malfadada informação literalmente esquentou-a ainda mais! Daí, agindo sem pensar, liguei para o tal 0800... Um homem atendeu e, lá pelas tantas, desconfiando do seu tom de voz – não apenas insistente, mas igualmente agressivo –, deixei-o esperando na linha e liguei para a minha contadora, que disse ser uma tentativa de golpe e que eu desligasse a chamada que, como já falei, foi atendida por um dos criminosos.

 

Um desatino, sei, mas, diante das circunstâncias...

 

No entanto, somente assim pude saber que eventuais chamadas feitas por desavisados cidadãos ou, então, com a cabeça fervilhando, tipo eu, vão parar numa espécie de central de atendimentos de uma pretensa empresa que, “caridosa”, se oferece para “intermediar” a “negociação” de falsas pendências financeiras com inexistentes credores, “regularizando” aparentes dívidas. Não à toa, quis tecer algumas palavras sobre o que me aconteceu ao desligar o telefone, mas, como a minha mente ainda estava “processando” o enervante episódio e eu não queria escrever sob o “calor” das emoções, protelei a iniciativa, pois o impacto sofrido deixou-me duplamente indignada: com o fato em si e por eu ter ligado sem refletir para o número em questão, o da empresa “fantasma”, que se aproveita da vulnerabilidade das pessoas para “jogar verde”, como se diz.

 

Sim, porque, se você opta por “negociar” com os “espectros”, o valor da suposta dívida é menor, ao contrário de tentar “negociar” diretamente com o hipotético credor – afinal, desesperado (a) para “limpar” o seu nome, o qual, muitas vezes, nem “sujo” está, você termina ingenuamente acreditando na lábia dos salafrários... Enfim, enquanto eu consultava a minha contadora, o meliante desligou: Elementar, meu caro Watson!

 

O que se deve provavelmente porque ele suspeitou de que eu estava consultava quiçá um advogado ou a própria polícia sobre a indevida cobrança, denunciando a ilícita abordagem, e sumiu do “radar”! Na sequência, orientada pela contadora, bloqueei o número para o qual eu ligara e depois o apaguei, fazendo o mesmo com a mensagem recebida, entendendo que o homem com quem eu falara nada mais era do que um dos membros da quadrilha de criminosos que tem agido nacionalmente para afligir incautos titulares de CPFs. E é também a nível nacional que a população vem sendo alertada para esse doloso conluio por tribunais regionais e vários órgãos governamentais, inclusive pela própria Receita Federal, pois se trata de crimes cometidos contra os contribuintes, lesando-os em sua integridade financeira, além de moral e emocional!

 

Pior: por meio de um dos seus documentos pessoais mais importantes, com a gang utilizando o SMS para o envio das suas mensagens, bem como outros canais de comunicação, tipo o WhatsApp, e-mails ou mesmo ligações para telefones de todo o país, com as coações a infligir medo, posto que, valendo-se do receio natural das pessoas, que ignoram os meandros do processo oficial de consulta do CPF – na verdade, algo simples –, os golpistas recorrem ao subterfúgio da urgência para que titulares do documento “negociem” dívidas inexistentes, “contemplando”, assim, o maior número de eventuais vítimas, independentemente da sua localização geográfica. Só que, ao concordar com a “negociação”, pagando um falso boleto, a pessoa pensa estar “normalizando” uma aparente pendência financeira e “limpando” o seu nome junto à Receita Federal.

 

E é aí que entra o alerta do TJRN, que, através da sua Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), tem divulgado recomendações sobre como agir ante uma mensagem suspeita, não importa qual o meio utilizado pelos criminosos – recomendações essas abaixo deste texto, em destaque. Então, quanto a mim, que falei por telefone com um dos meliantes, e, apesar de o dito cujo alegar que, se eu não aceitasse a proposta de “negociação”, o meu CPF seria “bloqueado” pela Receita Federal naquele mesmo dia e numa determinada hora, em Brasília (DF), ignorei a “notificação”. Tanto que, até hoje, isso não aconteceu, pois toda aquela ladainha era uma farsa. Caso contrário, eu já estaria de igual modo enfrentando desastrosas consequências... Não obstante, por não cair na arapuca, continuo recebendo mensagens a perder de vista!

