quinta-feira, 8 de abril de 2010

7 DE ABRIL:
DIA DO JORNALISTA


“Imaginação é mais importante do que inteligência...”.

Albert Einstein (1879 - 1955), físico alemão
Prêmio Nobel de Física em 1921


A data passaria em branco caso Andréa Glória, produtora da Cor Filmes, com sede no Distrito Federal, não tivesse mencionado-a, en passant, no e-mail que me enviou divulgando o adiamento, para o próximo mês de maio, da votação, que deveria ter sido ontem, 7 de abril, na Câmara dos Deputados, em Brasília, do Projeto Ficha Limpa, que contempla a vida pregressa dos candidatos a cargos políticos eletivos, a fim de que sejam criados critérios mais rígidos para o registro de suas candidaturas.

Resultado da Campanha Ficha Limpa, de iniciativa popular, lançada em 2008, que serviu de base para a retomada da discussão sobre os casos de inelegibilidades na política nacional, o referido projeto foi proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Associação dos Magistrados do Brasil - AMB e demais entidades que compõem o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE.

Pelo que eu entendi, já havia, até ontem, sido recolhido um milhão e seiscentas mil assinaturas apoiando o referido projeto, mas – tudo indica –, esse número terá de aumentar para dois milhões até a votação, em maio, provavelmente na primeira semana do mês. No site jornalístico Tudo Rondônia, foi divulgado, ontem, segundo informações fornecidas pela assessoria da OAB de Rondônia, que o presidente da instituição, advogado Hélio Vieira, teria declarado:

“A votação do projeto, somado a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), acusado de corrupção no governo do Distrito Federal, denota o esforço da sociedade e dos poderes constituídos pelo alcance da moralidade e de um efetivo estado democrático de direito”.

No entender do advogado, o Projeto Ficha Limpa “é elixir para a democracia” e que “todo o Brasil está de olho” na sua votação. Sim, a população brasileira está atenta. Tanto que a colega me enviou o e-mail, acompanhado da matéria Câmara adia para maio votação do projeto Ficha Limpa, do jornalista Fernando Exman, em busca de adesão para a campanha. Abaixo, portanto, com discreta edição, não somente o e-mail, mas, também, a matéria que o segue.


Ah! Como disse, certa vez, o jornalista brasileiro Boris Casoy:


“É preciso passar o país [Brasil] a limpo...”.



Algo similar, embora de maneira mais abrangente, proferiu o escritor português Eça de Queirós (1845 - 1900):





Nathalie Bernardo da Câmara
Registro profissional de jornalista:
578 - DRT/RN, desde 1989






Car@s deputados (as) brasilienses e brasileiros, e a todos os outros políticos e amigos (as) da minha lista pessoal:

Eu, no meu papel de cidadã brasileira, de moradora da capital do país há mais de 40 anos, abatida e frustrada com toda a CORRUPÇÃO ESCANCARADA em Brasília, bem como em diversas outras capitais e regiões do Brasil, me sinto na obrigação de colaborar com a divulgação do Projeto FICHA LIMPA, de iniciativa popular (votação na Câmara adiada para maio), que, aprovado, mudará para sempre o statu quo de IMUNIDADE PARLAMENTAR que os políticos gozam ao se elegerem.

O Projeto FICHA LIMPA propõe eliminar do processo eleitoral, candidatos acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes sérios!

Para tanto, assinem a petição que precisa de 2 milhões de assinaturas, para ser entregue ao Congresso, clicando:


http://avaaz.org/ficha


SÓ LEVA 2 MINUTOS!

Se o povo brasileiro precisa ter sua ficha limpa, entre inúmeros documentos que lhes são exigidos para existir, por que os POLÍTICOS que deveriam dar o EXEMPLO se blindam de tal obrigação? Acredito que é porque nós – O POVO BRASILEIRO – deixamos isso acontecer!

CONVIDO os (as) senhores (as), bem como seus assessores, funcionários de gabinete, amigos (as), parentes, e quem mais se interessar, a votarem a favor do PROJETO DE INICIATIVA POPULAR (PLP 518), de proposição do Deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), em co-autoria com outros deputados (as), primeiramente pelo site acima como parte do povo e, claro, no Plenário, como nossos legítimos representantes que, mais do que qualquer outro cidadão brasileiro, deveriam ser os primeiros a darem o bom EXEMPLO, acabando com as FICHAS SUJAS.

Esta é a chance real de os políticos se redimirem e a nossa (do povo) real chance de dar um passo gigante para acabar com a corrupção no Brasil. Porém, convencer os senhores (as) deputados (as) a aprovarem esta lei, não será tarefa fácil, principalmente em ano de eleição. Mas, só vamos conseguir com uma mobilização popular massiva, como no velho e bom ditado popular: O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO!

