quinta-feira, 20 de outubro de 2011

UM SORRISO ALÉM DO TEMPO


“Pintar é libertar-se, e isso é o essencial...”.

Pablo Picasso (1881- 1973)
Pintor espanhol


Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Pintor, 18 de outubro, homenageio o italiano Leonardo da Vinci, nascido no dia 15 de abril de 1452, que viveu praticamente toda a sua vida na Itália, embora, em 1516, tenha aceitado o convite do rei da França Francisco I, se transferindo para uma das propriedades do monarca, o castelo de Cloux, atualmente Clos-Lucé, perto de Amboise, onde veio a falecer no dia 2 de maio de 1519.

A sua tela mais polêmica, La Joconde, também conhecida por Monna Lisa, pintada, ao que tudo indica, entre 1503 e 1505, foi adquirida pelo rei e é tida como a mais célebre do planeta. Pintada a óleo e com 53 centímetros de altura por 43 de largura, La Joconde encontra-se, hoje, no Museu do Louvre, onde tive o prazer de conhecê-la e, apesar de ser proibido, fotografá-la. O surpreendente, contudo, foi tomar conhecimento de que Leonardo não tinha sido apenas pintor.

Em visita ao castelo de Cloux, transformando em museu, tive o privilégio de conhecer algumas das maquetes de invenções concebidas por Leonardo. Engenheiro, arquiteto e cenógrafo, ele foi responsável por inventos militares, marítimos, hidráulicos, mecânicos e aeronáuticos, entre outras descobertas – fato que, até hoje, muita gente desconhece –, sendo, por seus feitos, considerado o maior de todos os gênios da História da civilização humana.

Nathalie Bernardo da Câmara



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...