quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

OUTRA DE DIREITA DO PREFEITO DE BAÍA FORMOSA, LITORAL SUL DO RN

 “Para a ganância, toda a natureza é insuficiente...”.
Sêneca (4 – 65 a. C.)
Filósofo e escritor romano.


Indignada com a decisão do atual prefeito de Baía Formosa, município localizado no litoral sul do Rio Grande do Norte, o empresário José Nivaldo Araújo de Melo (PSB), em urbanizar a orla da cidade, sobretudo descaracterizando o Pontal, local internacionalmente conhecido como um point de surf – mais um dos vários crimes ambientais que andam a devastar a integridade da paisagem natural da região e a sonegar o direito do cidadão a bens que lhes são conferidos pela própria natureza –, a jornalista brasileira Eliade Pimentel redigiu uma carta-denúncia e a divulgou para a imprensa e redes sociais. No dia 27 do corrente, o Blog do BG postou o protesto da jornalista. Infelizmente, não é a primeira vez em que o político, também empresário, comete certos desvarios contra o meio ambiente, fazendo cortesia, como reza o dito popular, com o chapéu alheio. Tempos atrás, com a omissão de órgãos ambientais, ele teve a ousadia de construir uma pousada em cima de uma duna – empreendimento esse, aliás, que, até hoje, não para de crescer e que é considerado o maior crime ambiental na região. 



Photo: NBC – Da coleção Perspectiva angustiante, 2013. 


Photo: NBC – Da coleção Perspectiva angustiante, 2013. 


Detalhe: como desgraça pouca é bobagem, não demorou e lá estava o empresário plantando um trator na praia a fim de afastar as pedras e construir uma piscina natural exclusiva para os seus hóspedes, nem mesmo recuando quando nativos e amigos de Baía Formosa decidiram ficar na frente do trator e evitar a invasão. Em vão! Tanto que, desde então, os abusos contra o meio ambiente já se tornaram lugar comum naquela que, carinhosamente, muitos chamam de BF. Fiscalização de órgãos ambientais? Isso não existe em Baía Formosa – um segredo, talvez, que nunca será revelado, já que deve estar enterrado no antigo cemitério da cidade. Enquanto isso, esgotos a céu aberto são despejados na baía que dá nome ao município – a única, inclusive, no Rio Grande do Norte. Enfim! Eu, particularmente, acredito que determinadas pessoas, no seu afã impressionante por acumular riquezas, só não constroem no mar porque, junto com as suas obras, elas também findariam por afundar... 

Nathalie Bernardo da Câmara






Melhor pico de surf do RN, um dos melhores do Nordeste e do Brasil, corre sério risco de ser destruído a título de uma urbanização descabida e sem propósito.
  
A jornalista Eliade Pimentel, com o objetivo de colaborar com a população de Baía Formosa para o movimento de preservação da paisagem natural do Pontal, o mais famoso pico de surf de BF, considerado um dos melhores do Nordeste e do Brasil, que corre sério risco de ser urbanizado pelo prefeito e empresário Nivaldo Melo, fez um apelo (texto abaixo) através de uma petição online (após o texto) pela preservação do local definido como paraíso. “Não vamos deixar que um capricho do gestor apague e história de Baía Formosa no surf mundial. Não à urbanização do Pontal. Chamo a atenção para a situação do Pontal, cuja foto atual já o revela descaracterizado, e com pedras que demonstram o quanto a pavimentação já alcançou níveis absurdos. E tende a  se encontrar numa situação irreversível se o prefeito realmente empreender sua obra amalucada”. Veja texto abaixo:


De Eliade Pimentel para o Movimento Não à Urbanização do Pontal de Baía Formosa.


O prefeito e empresário Nivaldo Melo (PSB), cujo hotel fica ao lado do Pontal de Baía Formosa, ao longo de suas duas gestões tem devastado o point dos surfistas descaracterizando a paisagem natural com obras de pavimentação que já alcançaram um limiar bem perigoso. No entanto, ainda não satisfeito com o estacionamento feito para os ônibus de turismo que diariamente levam clientes (lucro) exclusivamente até seu estabelecimento, ele pretende executar um projeto de urbanização no Pontal de Baía Formosa, com direito a retirada de coqueiros e construção de muro de contenção, além de outras modificações a título de “melhorias” e “urbanização”.

Isto é: muito concreto por nada. Pra quê? A natureza agradece permanecer do jeito que está e a comunidade de surfistas e de veranistas também. População, veranistas, surfistas, turistas e vereadores de oposição são favoráveis à preservação do meio ambiente e dizem em coro: Não à urbanização do Pontal de Baía Formosa. Os problemas são muitos: até agora, não foi apresentado nenhum estudo da necessidade do muro, muito menos quanto ao comprometimento que com certeza a obra trará à ondulação natural do mar, que rende as melhores direitas (ondas) do Nordeste.

