domingo, 26 de dezembro de 2010

CHINA: PERSONA NON GRATA


“Para a treva só há um remédio: a luz...”.

Monteiro Lobato (1882 - 1948)
Escritor brasileiro



Durante a nossa infância, os meus irmãos e eu passávamos muito tempo em casa de dona Nanoca (1910 - 2003), a minha avó paterna, que, à época, morava aos pés da ladeira da rua Quintino Bocaiúva, na parte antiga de Natal, à margem direita do rio Potengi. Não muito distante, na rua de cima, defronte a secular igrejinha de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, morava uma mulher, cujas histórias fantasiosas que ouvíamos ao seu respeito eram, para a maioria de nós, assustadoras e temíveis, já que atribuíam à ela supostos mistérios e excentricidades que, quiséssemos ou não, eram incompreensíveis para a nossa tenra idade, mas, de certo modo, povoando o nosso imaginário infantil. Tanto que o conselho corrente dos adultos, para não dizer ameaça acintosa à pureza das crianças, era o de que nem chegássemos perto da casa da tal mulher, uma viúva, de certa idade, que morava sozinha, todo o tempo a se vestir de preto e, detalhe, diziam ser comunista e que, por isso, tinha o bizarro hábito de comer criancinhas, ou melhor, o seu fígado... Vê se pode!

Ocorre que eu não tenho a menor dúvida de que quem propagava enganosamente essa idéia nem sabia no quê, de fato, consiste a verdadeira essência do comunismo – o que se sabia já devia ser deturpado – e que apenas o associavam à lenda do papa-figo para por rédeas e frear os ânimos e as traquinagens infantis. O pior, contudo, era que o sobrenome da mulher não ajudava em nada na desmistificação da propaganda negativa a seu respeito. Ao contrário, apenas agravava, para nós, o perfil que a vizinhança havia traçado para ela, ou seja, a criatura chamava-se Amélia Machado, sendo, entretanto, conhecida por todos como a viúva Machado, que, em nossas imaginativas cabecinhas, pensávamos que devia utilizar o instrumento cortante de mesmo nome para retirar os fígados humanos que comia. Agora, se engana quem pensa que tais historietas surreais causavam-me temor. Nunca! Elas só aguçavam ainda mais a minha curiosidade a respeito da solitária mulher que, supostamente, praticava o hobby de comer o fígado de crianças.

Isso sem falar que o casarão onde ela morava instigava-me, em sedução permanente, a me atrair para os seus portões de ferro. Mas, como eu poderia ousar, por exemplo, entrar nas dependências do casarão, ou seja, ultrapassar os limites que nos eram impostos pela vizinhança? Nem pensar! Além disso, como a gente andava em bando, se tornava quase uma missão impossível desvencilhar-me dos demais e me aventurar em seu interior. Caso o fizesse, era capaz de, no mínimo, terminar levando uns cascudos da minha irmã mais velha ou, quiçá, ficar de castigo quando chegasse em casa por não seguir os conselhos dos mais velhos. O fato é que – diga-se de passagem – o casarão, que, recentemente soube, data de 1910, sempre me fascinou, bem como a possibilidade de conhecer a sua dona, que, eu supunha, ficava a nos espreitar de uma janela qualquer – não lembro sequer de uma vez que a tenha visto –, observando a vida correr além e ela, pobre mulher, reclusa e solitária, tendo como companhia apenas a dos seus próprios fantasmas...

Comunismo:
os meus primeiros passos...

 

“Marx nunca teve tanta razão como hoje...”.

