sexta-feira, 17 de julho de 2009

PARABÉNS, MADIBA!

“A educação é a arma mais poderosa que
você pode usar para mudar o mundo...”.

Nelson Mandela



Há noventa e um anos, nascia Nelson Mandela. De lá para cá, o advogado e pacifista sul-africano tornou-se o maior dos líderes do seu país. Preso em 1962, foi condenado à prisão perpétua em 1964. Liberto em 1990, foi agraciado com o Nobel da Paz em 1993 – fruto das décadas de luta pacífica negociando o fim do Apartheid na África do Sul. Em 1994, foi eleito o primeiro presidente negro do país. De sua biografia, extraímos: “Caminhei muito aqui. Mas ao olhar para trás e ver o quanto percorri, logo percebi que posso admirar isso por apenas alguns instantes. Há muito a ser feito. Olho para a frente e vejo o quanto ainda temos o que andar nesse longo caminho para a liberdade”.


ORAI, BENTO, ORAI!

“O idoso conserva as suas faculdades
se mantiver vivos os seus interesses...”.

Cícero (106-43 a. C.)
Homem político e orador latino



A questão do idoso ultrapassa as divergências de opiniões e o antagonismo de idéias. Daí o registro neste blog da queda do octogenário Bento XVI no banheiro da casa onde passa férias de verão, em Aosta, norte da Itália, nesta quinta-feira, 16. A pergunta que não quer calar: onde estavam os cuidadores do Papa quando ele caiu? Sim, porque eu imagino que ele tenha quem vele por sua integridade física. Mesmo no banheiro. Afinal, aos oitenta e dois anos de idade, Bento XVI é rechonchudinho. E se já tem dificuldades de locomoção, o que dirá se deslocar em um banheiro! É pia para lá, vaso sanitário para cá. Sem falar no chuveiro.

No entanto, já tendo se submetido a uma cirurgia, pois fraturou o pulso direito, Bento XVI se recupera no hospital e aproveita para fazer um check-up da saúde. Só que não é a primeira vez em que ele cai. Há pouco mais de um ano, o Papa tropeçou durante a celebração de uma missa, prosseguindo com a cerimônia. Segurou a onda, como se diz na gíria. Desta vez, contudo, ganhou dois pinos no pulso. E agora, já que Bento XVI é destro? Como fará para tocar piano e, sobretudo, assinar as suas encíclicas, que só revolve ainda mais as nossas entranhas?

Aproveitando o ensejo... Ratzinger bem que podia, não pela idade, mas pela ideologia, renunciar de vez ao papado e deixar a vaga para alguém com idéias mais progressistas. É isso o que pede mais de 50% dos franceses e, creio eu, do mundo ocidental. E voilà!


NÃO É CONTO DA CAROCHINHA

“O ser humano só se salvará se,
ao passar a mão no rosto, reconhecer a própria hediondez...”.

Nelson Rodrigues (1912 - 1980)
Dramaturgo brasileiro




Deu nos jornais: Uma adolescente, de doze anos de idade, é entregue como pagamento de uma dívida de drogas pelos próprios pais a um dos maiores traficantes de Natal, no Rio Grande do Norte. Isso aconteceu há cinco anos... Nesta quinta-feira, 16, o traficante foi detido em sua casa, juntamente com a mulher, cúmplice do marido. A adolescente, por sua vez, hoje com dezessete anos e um filho de um ano do traficante, foi levada à Delegacia da Criança e do Adolescente, quando disse desconhecer os detalhes da sua situação. O pai da menina já faleceu e a mãe, se, após as investigações, ficar caracterizado que ela entregou a filha como parte de uma dívida, será enquadrada no crime de abandono material. Já o traficante, acusado de tráfico – óbvio –, estupro, atentado ao pudor e assassinato, ressaltando que, pela idade em que a menor foi morar com ele, foi, de certa forma, praticado o crime de pedofilia. A ação, vitoriosa, foi o resultado de uma ação conjunta de várias delegacias especializadas, da Polícia Militar e do Batalhão de Operações de Polícia Especial - Bope. Quanta vergonha!


ENQUANTO ISSO...



E os conselhos para o senador José Sarney (PMDB-AP) renunciar continuam. Agora, imortal, só na Academia Brasileira de Letras - ABL. Cadê a vergonha, José?


VIROU PIADA!




O tempo passa, o seu mandato está mais para lá do que para cá e – parece – a sabedoria não chega a Lula. A cada dia, o presidente sai com uma tirada ainda mais estapafúrdia. Para não dizer, dispensável. A dos “bons Pizzaiolos”, no caso, referindo-se aos senadores, foi demais. Ele podia ter passado sem essa! Agora, além do voto de censura pelo que disse, requerido pelos senadores e, diga-se de passagem, com todo o direito, Lula recebeu o repúdio dos verdadeiros pizzaiolos, que não gostaram nada da comparação e, pior, da falta de respeito com a categoria, depreciando-a: “O profissional pizzaiolo, que se originou como serviçal de reinos, hoje se ocupa de, democraticamente, produzir o alimento que sacia a fome de ricos e pobres, sendo intolerável a desvalorização do ofício secular”. Então, Lula, aprendeu o que é pizzaiolo? Falando nisso...


Nathalie Bernardo da Câmara
Registro profissional de jornalista:
578 - DRT/RN, desde 1989


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...