 

Tanto que, no dia 3/2, um MSN avisou-me de que o meu CPF estava “em fase final extrajudicial por omissão” e que, em breve, seria legalmente executado... Sem falar que, já no primeiro dos dois e-mails que recebi da súcia de malfeitores, em 23/1 – o segundo também foi em 3/2 –, ambos aparentemente enviados pela própria Receita Federal, a minha suposta “pendência de Declaração e Inconsistência Cadastral” fora “detectada” em 11/12/2025 e que àquela era uma “notificação final”, num falso alerta de que o meu CPF estava “com status suspenso por omissão de [uma] declaração” da minha parte, sendo o prazo determinado prazo para eu “regularizar” a minha situação o 28/1/2026...




Isto é, exatamente a mesma data em que li o ultrajante MSN que me fez ligar para a tal “Central de atendimentos” da rede de golpistas, falando com o sacripanta que findou, ele mesmo, caindo num “golpe de palavras”, pois não mediu as suas, pagando pela língua, visto ter sido esse o motivo que me deixou alerta, percebendo na besteira que fizera ao ligar para o tal 0800 – ocasião em que, como já o disse, fiz a chamada para a minha contadora. Só que, no dia seguinte, 4, outro “recadinho”, igualmente via MSN, embora, antes de bloqueá-lo e deletá-lo, fiz um print, salvando-o...




Desta vez, certamente não satisfeitos em envolverem o meu CPF em suas artimanhas, valendo-se de “repertórios” contraditórios, os criminosos acharam por bem incluir o meu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no “balaio” das suas fraudulentas mensagens, alegando que ambos estavam sob “análise de protesto (...) em cartório” e ameaçando a restrição das minhas “contas” bancárias, da minha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a “penhora” dos meus “bens”, inclusive informando-me de que a mencionada análise fora protocolada, com “direito” a registro, e que, até o meio-dia, eu ligasse para outro 0800. Isso, claro, se eu quisesse inteirar-me do assunto, “regularizando” uma situação que, nem de longe, carecia nem carece de regularização, pois o meu nome está devidamente limpo em ambos os cadastros: o físico e o jurídico.

 

De qualquer modo, sem contar conversa e para constar, verifiquei a situação do meu CNPJ, que como era e é do meu conhecimento, encontra-se regularizado...



Página para acessar o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ, consultando-o.

 

No entanto, na manhã do domingo de Carnaval (15/2), ao ligar o meu computador e checar eventuais mensagens recebidas em meus canais de comunicação, deparei-me com uma enviada ainda de madrugada pelo WhatsApp, mais precisamente às 03h41... Ora, como se já não bastasse envolverem o meu CNPJ nessa bandidagem, que já passou de todos os limites, a súcia de malfeitores resolveu “brincar” com a minha Micro Empresa Individual (MEI), enviando-me uma atrevida e capciosa mensagem, que anunciava a “desativação” do meu cadastro jurídico, alegando o não pagamento das faturas referentes aos meses de janeiro e fevereiro do corrente, devendo eu efetuá-lo “em até 24 HORAS”, ou seja, sem nem mesmo completar o tempo estimado para a exigida quitação do meu falso débito – não à toa, foi quando me lembrei do título de certo filme...




O título do filme lembrado? Covil de ladrões (2018), do diretor norte-americano Christian Gudegast, cujo roteiro foi escrito em parceria com o também norte-americano Paul Scheuring – oportuno título, não? Enfim, ao receber a mensagem acima através do meu WhatsApp, logo tratei de checar a situação da minha MEI/Simples Nacional, mesmo eu igualmente já a par de que ela estava regularizada...



Página para Consultar os Optantes pelo Simples Nacional/MEI.

 

Dito isso, fiquemos espertos, não caindo em nenhum tipo de golpe aplicado a 3x4 por certos parasitas em todo o território nacional, atentando para os alertas à população brasileira emitidos pelas autoridades competentes ante a gravidade desses crimes – alertas esses que incluem informações, comunicados e demais publicações do TJRN, sendo divulgados em seus canais oficiais de comunicação e de interesse dos cidadãos, contribuintes ou não. No caso, cidadãos do bem, não golpistas de plantão! O fato é que, além de desgastarem as pessoas com um rolo compressor de deslavadas mentiras, de chofre atingindo-as em sua privacidade e integridade, essa cambada de desocupados visa apenas encher os bolsos à custa do sossego alheio e da sua paz... Urge, portanto, que a Polícia Federal (PF) rastreie essa corja de criminosos e que a enquadre nos ditames da lei!

