domingo, 11 de setembro de 2011

A MATA ATLÂNTICA PEDE SOCORRO III


“O Atlas da Mata Atlântica... Ele nasceu do nosso sentido de urgência. Havia um questionamento na época: o que é a Mata Atlântica? Onde começa? Onde termina? Resolvemos então criar um retrato de corpo inteiro dela, dizer como estava a sua situação. Então foi um enorme impacto, quando percebemos claramente: "Ah, tem 8,8% da floresta só!...”

Clayton Ferreira Lino
Um dos idealizadores do Atlas da Mata Atlântica, conselheiro da Fundação e presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica


No Ano Internacional das Florestas, este blog aproveita o ensejo para publicar na íntegra a cartilha Mata Atlântica: essencial para a vida, produzida pelo Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade. Uma organização não governamental – ONG – ambientalista sem fins lucrativos, com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, o Instituto foi legalmente constituído no dia 05 de abril de 2003 e está incluído no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas - CNEA pela portaria 154 de 23/06/04 do Ministério do Meio Ambiente, publicada no Diário Oficial da União de 24/06/04, Seção 1, página 108, e tem como missão promover educação ambiental para a defesa dos remanescentes da Mata Atlântica, no intuito de conservar a sua biodiversidade e os seus recursos hídricos, enquanto os seus projetos “visam despertar o interesse da sociedade pela conservação da Mata Atlântica, que abriga uma das mais ricas biodiversidades de fauna e flora do planeta”, garantindo, ainda, abastecimento de água para quem dela necessita. A cartilha, por sua vez, será divulgada em seis partes, ou melhor, em seis postagens: Apresentação; Introdução; Caracterização da Mata Atlântica; Ecossistemas da Mata Atlântica; Interação dos animais com a floresta e Ações do homem contra a Mata Atlântica, incluindo a bibliografia consultada, ressaltando, contudo, que as ilustrações de todos os itens mencionados foram suprimidas por uma questão de espaço.


Nathalie Bernardo da Câmara









2. Caracterização da Mata Atlântica

 
Pode-se imaginar a Mata Atlântica como sendo estruturada em camadas. Cada uma destas camadas pode ser um hábitat específico para determinadas plantas e animais.

O tronco das árvores, normalmente liso, só se ramifica bem no alto para formar a copa, que nas árvores mais altas tocam-se umas nas outras, formando uma massa de folhas e galhos. Esta parte vem a ser o camada superior, conhecida também como dossel. O bugio e o tucano são exemplos de animais que ocupam essa camada. A maioria das espécies de bromélias e orquídeas que necessitam de uma maior quantidade de luz também ocupam essa camada.

Em uma parte mais baixa, nascem e crescem arbustos e pequenas árvores tais como bambus, samambaias gigantes (xaxins), liquens e outras espécies, que toleram menos quantidade de luz. Esta parte constitui-se no que se chama de sub-bosque. A maioria das espécies de aves ocupa essa camada da floresta.

É importante ressaltar que tanto nas árvores mais altas como nas mais baixas, encontram-se várias outras espécies de plantas, tais como cipós, bromélias e orquídeas.

As folhas que caem das árvores, bem como os galhos secos que se desprendem e os troncos das árvores que morrem vão se acumulando no chão da floresta e criam um ambiente muito especial, que se constitui no hábitat para muitos animais e microorganismos, como fungos e bactérias, que são os principais responsáveis pelo processo de decomposição de toda esta matéria morta, que são transformados em nutrientes para manter o vigor e crescimento das árvores e outras plantas. Esta camada de materiais em decomposição recebe o nome de serapilheira.

A serapilheira tem também uma importante função de proteger o solo da floresta: evita a erosão e mantém a umidade. O solo úmido absorve melhor a água das chuvas, o que torna possível a recarga do lençol freático, evitando que as nascentes sequem.

Certas espécies de répteis e anfíbios têm uma adaptação especial para ocupar esta camada da floresta: apresentam uma coloração que se confunde com o ambiente das folhas secas, tornando-se assim “invisíveis”. É uma estratégia de defesa contra ação de predadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...