José Saramago (1922 - 2010)
Escritor português



Enfim! Toda essa introdução foi apenas para dizer que, desde a nossa infância, já pairava sobre as nossas cabeças o suposto fantasma do comunismo – frase que lembra a do filósofo e teórico alemão Karl Marx (1818 - 1883) no Manifesto Comunista de 1848, ou seja: “Um espectro ronda a Europa, o espectro do comunismo”. Ocorre que, na adolescência, aluna do curso de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, me aproximei dos comunistas que freqüentavam a universidade. Os comunistas, por sua vez, percebendo a minha simpatia por suas causas, também se aproximaram de mim e, um belo dia, quando eu menos esperava, me vi assinando uma ficha de filiação ao histórico Partido Comunista Brasileiro – PCB, as voltas não somente com as idéias de Marx, mas, também, com as de Lênin (1870 - 1924), homem político russo e um dos líderes da Revolução de Outubro, ocorrida na Rússia, atual União Soviética, em 1917, de quem passei a ser admiradora incondicional. Tanto que, à época, final da década de oitenta, só para se ter uma idéia, a minha cor predileta, por exemplo, era a vermelha, enquanto o jornal semanal, a Voz da Unidade, órgão oficial do PCB, virou coleção. Curiosamente, a minha nova tendência também foi sentida nas artes...

A Internacional, cuja letra, um poema, é do francês Eugène Pottier (1816 - 1887) e a música do compositor radicado na França, mas de origem belga, Pierre Degeyter (1848 - 1932), se tornou a minha canção preferida, assim como o cinema do russo Sergueï Eisenstein (1898 - 1948), diretor, entre outros, dos filmes O Encouraçado Potemkine (1925) e Outubro (1927). A Mãe (1906), do russo Gorki (1868 - 1936), por sua vez, elegi meu livro de cabeceira, enquanto os poetas mais lidos eram o russo Maïakovski (1893 - 1930) e o alemão Bertolt Brecht (1898 - 1956). Enquanto isso, o teatro me fez conhecer o ator e dramaturgo russo Stanislavski (1863 - 1938) e a dança revelou-me a performance do russo naturalizado norte-americano Baryshnikov – um dissidente que, se hoje, caso fosse chinês, estaria fazendo companhia ao pacifista Liu Xiaobo, 54, Nobel da Paz deste ano. Bom! Na pintura, passei a admirar o trabalho da mexicana Frida Khalo (1907 - 1954), destacando, ainda, na fotografia, o famoso portrait (1960) do médico e líder revolucionário cubano, nascido na Argentina, Che Guevara (1928 - 1967), feito pelo fotógrafo cubano Korda (1928 - 2001), de quem, inclusive, cheguei a ouvir uma palestra, em Brasília, na qual ele falou da imagem-símbolo.

Falando em símbolo, não poderia deixar de fora dois ícones comunistas, que são a foice e o martelo, que representam os instrumentos de trabalho de camponeses e operários, transpostos, inclusive, de forma estilizada, para uma peça arquitetônica do Brasileiro Oscar Niemeyer – radiante, eu diria, no auge dos seus cento e três anos de idade –, que integra o Memorial JK, um museu edificado em Brasília em homenagem ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek (1902 - 1976). Enfim! Diante de todo esse cenário que teci, me remetendo a mais de vinte anos atrás, nada mais natural que, ainda à época, o meu exemplo de mulher fosse a teórica e revolucionária alemã Rosa Luxemburg (1870 - 1919); a cidade que gostaria de visitar Moscou e o meu sonho de consumo... Conhecer o mausoléu de Lênin. O que fazer? Se deixar viver, dialeticamente. Afinal, c'est la vie! Porém, não demorou muito, em função de uma crise interna do PCB, a maioria dos seus militantes desfiliou-se do partido e se retirou das suas fileiras, cada um seguindo o seu próprio caminho. Alguns entraram em outras agremiações partidárias; outros não. Foi o meu caso – o que não significou que eu tenha me alienado politicamente e deixado de alimentar ideais comunistas. Ao contrário!

Só que o tempo passa e a gente também passa por transformações – é dialético. Tanto que, hoje, apesar do meu coração permanecer rubro, a minha cor tornou-se a verde, mas apenas porque estou atenta e preocupada com os efeitos do aquecimento global. Na política, Dilma Rousseff, recentemente usurpada por uma máfia infame (atualizei, em 3/9/2016).
Quanto aos jornais, os disponíveis na internet. Nas artes, independentemente da nacionalidade, um ecletismo que me espanta, já que, na música, por exemplo, aprecio da clássica à caipira genuína. Cinema? Os filmes que tenham bom roteiro e direção, prendendo a minha atenção, embora eu tenha mais simpatia pelas produções européias. Livros? Os que contêm uma boa história e são bem escritos. Poetas? Confesso que não sei. No teatro e na dança, lacunas... A pintura, por sua vez, aquela que eu olhe e, de imediato, entenda. Tipo um retrato! Nada de surrealismo, de pinceladas aleatórias – quer dizer, aleatórias pelo menos para mim. Falando em retrato, fico com as minhas fotografias.