 

E, mais uma vez, tenhamos atenção! Sem falar que, dependendo do caso, faça você mesmo (a) uma consulta na Receita Federal e tire a limpo a situação do seu CPF e, se for o caso, do seu CNPJ e do seu Simples Nacional/MEI – de preferência imprimindo o resultado das consultas:

 

Comprovante de Situação Cadastral no CPF:

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp

 

Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ:  

https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_solicitacao.asp

 

Consultar os Optantes pelo Simples Nacional/MEI:

https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes.aspx?id=21

Nathalie Bernardo da Câmara


Dicas do TJRN (alertas para que seja verificada a procedência de determinadas mensagens recebidas através de SMS, e-mail e WhatsApp):


Desconfie de urgências:

Golpistas costumam apelar para um senso de urgência, pressionando a vítima a agir rapidamente. Não tome decisões precipitadas;

 

Desconfie de e-mails e mensagens com erros gramaticais ou falta de informações:

E-mails e mensagens falsas geralmente apresentam erros gramaticais e informações genéricas;

 

Nunca clique em links desconhecidos:

Verifique a procedência dos links antes de clicar em qualquer um deles, especialmente se a mensagem for suspeita – ao clicar num link suspeito, há o risco de roubo de informações pessoais e infecção do aparelho por programas maliciosos;

 

Nunca forneça senhas ou códigos por mensagem:

O TJRN não solicita nenhum dado por SMS.

 

Quando se trata de assuntos cadastrais, processuais e tributários, os órgãos não entram em contato por redes sociais, SMS ou WhatsApp, tampouco exige pagamento imediato via boleto ou PIX – ao menor sinal de dúvida, acesse os sites oficiais, confira a situação do seu CPF e, se necessário, busque auxílio jurídico para proteger seus direitos e recuperar eventuais prejuízos;

 

Como saber se o CPF está mesmo irregular?

Se você receber uma mensagem dizendo que o seu CPF será sustado, que está com pendências na Receita Federal ou já foi bloqueado, a única forma segura de confirmar essa informação é consultando diretamente o próprio site da Receita, que é oficial. E essa verificação pode ser feita por meio do Comprovante de Situação Cadastral no CPF, disponível gratuitamente em:

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf

 

Sugestão deste blog

Por ser mais simples e objetivo, o link fornecido ao final do artigo desta postagem leva você diretamente à página do Comprovante de Situação Cadastral no CPF, isto é:

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp

 

Isso porque, por conter uma gama de informações adicionais, sendo, portanto, mais complexo, o link sugerido pelo TJRN não facilita o acesso à página onde se encontra o Comprovante de Situação Cadastral no CPF.

 

E para acessar o status atualizado do seu CPF, é só informar o número do seu cadastro físico e a sua data de nascimento – o sistema informará se o CPF está regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado ou nulo, de acordo com critérios técnicos objetivos.

 

Porém, atenção!

Nenhuma empresa, cartório, escritório de advocacia ou suposto atendente de não importa qual instituição ou empresa, seja ela pública ou privada, pode desbloquear nenhum CPF por telefone, WhatsApp ou e-mail. Sendo assim, qualquer oferta de “regularização imediata mediante pagamento” é fraude.

 

 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

POTIGUARA TÂNIA MARIA É CONSIDERADA O NOVO ÍCONE DO CINEMA BRASILEIRO PELO NYT



Tânia Maria (dona Sebastiana) no filme O agente secreto

– divulgação


Em extensa reportagem feita por Ana Ionova, correspondente no Rio de Janeiro do The New York Times, com direito à chamada de capa e publicada em 22 do corrente, o jornal norte-americano abordou o percurso de vida da atriz norte-rio-grandense Tânia Maria, 79, que, por sua participação como dona Sebastiana no filme O agente secreto, do cineasta Kleber Mendonça Filho, cuja personagem foi inspirada nela, inclusive no seu nome de batismo, e já é considerada a nova star do cinema brasileiro pela edição do periódico, sendo, até a sua publicação, uma das mais cotadas para a categoria de ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ no Oscar 2026, a ser realizado em 15 de março, em Los Angeles, na Califórnia/EUA.

Porém, na noite do dia em que a reportagem do NYT foi publicada, o nome da “atriz não comum”, como igualmente a definiu o jornal, não constou na lista dos indicados do anúncio divulgado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS). Em 15 do corrente, contudo, Tânia Maria foi eleita como ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ pela Associação de Críticos de Santiago, no Chile, por sua atuação em O agente secreto, lançado mundialmente na 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes, na França, no dia 18 de maio de 2025 – à ocasião, público, júri e crítica ovacionaram o filme...


