segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PALMAS À PALMA

“A natureza é o único livro que oferece
um conteúdo valioso em todas as suas folhas....”.

Goethe (1749 - 1832), escritor alemão


Depois que assisti a um programa, confirmei as minhas suspeitas de que a palma (opuntia ficus-indica) poderia não somente servir de ração de gado nos longos períodos de seca, mas, também, constar da dieta alimentar humana em todos os períodos do ano. Uma experiência que deu certo, em alguns municípios da Paraíba, revelou resultados surpreendentes. Como tudo começou? Em busca de novas tecnologias para o pequeno produtor, o agrônomo pernambucano Paulo Suassuna pesquisou alternativas de alimento para o gado nascer e apostou em uma das plantas mais populares do sertão: a palma. Há cerca de seis anos, através do projeto Palmas para o semi-árido, Paulo orienta o agricultor paraibano como consultor do Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas - SEBRAE.

O cultivo e o manejo da palma, que visa a sua permanência como cultura agrícola na região, é um sucesso. E já ganhou visibilidade e reconhecimento. As prefeituras dos diversos municípios paraibanos que participam do projeto cedem a terra e a infra-estrutura necessária para implantar uma unidade de demonstração, batizada de Núcleo de Tecnologia Social, onde os agricultores são treinados e capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR. Os objetivos do projeto Palmas para o semi-árido vão além do aumento da produtividade da ração aos animais, porque, através de cooperativas, são desenvolvidas atividades que produzem cosméticos à base de extrato de palma, shampoos e sabonetes, além de comidas doces e salgadas, conservas, sucos, saladas e sopas.




Um alimento altamente nutritivo, pois é rico em vitaminas e minerais, principalmente vitamina A, cálcio e ferro, o broto da palma tem incrementado o cardápio do sertanejo e conquistando a mesa não somente dos brasileiros, mas, também, a de europeus, que se deliciam com receitas mais requintadas. E haja ervas finas!


Propriedades medicinais: adstringente, antiasmática, antidiarréica, antiescorbútico, antiprostática, anti-reumático, antitussígena, cardiotônica, colagoga, digestiva, diurética, emoliente, estimulante medular, hidratante, hipoglicêmica, maturativa, mucilaginosa, sedativa, vermífuga.

Indicações: afecção das vias respiratórias, angina, asma, circulação, coqueluche, diabete, diarréia, disenteria, doença cardíaca, dor reumática, febre gástrica biliosa, fígado, limpeza de pele, tônica para pele seca, tosse, tumor benigno da próstata, úlcera, vermes.


Nathalie Bernardo da Câmara
Registro profissional de jornalista:
578 - DRT/RN, desde 1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...