domingo, 1 de janeiro de 2012

OS ENCANTOS DE SÃO JORGE

Foto: Nathalie

“A natureza está constantemente a se misturar com a arte...”.

Ralph Waldo Emerson (1803 - 1882)
Escritor e filósofo norte-americano

A virada de ano mais especial da minha vida foi a de 2006 para 2007, quando passei o réveillon em São Jorge, povoado do município de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a 240 quilômetros de Brasília. Antigo acampamento de garimpeiros, que viveu o seu apogeu durante a Segunda Grande Guerra Mundial (1939 - 1945), quando o comércio do Quartzo estava em alta no mercado internacional, chegando, à época, a abrigar mais de 3.000 almas, que imigravam para o lugar em busca de fortuna, São Jorge, hoje, em nada lembra os tempos áureos do famoso Garimpão, quando muitos imigravam para a região, a maioria goiana e nordestina, atrás de riqueza fácil. Segundo informações obtidas de moradores locais, muita gente bamburrou, como se costuma dizer por lá, ou seja, enriqueceu. Porém, não pensando no futuro, o dinheiro logo se esvaia pelos dedos, do mesmo jeito que chegou, já que muito se gastava com diversão, mulheres, jogos e bebidas. Atualmente, a população de São Jorge está reduzida a pouco mais de 250 habitantes (dados não atualizados), que passaram a viver não mais da exploração de pedras preciosas, mas, basicamente, da exploração racional do ecoturismo. Afinal, São Jorge abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma reserva ecológica com cachoeiras, canyons e uma rica e diversificada fauna e flora.

Foto: Nathalie

A foto de abertura deste post é de Nô, apelido de Moacir, que – dizem – com apenas sete anos de idade começou a acompanhar o pai no garimpo (a foto abaixo é da mãe do pintor, cuja arte é considerada por especialistas como primitivista). Só que, ao invés de garimpar, ficava desenhando com carvão em pedaços de papelão representações das figuras que ele garantia aparecerem em suas muitas visões. O fato é que a Chapada é um lugar de muitos encantos e mistérios. Os moradores do lugar, por exemplo, costumam contar histórias fantásticas sobre discos voadores e seres extraterrestres.

Foto: Nathalie

De qualquer forma, verdade ou não, toda a região está localizada sobre a maior rocha de cristal do planeta, sob o Paralelo 14, o mesmo que passa sobre Machu Pichu, no Peru. Daí todo o misticismo que as pessoas associam à Chapada dos Veadeiros, que possui uma das mais antigas formações geológicas do mundo, a placa Araí, com cerca de 1,6 bilhão e 800 milhões de anos, anterior à Floresta Amazônica e à Mata Atlântica. Segundo a NASA, devido às minas de cristal de Quartzo que afloram do seu solo, a Chapada é considerada o ponto de maior luminosidade visto da órbita da Terra. Muitos, inclusive, por causa da energia dos seus cristais, têm a Chapada como o chacra cardíaco do planeta.

Foto: Nathalie

Enfim! São Jorge é um lugar a ser visitado, sempre. Bom! A foto acima foi uma benção da natureza e a de baixo uma das quedas d’água onde estive durante uma das caminhadas que fiz na região quando do réveillon, embora a primeira vez em que estive no povoado tenha sido em abril de 2000, para comemorar o meu aniversário. Dessas viagens inesquecíveis, nasceu um roteiro para o cinema, que permanece inédito. Diante, contudo, das dificuldades para realizar o filme, adaptei o roteiro para um livro, que, de igual modo, continua preservado em meus arquivos. Quem sabe não esteja na hora de desengavetar nem que seja o livro? Sinto saudade...

Foto: Nathalie

Não importa o período do ano, vale conferir!

Nathalie Bernardo da Câmara




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...