Bacurau (2019)

Foi, então, a partir do Festival de Cannes que Tânia Maria passou a ganhar evidência mundo afora, apesar de a sua estreia nas telonas ter sido no filme Bacurau, dirigido pelo próprio Kleber Mendonça Filho em parceria com Juliano Dornelles, e também lançado mundialmente no mesmo festival em sua 72ª edição, no dia 18 de maio de 2019, conquistando, inclusive, o Prêmio de Júri: a primeira vez que um longa-metragem brasileiro venceu essa categoria, considerada a terceira mais importante da competição francesa oficial, além de demais honrarias mundo afora, enquanto o seu lançamento no Brasil tenha sido apenas em 29 de agosto.

O detalhe é que, embora a trama de Bacurau desenrole-se num fictício povoado rural e pobre do Oeste de Pernambuco, o filme foi gravado no interior do RN, em 2018. E a participação nas gravações da artesã e da costureira Sebastiana Maria Medeiros Filha, então com 72 anos de idade, mas que desde criança mudara o seu próprio nome para Tânia Maria, por ser nome de atriz, declarou ao Fantástico (11/01), mas que nunca tinha assistido a um filme no cinema, foi meramente por acaso: em busca de figurantes, a produtora de elenco Renata Roberto entrou na casa de Tânia, em Santo Antônio da Cobra, povoado do município de Parelhas, na região do Seridó, onde nasceu e mora até hoje. 

Só que, quando isso aconteceu, dona Tânia, que decidira ser mãe solteira aos 27 anos, em 1975, e que também é avó, costurava noutro cômodo, mas, ao ouvir o alarido de uma conversa na sala, foi saber do que se tratava:  É dela que eu estou precisando!  disse a produtora ao vê-la, imediatamente convidando-a para figurar no filme.

E após Tânia Maria aceitar participar das filmagens de Bacurau, a produtora acertou com a artesã e costureira um cachê diário de R$ 50,00 por sua figuração. Desde então, já são seis filmes no currículo de Tânia Maria, todos realizados depois dos 70 anos...


Cartaz brasileiro (oficial) de O agente secreto,

lançado no Brasil em 06/11/2025 – divulgação


Com o seu lançamento em Cannes, um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, que garantiu as primeiras estatuetas de O agente secreto – Wagner Moura, na categoria ‘Melhor Ator’, e Kleber Mendonça Filho, de ‘Melhor Diretor’ –, o filme ainda conquistou mais dois prêmios no dia 24 no evento: o da Crítica, da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipreci), instituição que reúne jornalista de todo o mundo, e o Prix des Cinémas d’Art et Essai, dos exibidores – um diploma que celebra o apelo do longa para o mercado arthouse, jargão utilizado para as salas de cinema de arte. E tem sido desde Cannes que O agente secreto vem angariando prêmios ao redor do mundo.


Sinopse: O filme é ambientado em Recife, capital de Pernambuco, durante os chamados anos de chumbo da ditadura militar-civil do Brasil, em 1977, sendo uma trama de suspense que conta a história de Armando (Wagner Moura), ex-professor universitário de tecnologia e pesquisador, que, após anos de perseguição por ser acusado de subversão, tenta recomeçar a vida na cidade pernambucana. Passando a morar numa pensão, dirigida pela artesã dona Sebastiana (Tânia Maria), mulher afetuosa que acolhe estranhos em apuros e refugiados políticos, ela mesma, em seu papel, uma ex-militante de esquerda, Armando continua sentindo-se vigiado e perseguido, além de tentar proteger o seu filho, talvez não sendo Recife o refúgio que ele tanto pensava que poderia acolhê-lo.

Numa coprodução francesa, neerlandesa e alemã, o filme brasileiro tem 2h 40m e a sua classificação é de 16 anos de idade, ou seja, uma autorização permitida para crianças e adolescentes de todas as faixas etárias, lembrando que crianças até dez anos devem estar acompanhadas por um adulto. Consolidando-se, inclusive, como um sucesso internacional, O agente secreto já superou a marca de 1,5 milhão de espectadores no Brasil até este final de janeiro, acumulando mais de R$ 27,7 milhões apenas em território nacional.

