sábado, 24 de abril de 2010

23 DE ABRIL:
DIA DO LIVRO



“Escrever é fácil:
você começa com uma letra maiúscula
e termina com um ponto final.
No meio você coloca as idéias...”.

Pablo Neruda (1904 - 1973), poeta chileno


Com um dia de atraso, homenageio aquele que, desde a minha infância, me é familiar. Um amigo íntimo, eu diria. E que sempre foi o leitmotiv da minha vida, já que, desde criança, sempre sonhei tornar-me escritora. Para a minha satisfação, o sonho tornou-se uma realidade, sendo hoje, aliás, a única coisa que dá sentido a minha existência. Nada mais. Porém, como não ando muito inspirada para tecer, eu mesma, escritos que reverenciem a data, resolvi transcrever algumas breves palavras do poeta português Fernando Pessoa (1888 - 1935) sobre o ofício de escrever e o seu entendimento da literatura, bem como – aproveitando o ensejo – para reverenciar os livros deste que considero um dos maiores escritores de todos os tempos.


Nathalie Bernardo da Câmara







“Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e, portanto, vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de idéias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso”.


F. P.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...