Composição da imagem de Amarildo Lima
(dezembro de 2014), artista sui generis.
No dia 08 de agosto
de 1969, o fotógrafo escocês Iain Macmillan (1938 - 2006), amigo de Yoko Ono e
John Lennon (1940 - 1980) teve dez minutos para registrar os Beatles
atravessando a Rua Abbey Road, St. John’s Wood, em Londres: o artista fez seis
fotografias, sendo escolhida para a capa do disco Abbey Road a
postada acima – em 2010, a famosa imagem tornou-se patrimônio britânico.
Alguém atrás de um volante de
carro que atravessa o semáforo no amarelo já é um desatinado – o que dirá de
quem passa no vermelho! No mínimo, um sem noção, um kamikase. Daí, um conselho: sendo ou não
pedestre, apegue-se aos seus sentidos, já que, afinal, segundo reza um dito
popular, seguro morreu de velho e estamos por nós mesmos... Para não termos “surpresas”,
devemos, sim, esperar alguns segundos para atravessar uma via. Tipo hoje, quando,
num canteiro bem no cruzamento de duas avenidas de Natal (RN), a Nascimento de
Castro e a Prudente de Morais, ambas bastante concorridas por automotores,
presenciei uma cena que, não é de hoje, anda a repetir-se: com o semáforo mesmo
fechado, no vermelho, uma dada criatura, vindo da Nascimento – inclusive com o
carro repleto de crianças –, não contou conversa e acelerou ainda mais, por
pouco não causando um acidente daqueles, já que a hora da vez era para quem
trafegava pela Prudente de Morais. No canteiro onde eu estava, coisa que nem gosto, pois não me sinto segura – vai que um desnaturado perde o controle e plante-se no dito cujo –, quieta
estava, quieta fiquei. Em termos, pois, mesmo que em vão, ainda consegui xingar
quem “desconduzia” o veículo, inclusive com os vidros todos fechados – se brincar,
ainda rolava um som ambiente –, comprometendo a audição até de um tuberculoso,
que dizem, ouvem melhor do qualquer um dito normal. Então, quando a criatura ensandecida
passou, pude, finalmente, atravessar a via. Um absurdo, isso, mas, o que
fazer, se a mais importante das educações é adquirida ainda no berço? Lembrei-me,
então, de uma campanha cujo “espírito” é a busca da paz no trânsito e que,
todos os anos, costumo divulgar. Sim, o movimento ‘Maio Amarelo’, que, desde o
início de abril, vem, por e-mail, enviando-me a prévia do material publicitário da tal
campanha, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, para o ano
de 2019.
Pois, tomando nota: no dia 24/04, a campanha nacional por um trânsito
mais seguro, cujo tema do ano é ‘No trânsito, o sentido é a vida’, será lançada
em Vitória (ES) – à ocasião, peças publicitárias (áudio e vídeo) serão
disponibilizadas ao público em geral.
E é isso!
Nathalie Bernardo da Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceita-se comentários...