terça-feira, 4 de setembro de 2018

INCÊNDIOS CRIMINOSOS POR NEGLIGÊNCIA DOS PODERES PÚBLICOS


Em 2015, o Museu da Portuguesa, em Língua São Paulo, queimou “bravamente” por falta de manutenção; no último domingo, 2 do corrente, foi a vez do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que, também, por falta de manutenção, teve destruído um dos maiores acervos culturais até então preservados pelo Brasil. Para quem é pesquisador, isso dói demais! É para chorar e não adiantam as lindas fachadas: tem de haver manutenção, ainda mais em edificações de séculos atrás... O meu medo é algo parecido acontecer à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, um dos ambientes que mais respeito em minha vida, que, sabe-se, anda igualmente sem manutenção. Até quando, isso? Lembrei-me de um texto que escrevi em homenagem à BN, do RJ, que sempre me acolheu em minhas pesquisas e por toda a sua riqueza cultural, memorial e histórica: um santuário...


NBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...