Na arquitetura, tenho uma queda pelas antigas, de séculos bem passados. Nada do dito modernismo. Um exemplo de mulher? A minha mãe... Enfim! O meu sonho de consumo tem sido a paz mundial. Assim, com a paz garantida, eu teria tranqüilidade para poder publicar os meus livros, cujos originais não são poucos. Só que, pegando a deixa, gostaria de acrescentar a minha lista de preferências quatro cidades que guardo no lado esquerdo do peito, no coração. São elas: Paris, Lisboa, Veneza e Baía Formosa, além do arquipélago de Fernando de Noronha, bem como a minha simpatia por três línguas: a portuguesa, a francesa e a grega. Na culinária, de todas as cozinhas que já fui apresentada – vamos por eliminação –, quatro não me são palatáveis, ou por seus ingredientes ou por seus temperos, que são a chinesa, a tailandesa, a japonesa e a indiana. Por outro lado, reconheço que tenho paladar suficiente para apreciar as cozinhas brasileira, francesa, italiana, portuguesa, grega e árabe, sem esquecer uma sopa vietnamita que eu costumava tomar quando morava em Paris – só que, essa, é uma outra história... Bom! Na medicina, sou adepta da homeopatia, da fitoterapia, da acupuntura, do shiatsu e dos chás. Já no quesito ateísmo – não poderia deixar de mencionar esse detalhe...

O ateísmo é erroneamente associado aos comunistas, embora, para alguém ser comunista, não tem de, necessariamente, ser ateu... E vice-versa. Eu, particularmente, independentemente de ser comunista, sempre me senti atéia – acho até que já nasci não acreditando em nada que tente macular a nossa condição de humano, sem essa necessidade que muita gente tem de crer em uma entidade supostamente divina, tenha ela o nome que tiver, para o grande suplício que é viver, sobretudo em um mundo onde se vive sob o domínio da demagogia, que se traduz em injustiça (que odeio), tirania, opressão – algo extremamente criminoso. O que dirá, então, aderir a uma religião? Afinal, como o próprio Marx já o disse: “A religião é o ópio do povo”. E não é que ele estava certo, embora a religião, qualquer que seja ela, não seja apenas a ilusão de muitos povos, mas, também, a ilusão de muitas elites? Em nome de uma dada religião, por exemplo, quantos já não cometeram injustiças? Quantos já não mataram? Quantas guerras já não foram fomentadas em nome de não importa qual religião – todas capazes de cegar milhares de fiéis, desrespeitando, inclusive, demais crenças, ou seja, desrespeitando a diversidade, o direito à liberdade de culto e, mesmo, à liberdade de não ter nenhum? Daí não ser à toa dizerem que a fé é cega, embora costumem omitir que a faca também é amolada...

Bom! Com o tempo a passar apenas solidifiquei ainda mais a minha certeza, ou melhor, a minha convicção de que não preciso de religião alguma nem, muito menos, acreditar em um ser dito superior para viver no mundo daqueles que se dizem humanos – coisa até que podem ser, apesar de muitos, por cometerem atos extremistas, desconhecem o que seja discernimento. E me vem à mente um episódio interessante – para não dizer hilário! – atribuído à biografia do escritor francês Voltaire (1694 - 1778). Ou seja, contam que, pouco antes de morrer, Voltaire recebeu a visita de um padre ansioso em lhe dar a extrema-unção e redimir o ateu impenitente em um ato de contrição. O irônico e cínico moribundo, por sua vez, não teria hesitado em perguntar ao religioso: — Vens da parte de quem?

                — Sou um representante de Deus. – responde o padre, demonstrando convicção em suas crenças.

De maneira incisiva, contudo, apesar dos seus últimos suspiros, Voltaire não se faz de rogado: — Mostre-me, então, as vossas credenciais ou, senão, saia deste quarto!