Nathalie Bernardo da Câmara


Blog de Rosalie Arruda (25/01/2026) – Atriz potiguar Tânia Maria é capa no New York Times. “É como um abraço” – Link abaixo:

https://www.rosaliearruda.com/2026/01/atriz-potiguar-tania-maria-na-capa-do.html


The New York Times (22/01/2026) – A mais nova estrela do Brasil é uma iniciante – Link abaixo:

https://www.nytimes.com/2026/01/22/world/americas/tania-maria-brazil-the-secret-agent.html


BBC News Brasil (26/12/2025) – A atriz de ‘O Agente Secreto’ que começou no cinema aos 72 e chegou ao radar do Oscar – Link abaixo:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgqzppvvxy8o

 

 


segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

TRUMP: — O mundo não está seguro...



“A observação e a busca de semelhanças e diferenças
são a base de todo conhecimento humano...” –
Alfred Nobel

 

2026 mal começou e, com toda razão, a população mundial não apenas já tem a sua “piada” do ano, mas também uma “guilhotina” sobre a sua cabeça, já que, por não ter sido laureado com o ‘Nobel da Paz’ de 2025, da Fundação Nobel, instituição privada sueca, criada em 1900, que administra a fortuna deixada pelo engenheiro químico, cientista, inventor, empresário, industrial, escritor e humanista sueco Alfred Nobel (1833-1896) para gerir e garantir os prêmios Nobel, ou seja, por ter sido “escanteado”, não recebendo o mais prestigiado de todos os prêmios do mundo, concedido pela primeira vez em 1901, Trump continua “reclamando” e ainda ameaçando o planeta em mensagem de texto pelo celular enviada no último domingo, 18, ao primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Stoere, com o governo norueguês divulgando a ameaça nesta segunda, 19, segundo a Reuters (19/01/2026).

 

Em duas passagens da mensagem, Trump afirma: Não me sinto mais obrigado a pensar puramente na paz.

Se é que, algum dia, ele pensou...

E sendo as últimas palavras da sua mensagem outra ameaça: O mundo não está seguro a menos que tenhamos [EUA] Controle Completo e Total da Groenlândia.

 

Minha nossa, onde, quando ou quem vai parar esse psicopata?! Afinal, já em setembro do ano passado, de acordo com o G1 (10/10/2025), “durante uma reunião com a cúpula militar dos EUA, Trump disse que seria um insulto para o [seu] país se ele não ganhasse o prêmio”, alardeando a sua insensata opinião. Em coletiva de imprensa, reagindo à tamanha insensatez do presidente dos Estados Unidos, ainda mediante o G1, o Comitê Norueguês do Nobel, que é escolhido pelo Parlamento da Noruega, argumentou que a decisão para conceder o prêmio não é guiada por campanhas públicas nem pressões políticas, mas pelos princípios do testamento do seu criador, isto é, Alfred Nobel, cujo testamento estabelece que o prêmio deve ser concedido a quem, “mais, ou melhor, fez para promover a amizade entre as nações” e, no caso, Trump não possui “o perfil de um presidente pacífico”. Voilà!

Nathalie Bernardo da Câmara


Sugestões de Links 

G1 (10/10/2026) – Por que Trump não ganhou o Prêmio Nobel da Paz? O que especialista disseram:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/10/10/por-que-trump-nao-ganhou-o-premio-nobel-da-paz-de-2025.ghtml

 

Reuters (16/01/2026) – Trump associa ameaça à Groelândia à sua rejeição ao Prêmio Nobel da Paz; UE se prepara para retaliar:

https://www.reuters.com/world/europe/trump-tells-norway-he-no-longer-feels-obligation-think-only-peace-2026-01-19/

 

A bagagem do navegante (25/06/2009) – postagem Vai um Nobel? sobre a vida de Alfred Nobel, um homem que, por ver os seus inventos sendo utilizados com objetivos destrutivos, bélicos, não para fins edificantes, benéficos, como era a sua intenção, entrou em depressão, mas gantindo em seu testamento a criação da Fundação Nobel e dos seus prêmios, uma espécie de redenção, além de isolar-se do mundo e morrendo sozinho, longe de todos, em sua casa.

https://abagagemdonavegante.blogspot.com/2009/06/vai-um-nobel-eu-nao-tento-convencer-mas.html

 

 

 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

‘A vida às vezes é bruta, né Lili!’, parece que ouço Titina falando


Foto: Reprodução.


