quinta-feira, 1 de julho de 2010

SA: STURMABTEILUNGEN
OU SOUTH AFRICA?






Não importa qual o período histórico, cada sociedade tem a sua Seção de Assalto - SA, embora esse nome seja específico da milícia do regime nazista imposto pelo alemão Adolf Hitler (1889 - 1945), que recorria à violência, a torturas e a assassinatos para intimidar os opositores do III Reich. Assim sendo, bem que poderíamos, então, considerar Judas, que traiu Jesus Cristo com um beijo na face, o equivalente a um soldado da SA da época, bem como também não custaria nada incluir o apartheid, regime de segregação racial da África do Sul, que teve início em 1948 e só foi posto abaixo em 1994, no rol de crimes já cometidos contra a humanidade. A respeito, portanto, do péssimo hábito praticado pelos soldados da SA de Hitler, o poema a seguir...



A Cruz de giz


Eu sou uma criada. Eu tive um romance
com um homem que era da SA.
Um dia, antes de ir,
ele me mostrou, sorrindo, como fazem
para pegar os insatisfeitos.
Com um giz tirado do bolso do casaco,
ele fez uma pequena cruz na palma da mão.
Ele contou que, assim, e vestido à paisana,
anda pelas repartições do trabalho,
onde os empregados fazem fila e xingam.
E xinga junto com eles e, fazendo isso,
em sinal de aprovação e solidariedade,
dá um tapinha nas costas do homem que xinga.
Este, marcado com a cruz branca,
é apanhado pela SA. Nós rimos com isso.
Andei com ele um ano, então descobri
que ele havia retirado dinheiro
da minha caderneta de poupança.
Havia dito que a guardaria para mim,
pois os tempos eram incertos.
Quando lhe tomei satisfações, ele jurou
que suas intenções eram honestas. Dizendo isso,
pôs a mão em meu ombro para me acalmar.
Eu corri, aterrorizada. Em casa,
olhei minhas costas no espelho, para ver
se não havia uma cruz branca.

Bertolt Brecht (1898 - 1956)
Escritor e autor dramático alemão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...