sábado, 1 de outubro de 2011

1º DE OUTUBRO: DIA NACIONAL DO IDOSO


“O segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a solidão...”.

Gabriel García Marquez
Escritor colombiano
Prêmio Nobel de Literatura (1982)


Segundo o Blog do Paraíso, do jornalista brasileiro José Roberto Paraíso, o Dia Nacional do Idoso, que antes era celebrado no Brasil em 27 de setembro – no mundo em 1º de outubro –, desde o dia 28 de dezembro de 2006, quando o então presidente Lula sancionou a lei 11 mil e 433, alterou o Dia Nacional do Idoso para a data de publicação do Estatuto do Idoso, ou seja, 1º de outubro, embora muitos desconheçam esse fato: “A culpa dessa confusão, diz o jornalista, é do Governo Federal, que não está cumprindo a lei que mudou o dia do idoso, pois, segundo a lei, cabem aos ‘órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso, a promoção, a realização e a divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade. Se os órgãos estivessem fazendo isso, com certeza estaria popularizado entre jornais e entidades dos idosos” a data certa a ser comemorada.


Enquanto isso...





Estatuto do idoso

Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003






16 de agosto de 2011




Vetando o artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, que previa reajuste acima da inflação a aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefício com valor superior ao do salário mínimo, la presidenta Dilma Rousseff provocou uma reação curiosa em Belo Horizonte. Contra o veto, no dia 6 de setembro, aposentados distribuíram sardinhas assadas aos transeuntes que passavam por uma das avenidas mais movimentadas da capital mineira.




De acordo com o jornal Hoje em dia, o presidente do Sindicato dos Aposentados, Carlos Moreira de Abreu, declarou: — O Governo está agindo como se fosse um tubarão e nós somos engolidos como sardinhas. O pior é que o golpe não parou por aí. A intenção de la presidenta e dos seus nobres conselheiros é a de aumentar ainda mais o tempo de serviço dos trabalhadores.


Eu só espero que a declaração abaixo seja uma ironia...



Haja indignação! O jornalista brasileiro José Roberto Paraíso disse: — O que se podia esperar no país aonde o aposentado [já] foi chamado de vagabundo pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso?



No Brasil das desigualdades...


“A consciência do homem comum mora no bolso. Eis tudo...”.

Monteiro Lobato (1882 - 1948)
Escritor brasileiro


Nathalie Bernardo da Câmara



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...