Um texto dolorido e pungente, o da amiga e jornalista potiguara Eliade Pimentel sobre a atriz, produtora e diretora Titina Medeiros (1977-2026), também nascida no Rio Grande do Norte, que deu o seu último “adeus” em Natal, no domingo, 11 – amiga de Titina, com quem mantinha uma “irmandade”, a autora do texto comove pelo dilaceramento das suas palavras, repletas de boas lembranças, mas com um pesar incomensurável... (NBC).


Link para a matéria (13/11/2026), publicada no Potiguar Notícias:

https://potiguarnoticias.com.br/luto/a-vida-as-vezes-e-bruta-ne-lili-parece-que-ouco-titina-falando/

 


segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

AS ARTES PERDEM TITINA, ATRIZ POTIGUARA


Foto: Reprodução/ND Mais

 

Em meio à reportagem impressa do G1 sobre a “partida” da atriz, produtora e diretora Titina Medeiros (1977-2026), nascida no Rio Grande do Norte, é possível assistir um vídeo com a reportagem feita pelo Fantástico em 11 do corrente (NBC).


Link abaixo:

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2026/01/12/quem-era-titina-medeiros-atriz-que-morreu-de-cancer-em-natal.ghtml

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Trump x Groenlândia: ataque dos EUA seria visto como agressão à OTAN int...

EUA articulam acesso a Fernando de Noronha e Natal sob alegação de direito histórico


Charge de Renato Aroeira (07/01/2026).


Como se não bastasse o que ocorreu na Venezuela, o que está acontecendo com a Groelândia, agora chegou a vez de Fernando de Noronha, arquipélago no Atlântico Sul administrado pelo governo de Pernambuco, e de Natal, capital do Rio Grande do Norte? Como Trump não tem noção! (NBC) – acessar site: https://iclnoticias.com.br/eua-acesso-a-fernando-de-noronha-e-natal/



domingo, 4 de janeiro de 2026

DELCY CONTRA EL IMPERIO: VENEZUELA RESISTE EM 30 HORAS HISTÓRICAS


https://www.youtube.com/watch?v=tWCHvmldk6g

 

Neste domingo, (04/01/2026), um dia após a invasão dos Estados Unidos à Venezuela e a captura do seu presidente, Nicolás Maduro por forças de elite norte-americanas, o Tribunal Supremo de Justiça venezuelano tomou uma decisão “que ecoará por décadas nos anais do Direito Internacional”, disse, no vídeo acima, o jornalista investigativo independente e internacional brasileiro e analista geopolítico Pepe Escobar, ou Pepe Café. Segundo ele, “o Tribunal Supremo de Justiça venezuelano declarou a ausência involuntária de Maduro e transferiu, constitucionalmente, todos os poderes presidenciais para a vice-presidente Delcy Rodríguez. Não foi um golpe, foi um anti-golpe. Uma manobra jurídica que deixou Washington em estado de choque completo”. Se Trump pensou em controlar as reservas petrolíferas da Venezuela, transformando o país “no maior posto de gasolina do hemisfério”, equivocou-se redondamente. Hoje, às 14h30, ao assumir a presidência-interina, em pronunciamento ao povo venezuelano, a economista, ex-chanceler, ex-presidente da Assembleia Constituinte do país, Delcy Rodríguez repetiu o que dissera ontem: “Venezuela não será colônia de nenhum país”, palavras que, segundo Pepe Café, “resumem 200 anos de luta anticolonial”. E não para por aí. “Rodríguez conhece cada parafuso da máquina estatal venezuelana”, além de também conhecer paralelepípedo de Caracas. “O que Rodríguez compreendeu e Trump aparentemente não, é que Venezuela 2026 não é Iraque 2003”. E uma resposta da presidente-interina “foi diplomática devastadora”, segundo Pepe, ou seja: “O senhor Trump pode governar os seus campos de golfe. Venezuela será governada pelos venezuelanos”, com a frase já estampada em murais por toda a Caracas. 

No vídeo acima, portanto, Pepe Café analisa as primeiras 30 horas após o sequestro de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos e como Delcy Rodríguez transformou uma operação de regime change (mudança de regime) numa oportunidade histórica de resistência antiimperialista, ainda examinando em profundidade a estratégia de “presidência distribuída” de Rodríguez, o apoio de Rússia e China a Caracas, e como Venezuela se tornou o primeiro laboratório de resistência eficaz contra a hegemonia americana no século XXI. A análise revela como uma mulher de 55 anos conseguiu mobilizar 4,5 milhões de milicianos populares e criar redes de defesa territorial que transformaram o país num pesadelo logístico para qualquer ocupação militar externa. Esta é a história não contada de como 30 horas mudaram o equilíbrio geopolítico global e marcaram o início do fim da era unipolar americana.

