“Não se pode falar de educação sem amor...”.
Paulo Freire (1921 - 1997)
Educador, filósofo marxista e patrono da educação brasileira (lei de 13/04/2012).
Consciência crítica inevitavelmente precoce decorrente de fatos, queiram ou não, incontestáveis...
“A única coisa que interfere no meu aprendizado é a minha educação...”.
Albert Einstein (1879 - 1955)
Físico alemão
A data em homenagem à educação é fruto de um documento assinado por 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação realizado entre 26 e 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, durante o qual, segundo o educador brasileiro Mateus Prado, os signatários do referido documento “se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015” – fórum esse considerado um marco para a educação global, pois nele os países participantes assumiram o compromisso de atingirem os objetivos da Declaração de Jomtien, criado na Conferência Mundial sobre Educação para Todos, no ano de 1990, na Tailândia, estando, entre os tais objetivos a universalização do acesso à educação e a promoção da equidade, ampliando os meios e o raio de ação da educação básica e propiciar um ambiente adequado à aprendizagem. Porém, de acordo com recentes informações fornecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, “o Brasil está entre os 53 países que ainda não atingiram e nem estão perto de atingir os objetivos do programa Educação para Todos até 2015, apesar de ter apresentado importantes avanços no campo da educação ao longo das duas últimas décadas”.
“Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância...”.
Derek Bok
Advogado e educador norte-americano, ex-aluno e ex-presidente da Universidade de Harvard.
Continuando no Brasil...
“O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação...”.
Etienne Bonnot de Condillac (1714 - 1780)
Pintor e filósofo francês
Objetivos do programa Educação para todos:
1. Desenvolver e melhorar a protecção e a educação da primeira infância, nomeadamente das crianças mais vulneráveis e desfavorecidas;
2. Proceder de forma a que, até 2015,, todas as crianças tenham acesso a um ensino primário obrigatório gratuito e de boa qualidade;
3. Responder às necessidades educativas de todos os jovens e adultos, tendo por objectivo a aquisição de competências necessárias;
4. Melhorar em 50% os níveis de alfabetização dos adultos, até 2015;
5. Eliminar a disparidade do género no acesso à educação primária e secundária até 2005 e instaurar a igualdade nesse domínio em 2015;
6. Melhorar a qualidade da educação.
Enfim! Como diria o filósofo e matemático grego Pitágoras (570 a. C. – 480 a. C): — Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos...
Nathalie Bernardo da Câmara
* Publicado originalmente no dia 28 de abril de 2012.
muito bom!
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