 
Comunismo:
nos dias de hoje...

"Charge sem crítica não é charge: é piada de salão...".

Roque Sponholz
Chargista brasileiro



Desde os primórdios da dita civilização até os dias de hoje, enquanto a Terra realiza os seus giros habituais, o mundo dá voltas e mais voltas e o ser dito humano roda feito pião, ora acertando e ganhando, no caso de uma minoria, ora errando e perdendo, no caso da maioria. Porém, como não é o meu intento versar sobre os altos e baixos de uma espécie cada vez mais deprimente, sobretudo quando se trata do seu processo involutivo – não tenho visto evolução alguma –, me limito ao tema proposto neste post, registrando, portanto, a minha indignação em relação as atrocidades que, há décadas, têm sido cometidas pelos dirigentes da China comunista. Afinal, de há muito o governo chinês tem passado dos limites, perdendo o sentido das realidades, a exemplo do que disse do papa Bento XVI o ex-ministro para a Cooperação e Desenvolvimento da Holanda Bert Koenders, quando, em 2009, em visita ao continente africano, o religioso declarou ser contra o uso de preservativos, contribuindo, assim, com a proliferação e disseminação do vírus HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis. Nos dois casos, convenhamos, uma repugnante aberração – um atentado à integridade humana.

No caso da China, contudo, a situação agrava-se porque, é público e notório, os direitos humanos têm sido sistematicamente violentados, bem como negados os inúmeros apelos de organizações humanitárias mundiais para que cessem as execuções no país, que os seus presos políticos sejam libertados e respeitados os direitos fundamentais dos cidadãos chineses. Digo isso porque, por mais comunista que uma pessoa seja, ela não tem de, necessariamente, ser violenta nem conivente com a violência de um camarada seu. Eu, particularmente, repudio os abusos e os desmandos do Partido Comunista Chinês - PCC. E é inaceitável, por exemplo, o infanticídio feminino que, há décadas, é promovido na China. Ora! O país, que se quer tão poderoso economicamente, não é capaz de criar uma política de contracepção dita normal, como o uso da pílula ou o do preservativo, entre outros métodos? Sinceramente, sou a favor do aborto, mas que o mesmo parta de uma decisão pessoal da mulher, não importa a sua motivação nem nacionalidade, já que o seu corpo lhe pertence. Eu só não sou a favor – ao contrário, sou terminantemente contra –, é o governo chinês estimular o aborto como controle demográfico.

O mais criminoso, contudo, é esse mesmo governo estimular o sacrifício de recém-nascidas... Sei não, mas é delírio demais para a minha cabeça! Afinal, o aborto e o sacrifício de meninas na China provocam não somente um grave desequilíbrio entre os sexos na população do país, mas, sobretudo, a institucionalização de uma prática insana, que é o genocídio. Essa realidade chinesa, portanto, me apavora. Felizmente, não sou obrigada a rezar na cartilha do PCC, que, aliás, por cometer essas e outras violações aos direitos humanos, apenas contribui com a disseminação do anticomunismo no mundo. O que é uma pena... Enfim! De nada adianta todo esse sectarismo, pois qualquer pessoa que tenha o mínimo de bom senso não simpatiza com ditaduras – não importa a sua natureza. Tanto que, por exemplo, os Estados Unidos pintam de democratas, mas os seus governos vivem sob a égide da ditadura da arrogância e da ganância, já que, a cada novo mandato presidencial, inventam uma guerra imbecil, amparados por um aparato bélico sem igual, e não estão nem aí para a soberania de uma dada nação quando decidem invadi-la, desrespeitando todos os tipos de direito que possam existir.