As pessoas que frequentam Baía Formosa gostam de natureza, de paisagens naturais, da tranquilidade que lhe é peculiar. O interesse em urbanizar por urbanizar é exclusivo do prefeito e de seus interesses como empresário. A cada ano, o seu hotel – que é localizado irregularmente em cima de dunas – é ampliado paulatinamente, o que nos oferece uma clara visão do quanto irresponsável e devastador da natureza ele é. Além disso, o esgoto do enorme estabelecimento escorre para o mar, exatamente para o Pontal. O muro de arrimo seria uma forma de esconder essa prática completamente absurda. Portanto, em vez de asfaltar as praias, ele deveria fazer obras de saneamento básico. Até porque outro esgoto forma uma grande cachoeira que mina água diariamente para a famosa Baía, na praia do Porto. Não à urbanização e sim ao saneamento básico.

DIREITAS MAIS FAMOSAS DO NORDESTE – O pico Pontal de Baía Formosa foi descoberto na década de 70 e, desde então, tem atraído atletas de todo o mundo, durante o ano inteiro, devido à constância das ondas. O surfista Fábio Gouveia (PB), que já foi campeão mundial, praticamente aprendeu a surfar em BF, como é conhecida carinhosamente a cidade que é linda por natureza e não merece tanto desrespeito. O histórico de Nivaldo Melo como prefeito e como empresário é de destruição da paisagem natural. Desde o primeiro mandato, ele empreendeu obras que descaracterizam as ruas, praças e praias, como é o caso da antiga praça Elisa Carlota, que era um mirante natural e hoje é uma imensidão de concreto na falésia. Uma obra de risco, além de medonha de tão feia.

O fato é que o prefeito não trabalha em consonância com as reais necessidades da cidade e da população. Ora, se Baía Formosa é conhecida mundialmente no meio surfista devido à qualidade de suas ondas, por ser um celeiro de excelentes profissionais, como é o caso de Alan Jhones, Ítalo Ferreira e José Júnior Chupeta, atletas que vivem exclusivamente do surf, e outros, como Israel Júnior e Vitória Rodrigues, a lógica seria investir em qualidade de vida, em melhorias ambientais, em educação ambiental. E não em concreto, em asfalto. Nivaldo Melo é pernambucano, de Recife, mas esquece que administra uma cidade litorânea conhecida pela qualidade das ondas e pela Mata Estrela, o maior remanescente de Mata Atlântica de todo o Rio Grande do Norte.


Peço encarecidamente aos colegas da imprensa que nos ajudem nessa batalha contra o projeto de urbanização do Pontal de Baía Formosa, que além desse pico, conta com o Picão (praia do Porto), Mar Aberto (também localizado nas proximidades do hotel do prefeito e que recebe o esgoto do estabelecimento) e o Point Secret, situado após a praia do Farol. Baía Formosa, que é um reduto de surfistas, veranistas e turistas antenados com a natureza, não pode se acabar devido a um capricho de um gestor irresponsável. Ajudem-nos a salvar e preservar as praias de Baía Formosa. A natureza agradece. E todas as comunidades que a compõem também.


ASSINE A PETIÇÃO DA AVAAZ CONTRA A URBANIZAÇÃO DA ORLA DE BF!


https://secure.avaaz.org/po/petition/IDEMA_IBAMA_PREFEITO_DE_BAIA_FORMOSA_Pedimos_que_os_senhores_salvem_nossas_praias/



7 comentários:

  1. Parabens Eliade pela sua defesa em razao da Natureza, ja basta de agressoes e favorecimentos proprios q esse rapaz q nem prefiro chamar de Cidadao nem pelo nome, tem feito com nossa Baia Formosa...Como existem pessoas q usam a maquina publica para beneficiar familias e amigos, vc sabe q a filha dele faz parte do secretariado? que o sogro dele tem cargo na prefeitura? onde está o Nepotismo? Precisamos sim levar isso adiante o mais rapido possivel

    ResponderExcluir
  2. Vcs lembram das pinturas dos predios próprios? pois é tudo ele faz ao seu favor e de seus parentes

    ResponderExcluir
  3. To dentro e vamos denunciar nacionalmente, conte comigo ja estou mexendo meus "pauzinhos" tenho muitos contatos pra isso.

    ResponderExcluir
  4. Também não concordo com a obra do Pontal, porém não podemos julgar toda a excelente e competente administração de Nivaldo Melo somente por este fato isolado, pois não é justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Fato isolado”, seu Manuel? Bom! Não repetirei aqui o que disse no texto de abertura desta postagem – seria redundante. Porém, rogo-lhe, encarecidamente, que me aponte nem que seja um exemplo do que o senhor considera uma “excelente e competente administração” do atual prefeito. Isso sem falar que, justo, no caso, seria ele se redimir, perante a população local – quiçá global! –, de todos os malefícios que já cometeu contra o município, a União e o meio ambiente como um todo, quando, em um tempo não tão remoto assim, colocou os seus insolentes pés na região – antes mesmo, aliás, de se tornar prefeito –, pois, desde então, só tem tornado mais triste o nosso coração...

      Excluir
  5. Ja estou anunciando a todos meus contatos e conhecimentos dessa malefica obra q esse Cidadao pretente fazer em beneficio proprio com o dinehiro publico, Nao vamos permitir esse abuso a nosa Baia Formosa...Já basta

    ResponderExcluir

Aceita-se comentários...