quinta-feira, 28 de abril de 2011

2 + 8 = 28 (DE ABRIL): DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO (Nem a Unesco — o que dirá o Google! — sabe quando o dia foi instituído)

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino...”.

Paulo Freire (1921 - 1997)
Educador, filósofo marxista e patrono da educação brasileira (lei de 13/04/2012).


Cansa-me falar de educação no Brasil, sobretudo quando se sabe – é público e notório – que essa, se fosse bem aplicada, seria uma das únicas políticas públicas capazes de solucionar os problemas do país. Assim, para não desferir as minhas críticas ácidas contra o que se chama de atual (desde quando, mesmo?) política educacional do governo federal para o povo brasileiro, acho melhor abster-me – as minhas críticas seriam implacáveis. Afinal, não contribuirei com mais nada no que diz respeito a denúncias, pois o mal já está feito... O pior – como se diz na cultura popular – é esmurrar uma faca. E haja mão para isso! Não tenho. Nem a direita nem a esquerda.

Até poderia, simbolicamente falando, mas os meus golpes seriam outros. Morais. Infelizmente, a gente que anda governando o Brasil é muita esquisita. Não entendo. Já fiz de um tudo, como diz o povo goiano (gente boa, cujo "coração não se perde"), com quem já convivi mais de oito anos, para entender, mas... As minhas mãos, os meus dedos de poetisa estão exaustos...  

Assim, para não ficar só cobrando e, depois, a minha irmã – petista doente! – vir me cobrar só porque escrevi em meu blog (porque eu não tinha nada mais interessante para falar), pedindo à la presidenta Dilma Rousseff voltar da China, tentando, em uma vã ilusão, que evitasse que o desgraçado do senador José Sarney (PMDB-AP) ocupasse o cargo que não lhe pertencia nem lhe pertence, vou só fazer citações e contar piada - exercer certa ludicidade -, através, aliás, dos melhores chargistas tupiniquins – que eu adoro! – sobre o tema. Tipo, por exemplo, um recorrente: greve de professores.




Para o pedagogo brasileiro Júlio Cézar Furtado, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Habana (CUBA), a data deveria servir de base para as comemorações em todo o país: “Infelizmente, uma tentativa, que não traduz uma verdadeira mobilização social. É um dia em que se tenta sensibilizar a sociedade para a questão da educação e deveria ser assumido pelos educadores. É um dia, teoricamente, dedicado à reflexão dos educadores e das famílias, para conscientizar sobre a necessidade de se ter uma educação de qualidade e, sobretudo, deixar claro o que é uma educação de qualidade. No Dia Nacional [também Mundial] da Educação deveríamos clamar por um “Procon” específico do setor”.




Depois, passando, ainda, por uma mudança de linguagem – no meu tempo, a gente mandava um aquele lugar... O palavrão, hoje, a palavra dita feia, é:




Refletindo sobre esse Dia, o professor  Mário Sérgio Cortella afirma “Paulo Freire nos deixou inúmeras obras fundamentais, sendo que uma delas foi a Pedagogia da Esperança; por outro lado, pouco tempo antes de nos deixar, houvera registrado algumas contundentes reflexões que foram publicadas postumamente sob o tí­tulo Pedagogia da Indignação. Ambas as palavras cabem bem dentro do conceito de Educação e, mais ainda, da Educação Escolar: Esperança e Indignação. Esperança ativa na construção da dignidade coletiva e Indignação impaciente com qualquer ameaça à fraternidade decente”.




Já o professor Nilbo Nogueira, doutor em educação pela PUC-SP e mestre em educação pela USP, pondera sobre a questão da aprendizagem e a tecnologia, tema em foco atualmente na área educacional. “Se a metodologia não for alterada não há milagre tecnológico que possa dar conta de todos os problemas educacionais”.



Pegando a deixa...




E, para refletir...




DIA 23 DE ABRIL:
DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
(Não é mentira!)





Sem falar que, agora, andam a pensar no Brasil...




Comemorado originalmente em 28 de abril, o Dia Nacional da Caatinga foi instituído em 2003 por decreto federal. A escolha da data foi uma homenagem ao pesquisador pernambucano João Vasconcelos Sobrinho (28/4/1908 – 4/5/1989), pioneiro no estudo e na defesa da caatinga, considerado o único bioma exclusivamente brasileiro, que abrange nove Estados e ocupa cerca de 10% do território nacional. Ameaçada pelo desmatamento e pela desertificação, tem sido objeto de preocupação de muitos parlamentares (quais?).

No momento, tramitam na Casa duas propostas de Emenda à Constituição que visam incluir a caatinga, assim como o cerrado, na lista de patrimônios nacionais: a PEC 115/95, da Câmara, e a PEC 504/10, do Senado.





Como diriam os ciganos, cuja cultura eu muito admiro, também comemorados este mês, no dia 8, quando há comunicação – a linguagem é a chave mestra para tudo –, é mais fácil se chegar a um entendimento... Vai ver, não foi à toa que me formei em comunicação social. E haja caatinga, catinga, cantiga...




Eu já estou longe! Onde vou chegar? Não faço a menor idéia... E vocês, sabem onde vão chegar?



Nathalie Bernardo da Câmara



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...