 

PETRÓLEO À VISTA? A INVASÃO DOS ESTADOS UNIDOS À VENEZUELA...



Arte: Renato Aroeira

 

“A ganância perde tudo

ao pretender ganhar tudo”.

Jean de La Fontaine (1621-1695),

poeta e fabulista francês.


O título acima seria o deste artigo antes da divulgação do vídeo do jornalista Pepe Escobar com a reviravolta venezuelana após a invasão dos EUA ao país. Desse modo, vejamos abaixo o que aconteceu no sábado, 3/1/2026:

 

Segundo a CNN Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o que chamou de “operação brilhante” em uma breve entrevista por telefone ao jornal The New York Times na manhã deste sábado (3), pouco depois de anunciar que forças especiais de elite dos EUA tinham capturado e retirado Nicolás Maduro da Venezuela após tropas militares norte-americanas invadirem o país. Ironicamente, o tírulo do editorial do próprio The New York Times também deste sábado (3), foi: Ataque de Trump à Venezuela é ilegal e imprudente. 

 

De acordo com o G1, um trecho do editorial, assinado pelo Conselho Editorial, descrito como “um grupo de jornalistas de opinião cujas visões são fundamentadas em conhecimento especializado, pesquisa, e certos valores consolidados”, tratando-se de “uma entidade separada da Redação”, lemos o seguinte:

 

“O Sr. Trump ainda não ofereceu uma explicação coerente para as suas ações na Venezuela. Ele está empurrando o nosso país para uma crise internacional sem razões válidas. Se o Sr. Trump quiser argumentar o contrário, a Constituição [americana] define o que ele deve fazer: recorrer ao Congresso. Sem a aprovação do Congresso, as suas ações violam a lei dos EUA”.

 

Só que, resumindo, o que ocorreu de madrugada não foi uma “operação brilhante” nem, muito menos, um ataque, mas, literalmente, uma invasão – sim, uma invasão –, decidida por Trump e apoiada por seu staff e pela CIA, mas sem a aprovação do Congresso dos EUA, que ele considerou “não ser confiável”, a ponto de, ao longo do sábado, de acordo com a Euro News, senadores revelaram em redes sociais que não foram consultados e que a “operação militar em larga escala” na Venezuela não obteve a aprovação da instituição.

 

À tarde, em entrevista coletiva em Mar-a-Lago, o seu resort em Palm Beach, na Flórida, Trump afirmou que o governo norte-americano irá “comandar” a Venezuela até a realização de “uma transição” de governo alinhada com os Estados Unidos. Enquanto isso, a vice de Maduro, Delcy Rodríguez, ocupa a presidência interinamente, mas, em pronunciamento na TV estatal venezuelana, em Caracas, capital venezuelana, ela negou que concordara com o controle norte-americano do seu país, segundo ainda declarou Trump em sua entrevista.

 

Por sua vez, Rodríguez disparou que a invasão à Venezuela e a captura do seu presidente e da primeira-dama, Cilia Flores, caracterizaram-se numa “agressão sem precedentes”, que ambos devem ser libertados e que ela tem o dever de salvaguardar a independência da Venezuela, a sua soberania e a sua integridade territorial, alegando que o seu país, apesar de atacado, não será colônia de nenhum outro. Enquanto isso, Maduro e Flores encontram-se no Centro de Detenção Metropolitano no Brooklyn, em Nova York.

 

Para Trump, o casal já era formalmente acusado “por sua campanha de narcoterrorismo mortal contra os Estados Unidos” há anos, além de classificar o líder chavista como “um ditador fora da lei” desde 2020 – posição corroborada pelo secretário de Estado Marco Rubio, um dos principais defensores da invasão à Venezuela. Já a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, informou que, em breve, Maduro e Flores devem comparecer a um tribunal federal de Manhattan para responderem pelos crimes a ele atribuídos.

 

Porém, ainda em sua coletiva de imprensa, Trump citou a Doutrina Monroe, de 1823. Declarada pelo então presidente dos Estados Unidos James Monroe, tal doutrina não somente moldava a política externa norte-americana com um viés expansionista, mas também com eventuais intervenções militares na América Latina ao longo do tempo, entre outros aspectos – o que não deixa de ser uma preocupação para o mundo, já que Trump afirmou que, agora, tal doutrina integra a “nova estratégia de dominação regional dos Estados Unidos”.

