Tânia Maria (dona Sebastiana) no filme O agente secreto
– divulgação
Em extensa reportagem feita por Ana Ionova, correspondente do norte-americano The New York Times, no Rio de Janeiro, com direito à chamada de capa e publicada em 22 do corrente, o jornal abordou o percurso de vida da atriz norte-rio-grandense Tânia Maria, 79, que, por sua participação como dona Sebastiana no filme O agente secreto, do cineasta Kleber Mendonça Filho, cuja personagem foi inspirada nela, inclusive no seu nome de batismo, e já é considerada a nova star do cinema brasileiro pela edição do jornal norte-americano, sendo, até a sua publicação, uma das mais cotadas para a categoria de ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ no Oscar 2026, a ser realizado em 15 de março, em Los Angeles, na Califórnia/EUA.
Porém, na noite do dia em que a
reportagem do NYT foi publicada, o nome da “atriz não comum”, como igualmente
a definiu o jornal, não constou na lista dos indicados do anúncio divulgado pela
Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS). Em 15 do corrente,
contudo, Tânia Maria foi eleita como ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ pela
Associação de Críticos de Santiago, no Chile, por sua atuação em O agente secreto,
lançado mundialmente na 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes, na França,
no dia 18 de maio de 2025 – à ocasião, público, júri e crítica ovacionaram o
filme...
Bacurau (2019)
Foi, então, a partir do Festival de Cannes que Tânia Maria passou a ganhar evidência mundo afora, apesar de a sua estreia nas telonas ter sido no filme Bacurau, dirigido pelo próprio Kleber Mendonça Filho em parceria com Juliano Dornelles, e também lançado mundialmente no mesmo festival em sua 72ª edição, no dia 18 de maio de 2019, conquistando, inclusive, o Prêmio de Júri: a primeira vez que um longa-metragem brasileiro venceu essa categoria, considerada a terceira mais importante da competição francesa oficial, além de demais honrarias mundo afora, enquanto o seu lançamento no Brasil tenha sido apenas em 29 de agosto.
O detalhe é que, embora a trama de Bacurau desenrole-se num fictício povoado rural e pobre do Oeste de Pernambuco, o filme foi gravado no interior do RN, em 2018. E a participação nas gravações da artesã e da costureira Sebastiana Maria Medeiros Filha, então com 72 anos de idade, mas que desde criança mudara o seu próprio nome para Tânia Maria, por ser “nome de atriz”, declarou ao Fantástico (11/01), mas que nunca tinha assistido a um filme no cinema, foi meramente por acaso: em busca de figurantes, a produtora de elenco Renata Roberto entrou na casa de Tânia, em Santo Antônio da Cobra, povoado do município de Parelhas, na região do Seridó, onde nasceu e mora até hoje.
Só que, quando isso aconteceu, dona Tânia, que decidira ser mãe solteira aos 27 anos, em 1975, e que também é avó, costurava noutro cômodo, mas, ao ouvir o alarido de uma conversa na sala, foi saber do que se tratava: ― É dela que eu estou precisando! – disse a produtora ao vê-la, imediatamente convidando-a para figurar no filme.
E após Tânia Maria aceitar participar das filmagens de Bacurau, a produtora acertou com a artesã e costureira um cachê diário de R$ 50,00 por sua figuração. Desde então, já são seis filmes no currículo de Tânia Maria, todos realizados depois dos 70 anos...
lançado no Brasil
em 06/11/2025 – divulgação
Com o seu lançamento em
Cannes, um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, que garantiu as primeiras
estatuetas de O agente secreto – Wagner Moura, na categoria ‘Melhor Ator’,
e Kleber Mendonça Filho, de ‘Melhor Diretor’ –, o filme ainda conquistou mais dois
prêmios no dia 24 no evento: o da Crítica, da Federação Internacional de Imprensa
Cinematográfica (Fipreci), instituição que reúne jornalista de todo o mundo, e
o Prix des Cinémas d’Art et Essai, dos exibidores – um diploma que celebra o
apelo do longa para o mercado arthouse, jargão utilizado para as salas
de cinema de arte. E tem sido desde Cannes que O agente secreto vem
angariando prêmios ao redor do mundo.
Sinopse: O filme é ambientado em Recife, capital de Pernambuco, durante os chamados anos de chumbo da ditadura militar-civil do Brasil, em 1977, sendo uma trama de suspense que conta a história de Armando (Wagner Moura), ex-professor universitário de tecnologia e pesquisador, que, após anos de perseguição por ser acusado de subversão, tenta recomeçar a vida na cidade pernambucana. Passando a morar numa pensão, dirigida pela artesã dona Sebastiana (Tânia Maria), mulher afetuosa que acolhe estranhos em apuros e refugiados políticos, ela mesma, em seu papel, uma ex-militante de esquerda, Armando continua sentindo-se vigiado e perseguido, além de tentar proteger o seu filho, talvez não sendo Recife o refúgio que ele tanto pensava que poderia acolhê-lo.
Numa coprodução francesa, neerlandesa e alemã, o filme brasileiro tem 2h 40m e a sua classificação é de 16 anos de idade, ou seja, uma autorização permitida para crianças e adolescentes de todas as faixas etárias, lembrando que crianças até dez anos devem estar acompanhadas por um adulto. Consolidando-se, inclusive, como um sucesso internacional, O agente secreto já superou a marca de 1,5 milhão de espectadores no Brasil até este final de janeiro, acumulando mais de R$ 27,7 milhões apenas em território nacional.
Nathalie Bernardo da Câmara
Blog de Rosalie Arruda
(25/01/2026) – Atriz
potiguar Tânia Maria é capa no New York Times. “É como um abraço” – Link
abaixo:
https://www.rosaliearruda.com/2026/01/atriz-potiguar-tania-maria-na-capa-do.html
The New York Times (22/01/2026)
– A mais nova estrela do Brasil é uma iniciante – Link abaixo:
https://www.nytimes.com/2026/01/22/world/americas/tania-maria-brazil-the-secret-agent.html
BBC News Brasil (26/12/2025)
– A atriz de ‘O Agente Secreto’ que começou no cinema aos 72 e chegou ao radar
do Oscar – Link abaixo:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgqzppvvxy8o

.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceita-se comentários...