E eu perguntaria: qual a diferença, no caso, entre os dois países, ou seja, a China e os Estados Unidos, quando, digamos, o primeiro resolve calar a boca de quem se opõe ao regime comunista, seja trancafiando o opositor em uma masmorra qualquer ou o executando, ou quando o segundo declara guerra a uma nação autônoma e independente apenas com o objetivo de se apropriar de alguma riqueza que porventura o seu suposto inimigo disponha, ficando ainda mais poderoso economicamente e ampliando os seus domínios? Eu não vejo diferença alguma. Daí não tolerar nenhum dos dois países. No caso da China, o seu governo, recentemente, se mostrou de uma periculosidade sem fronteiras quando o pacifista chinês Liu Xiaobo, acusado de subversão e condenado a onze anos de prisão pelo governo chinês, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 2010. Sentindo-se afrontado – não sei por qual motivo – esse mesmo governo exerceu todo tipo de pressão, velada ou não, para anular a indicação. Em vão! Dias antes, contudo, de Liu Xiaobo ser laureado, a porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Jiang Yu, declarou que os membros do Comitê Nobel não passavam de meros “palhaços”. 

Quanta grosseria! E tudo isso apenas porque Liu Xiaobo move uma não-violenta luta pelos direitos humanos na China, querendo aplicá-los no país... O fato é que, no dia 10 do corrente, dia, inclusive, em que se comemora a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas - ONU no dia 10 de dezembro de 1948, a premiação foi oficialmente consumada, deixando o governo chinês ainda mais enfurecido. O detalhe, contudo, é que, enclausurado, Liu Xiaobo se viu impedido de comparecer à cerimônia, assim como a sua mulher, que se encontra em prisão domiciliar, e os seus parentes interditados de deixarem a China para representar o homenageado em Oslo, na Noruega. O presidente do Comitê Nobel, por sua vez, Thorbjoern Jagland, criticou o governo chinês por sua conduta, pedindo que o prisioneiro, injustamente condenado, fosse libertado. Para ele, como pode um país, que tem se revelado uma estrela ascendente no cenário político e econômico mundial, agir de maneira tão paradoxal, inclusive censurando canais estrangeiros de televisão, sites e redes sociais da internet, evitando que o povo chinês tenha acesso a informações referentes à solenidade?

Enquanto isso, sob o véu nublado da censura, a estatal chinesa CCVT sequer mencionou o ocorrido. O povo chinês, entretanto, reagiu. Os internautas da China, por exemplo, protestaram nas redes sociais chinesas – as únicas, aliás, do país, visto que as estrangeiras já haviam sido banidas da China antes mesmo do qüiproquó do Nobel. O episódio, contudo, não é uma novidade. Afinal, em 1935, quando o pacifista alemão Carl von Ossietzky (1889 - 1938), que havia sido detido pelo regime nazista de Adolf Hitler (1889 - 1945), na Alemanha, foi laureado com o Nobel da Paz, ninguém, à época, foi autorizado a representá-lo na renomada solenidade. Enfim! No que diz respeito à China, fico a pensar... O governo chinês teria agido como agiu caso o prêmio fosse, digamos, um Nobel da Guerra? Só que, felizmente, o mundo não corre esse risco, já que a Fundação Nobel, criada em 1900, não está autorizada a promover tamanha sandice. Afinal, o testamento do químico e industrial sueco Alfred Nobel (1833 - 1896), criador da fundação, não previa tal premiação. Segundo o documento, a instituição estava autorizada a atribuir prêmios de reconhecimento apenas aos que se destacassem por servir ao bem da humanidade.

E isso porque, após consagrar a sua vida ao estudo da pólvora e à criação de explosivos, sendo o responsável por múltiplos inventos e patentes, entre eles o do detonador (1863) e o da dinamite (1866), Alfred Nobel entrou em depressão profunda quando viu que as suas invenções estavam sendo utilizadas para fins bélicos, incrementando a guerra. Daí ele querer fazer a diferença, deixando, em seu testamento, antes de morrer solitário e amargurado, completamente isolado, se culpando por seus inventos, a ordem para a criação da fundação, que deveria gerir a sua fortuna e, anualmente, atribuir os prêmios por ele idealizados (física, química, fisiologia e medicina, literatura e paz), já que não lhe agradava a idéia de ser lembrado apenas como um dos homens que havia dado um incremento a mais as guerras. É, infelizmente, certos inventos dão nisso! Tanto que uma situação similar ocorreu ao aviador brasileiro Santos-Dumont (1873 - 1932), considerado o Pai da aviação, cujo primeiro vôo homologado data de 1906, que, após nos fazer ir as alturas, conheceu de perto a depressão, já que aviões estavam sendo construídos para servir a guerras, como, por exemplo, portando e lançando bombas. 

