segunda-feira, 26 de setembro de 2011


NOVAS DICAS PARA JOVENS ESCRIBAS




Por Xico Sá
Jornalista brasileiro



No espirro de um bom achado no sebo, deixo ai a dica de mais um livrinho fundamental para quem se interessa por um texto e uma trajetória menos quadrada – e mais delirante! – para a vida de jornalista-escritor.

Trata-se de uma lenda do jornalismo português. Lenda não, um dos maiores repórteres da história. Aí incluindo na competição o Norman Mailer dos ringues, o Hemingway das touradas e o Hunther Thompson com Las Vegas, ácido e luz na cabeça.

Um monstro, na acepção carinhosa e amiga do termo. Encarnou um personagem chamado Repórter X, o fabuloso Repórter X, e fez dessa letra mais ou menos o que Zorro fez com o seu implacável Z.

Seu nome de batismo era Reinaldo Ferreira. Viveu pouco. Trinta e sete anos. Pouco, porém naquela linha “50 anos a Mil” da biografia do Lobão escrita em parceria com o chapa Claudio Tognolli.

Ferreira nos deixou “Memórias de um Ex-Morfinómano”, lançado no Brasil graças à Dantes editora, Rio de Janeiro, em 1999. Ainda, com alguma sorte, é possível encontrá-lo nas livrarias. Na rede nacional de sebos estante virtual, com certeza, na buena.

O repórter X tocou o seu fado na velocidade da morfina e dessa realidade enevoada descreveu como ninguém o quotidiano político e a vida das ruas.

Disfarçado de mendigo, ninja de esgotos e galerias -quando ninguém usava tal prática-, trouxe dos subterrâneos de Lisboa uma reportagem capaz de fazer corar Victor Hugo e os despossuídos.

As suas viagens no texto eram chamadas pelos fãs lisboetas de “reinaldices”. Ele dizia que estava apenas a “reporterxizar”.

O nosso repórter X era o perfeito enviado especial ao inferno. Ponha Leonard Cohen na vitrola e leia correndo as desventuras deste gajo viciado nas dores do mundo.

Deixei outras dicas de livros essenciais para jovens escribas aqui, no blog de treinamento da Folha. Corra Lola, corra.

Vamos compartilhar uma boa biblioteca sobre o assunto? Pingue aí também a sua sugestão nos comentários.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...