domingo, 15 de novembro de 2015

DE TRAGÉDIAS II

 Cartum de Ed Carlos Santana – FACEBOOK – 15/11/2015



Incrível como a intolerância de muitas pessoas em relação as dores de outrem, rolando patrulhamento, anda a interferir na criação dos cartunistas! Na semana passada, todos compadeceram-se com o drama de Mariana – eu mesma entupi o meu face com reportagens, charges as mais diversas... E não apenas porque defendo o meio ambiente – e houve uma catástrofe ambiental, afetando a todos –, mas também pelas vidas ceifadas, interrompidas pela ganância. Uma verdadeira tragédia.

Porém, quando acontece o que aconteceu em Paris e uma grande quantidade de pessoas também se compadece com a tragédia que lá ocorreu, vem uma reação estúpida de certas pessoas contra quem coloca avatar com a bandeira da França etc, cobrando: se é para colocar bandeira que seja a de Minas Gerais, a de Mariana...

Ora, tenham dó!

Como diz a jornalista, escritora e fotógrafa Cora Ronai, “uma dor não invalida a outra”.

E ninguém tem de ficar dando satisfação porque colocou tal ou qual imagem em seu perfil. Isso é uma questão de foro íntimo e, portanto, deve ser respeitada. Agora, quem se sentir incomodado com as pessoas que estão comentando sobre o atentado na França e colocando avatar da bandeira francesa ou de algo alusivo ao assunto, q ignore as postagens dos amigos que o fazem, sem a antipatia de dizer: “E a tragédia de Mariana?”.

Misericórdia! Quantas vezes serão necessárias repetir que o que aconteceu em Minas Gerais, embora uma tragédia, foi um acidente, ou seja, poderia ter sido evitado. E ninguém está minimizando nada aqui não. Mesmo porque, a situação vai se agravar: já rola por aí a informação de que tem outra barragem, também em Minas, a ponto a de arrebentar. Então... O que as autoridades estão fazendo para evitar mais uma tragédia que, caso aconteça, será em proporções bem maiores do que a de Mariana? Isso sem falar q, ao todo, atualmente, no Brasil, são 29 barragens em condições mais precárias do que a primeira, que rompeu.

Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, a guerra está rolando: hoje, a França bombardeou a Síria, destruindo espaços pertencentes ao Estado Islâmico. E me preocupo muito com isso, sim, pois não sou alienada para achar que o que está acontecendo não tem nada a ver comigo. Tem. E muito. Com todos nós, aliás, pois isso é uma guerra, envolvendo um monte de fanáticos, de fundamentalistas religiosos que, de tão ignorantes e alienados, dementes até, não enxergam além da máscara que cobrem os seus rostos – um bando de gente covarde que, dia após dia, renega a cultura ocidental, os valores da cultura ocidental, da qual, pelo menos, eu faço parte e não gostaria de vê-la lesada mais do q já está.

Desse modo, por favor, quem se sentir incomodado, guarde o seu incômodo para lá ou, então, vá ler um livro de História... Só não fiquem enchendo o saco de quem está atento e preocupado com a guerra e os seus desdobramentos. Dá um tempo! Ou será preciso desenhar?


Cartum de Alpino – FACEBOOK – 15/11/2015


Nathalie Bernardo da Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...