Mas, essa já é outra história... Quanto a Alfred Nobel, acredito que, se vivo, ele teria dado um puxão de orelha nos dirigentes do governo chinês por terem esnobado não somente a maior das premiações conferidas aos que lutam pela paz no mundo, mas porque impediram o homenageado de receber o prêmio, bem como por terem chamado de “palhaços” os membros do Comitê Nobel. Que feio fez a China por acusar a premiação de um pacifista de “farsa política”, já que, segundo as leis da ditadura chinesa, Liu Xiaobo é oficialmente considerado um criminoso, embora, boicotes à parte, seja, também, o primeiro cidadão chinês a receber o Nobel da Paz. Só que, ao invés de renegar o prêmio, o governo da China deveria era ter se sentido lisonjeado com a homenagem, aproveitando, aliás, para abolir de vez com a censura no país, com as prisões e as execuções. Isso, sim, é criminoso! Não o fato de alguém ser pacifista. Sem falar que, além de repulsivos, crimes contra a humanidade são démodés! E isso vale até mesmo para os cometidos em Cuba, país que me desperta simpatia pelos feitos de Fidel Castro, de Chez e de demais camaradas, mas que, quando dá na telha do seu governo, também sai por aí a praticar execuções...

Busquemos, portanto, encontrar o equilíbrio – no sentido holístico da palavra, como reza a homeopatia –, de cada país e o do planeta como um todo através de meios pacíficos, o que inclui proteger o meio ambiente da espécie humana, que o agride acintosa e indiscriminadamente. Daí o aquecimento global e demais desequilíbrios ambientais, que, por sua vez, ameaçam à sobrevivência de todos e de tudo, sem esquecer das inúmeras ameaças nucleares que estão por toda parte – realidade impossível de negar... É o que está acontecendo com outro exemplo de insanidade cerebral/mental, ainda e sempre envolvendo motivações de natureza econômicas e religiosas para estimular guerras. No caso, idiotice das duas Coréias, a do Norte e a do Sul, cujos governos perderam o sentido das realidades, já que ambas estão prontas e disponíveis para, a qualquer hora, meter bala uma na outra, ou melhor, não somente acender o pavio atômico que levará ao fim não somente a vida desses kamikazes – que se danem! –, mas, sobretudo, o fim da nossa espécie humana e o do nosso planeta. Afinal, não foi o suficiente para as duas Coréias os estragos em Hiroshima e Nagasaki, ambos em 1945, provocados por bombas atômicas dos Estados Unidos?

E, hoje, quais seriam as dimensões desses estragos? Uma, duas ou mais bombas radioativas afetariam não somente o eixo da Terra, mas afetariam – ledo engano se pensam que não – o equilíbrio do universo. E, aí, estaríamos fadados ao cemitério... Quanta sandice! Ora são guerras motivadas por ambições materiais, um país ou outro que se quer mais poderoso, economicamente falando, ora por questões religiosas – quanto atraso de vida. Mas, como já dizia o advogado indiano Gandhi (1869 -1948), que, após vários agravos na África do Sul, retornou ao seu país de origem e, através da política da não-violência, fez de tudo para libertar a Índia do jugo do império britânico, e, quando conseguiu, passou a tentar acertar, digamos, as diferenças entre hindus e mulçumanos: “Houve tiranos e assassinos... Por um tempo, eles parecem invencíveis, mas, ao final, sempre caem”. E fico a pensar: quando é que vamos respeitar a nossa condição humana e abolir os instintos violentos dos nossos corações? Enfim! Como teria dito o dominicano e filósofo italiano Giordano Bruno (1548 - 1600) em seu suposto testamento, redigido magistralmente pelo teólogo alemão Eugen Drewermann: “Toda violência é um defeito do espírito”. E voilà!



LUTEMOS PELA NÃO-VIOLÊNCIA!


PELA PAZ...



Nathalie Bernardo da Câmara






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...