Brasília, cidade que eu amo, além de vítima da corrupção há décadas, é a mais prejudicada no cenário atual. Próxima de completar 50 anos, seu aniversário mais parece um LUTO do que uma festa. Não é fácil comemorar diante de tanta balbúrdia, embora alguns movimentos culturais como o Movimento CINQUENTÃO, liderado pelo poeta NICHOLAS BEHR, e o Movimento Brasília outros 50, liderado pelo Fórum de Cultura do DF e apoiado pelo Ministério da Cultura, estejam fazendo justiça ao aniversário que desejamos de fato comemorar: a Brasília sonhada por Dom Bosco e trazida para a realidade pelo nosso querido Juscelino Kubitschek, que, se vivo, estaria provavelmente muito decepcionado e infeliz.

Por favor, repassem o site de votação da FICHA LIMPA ao maior número de pessoas que desejam a dignidade e o FIM DA CORRUPÇÃO NO BRASIL.

Para quem mora em Brasília, segue, abaixo, os contatos dos deputados que representam a cidade na Câmara Federal para que recebam nossos telefonemas e que sejam VERDADEIROS apoiadores de tal iniciativa. Liguei para todos eles na data de hoje (07/04).

Exmo. Senhor Deputado Alberto Fraga
(61) 3215-5321

Exmo. Senhor Deputado Augusto Carvalho
(61) 3215-5350

Exmo. Senhor Deputado Jofran Frejat
(61) 3215-5414

Exmo. Senhor Deputado Laerte Bessa
(61) 3215-5354

Exmo. Senhor Deputado Magela
(61) 3215-5352

Exmo. Senhor Deputado Rodovalho
(61) 3215-5745

Exmo. Senhor Deputado Rodrigo Rollemberg
(61) 3215-5662

Exmo. Senhor Deputado Tadeu Filippelli
(61) 3215-5628



Finalizando, hoje é o dia do (da) jornalista e aproveito para parabenizá-los (las) pelo papel que muitos exercem com transparência e democracia!

Grande abraço,
Andréa Glória.
Trabalhadora e cidadã brasileira.






CÂMARA ADIA PARA MAIO
VOTAÇÃO DO PROJETO FICHA LIMPA


Plantão Publicada em 07/04/2010 às 17h29m

Reuters/Brasil Online

BRASÍLIA (Reuters) - Os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados adiaram para maio a votação do Projeto Ficha Limpa, que impede a participação nas eleições de candidatos com problemas com a Justiça.

Para a maioria dos parlamentares da Câmara, como o tema terá ainda de ser apreciado pelo Senado, dificilmente as novas regras podem passar a valer nas eleições de outubro. Projeto de iniciativa popular, recebeu a assinatura de apoio de cerca de 1,6 milhão de pessoas.

"Dificilmente valerá para este ano. Os prazos são curtos", comentou aos jornalistas o líder do PT, deputado Fernando Ferro (PE), após participar de reunião com as demais lideranças.

O DEM apresentou o requerimento de urgência, o qual impediria que o projeto voltasse para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se alguma emenda for apresentada em plenário – o que seguramente ocorrerá.

Só PSDB, PSC, PHS, PPS, PSOL e PV apoiaram a iniciativa, o que não foi suficiente para o requerimento ser colocado em votação.

PMDB e PT se comprometeram com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), a assinar o requerimento no próximo dia 29, caso a CCJ ainda não tenha concluído a apreciação das emendas. Assim, o projeto voltaria ao plenário.

"Vamos votar esse projeto de qualquer maneira... Será na primeira semana de maio, no mais tardar", prometeu Temer.

A oposição acusa a base aliada de tentar impedir a aprovação do projeto. "Eles se recusaram a assinar o requerimento de urgência", lamentou o relator da proposta, Índio da Costa (DEM-BA).

O projeto propõe a inelegibilidade de condenados por órgãos colegiados, independentemente da instância. Os governistas, no entanto, querem, por exemplo, que as pessoas condenadas possam recorrer dessas decisões.

"Há partidos que são contra esse projeto de lei. Temos que construir uma maioria, tem imperfeições que precisam de ajustes. Se fizéssemos a urgência, alguns partidos iriam obstruir hoje. Não achamos necessário acirrar a relação na própria base do governo", justificou Ferro.


Reportagem: Fernando Exman





Um comentário:

  1. Achei o máximo a comparação entre os políticos e as fraldas. Que coisa parecida!!!!!!

    ResponderExcluir

Aceita-se comentários...