 

Desse modo, portanto, Trump declarou-se, ele próprio, um autocrata, indiferente ao fato de que a América Latina não é um quintal – nem nunca o foi – dos Estados Unidos. Por outro lado, as acusações contra Maduro e Flores e, em seguida, o julgamento de ambos, são apenas uma nuvem de fumaça para desviar a atenção da opinião pública do verdadeiro foco dos interesses de Trump, embora nem precisaria escamotear a verdade, porque ele mesmo deixou bem explícito as suas intenções ao invadir a Venezuela e capturar o seu presidente.

 

Isto é, Trump tenciona não somente “comandar” o país latino, mas controlar as suas reservas de petróleo, as maiores do mundo, além de ainda ter destacado em sua coletiva o retorno das companhias petrolíferas norte-americanas à Venezuela, expulsas do país no início de 2000 – o motivo por ele ter dito que a “operação brilhante”, foi “em parte” motivada pelo que considera uma “dívida histórica” da Venezuela com os EUA. E segundo O Globo destacou na fala de Trump:

 

— Nossas gigantescas companhias petrolíferas americanas, as maiores do mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera, que está em péssimo estado, e começar a gerar lucro para o país — disse Trump. — E estamos prontos para lançar um segundo ataque, muito maior, se necessário.

 

Ora, quem, no mundo, não sabia que essa era a única verdade que motivou Trump a invadir a Venezuela. Só que, mesmo sem admitir isso, ele insistiu e continua insistindo em vomitar justificativas estapafúrdias para a invasão por parte de um país cuja ganância apenas aumenta com o tempo, desenfreada, no caso, pelo petróleo produzido pela Venezuela – gesto que violou todos direitos internacionais, inclusive a integridade de um país independente, um desrespeito à soberania alheia, algo que, para os EUA, sempre foi irrelevante, um mero “detalhe” ...

 

Um comunicado, entretanto, atribuído a Maduro, foi emitido por órgãos oficiais após a invasão e, no caso, divulgado pela CNN Brasil:

 

"A República Bolivariana da Venezuela rejeita, condena e denuncia perante a comunidade internacional a grave agressão militar perpetrada pelo atual governo dos Estados Unidos da América contra o território e a população venezuelana. (...)

Este ato constitui uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas, particularmente dos artigos 1.º e 2.º, que consagram o respeito pela soberania, a igualdade jurídica dos Estados e a proibição do uso da força.

Esta agressão ameaça a paz e a estabilidade internacionais, especificamente na América Latina e no Caribe, e coloca em grave risco a vida de milhões de pessoas.

O objetivo deste ataque não é outro senão confiscar os recursos estratégicos da Venezuela, particularmente o seu petróleo e minerais, tentando quebrar a independência política da nação pela força.

(...) Isto não faz distinções políticas, é hora de haver unidade nacional, acima de quaisquer diferenças ideológicas de qualquer espécie. Hoje o nosso país e a nossa identidade estão ameaçados. A sua e a minha Venezuela, e nós a defenderemos até as últimas consequências, como já fizemos antes. (...)”.

 

Sem falar que, por exemplo, para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, manifestou forte preocupação sobre a invasão dos EUA à Venezuela, alegando, através do seu porta-voz, que a mesma abre um “precedente perigoso” no cenário internacional. Segundo a ONU, o direito internacional, incluindo a Carta da entidade não foram respeitados, reiterando o que Maduro argumentou em seu comunicado.

 

Enquanto isso, os países dividem-se em suas opiniões a respeito da invasão: uns considerando-a legítima; outros veementemente repreendendo-a e defendendo não somente a Venezuela, mas, sobretudo, o direito de não importa qual nação exercer a sua soberania. E é aí que me recordo de uma reportagem do Jornal Nacional da noite do sábado (3) sobre os eventos do dia mencionados acima, durante a qual, foi divulgada uma manifestação de protesto contra a invasão dos EUA e em defesa da Venezuela.

 

“Nem uma gota de petróleo para os Estados Unidos”, disse uma idosa venezuelana protestando em Caracas após assistir o seu país ser invadido pela força bruta de um déspota... (Nathalie Bernardo da Câmara).

 

***

 

Abaixo, um lúcido artigo sobre o presente tema abordado por este blog e que me foi enviado por seu autor, o advogado, ex-funcionário da Petrobrás aposentado e ex-vereador de Natal (RN) George Câmara.