segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Do baú...
(Criado em 2006 e revisado em 2009)
AS BRUXAS DE SALEM

“A liberdade não é a tentação do homem,
mas a sua maior distinção”.
Eugen DrewermannO Testamento de um herético
ou a última prece de Giordano Bruno



De qual moral se reveste o papa Bento XVI para condenar as guerras santas, desencadeadas pelo islamismo – como ele o fez, no dia 12 de setembro, em aula magna realizada na Universidade de Regensburg, na Alemanha – se, ainda na Idade Média, no séc. XI, em 1095, o papa Urbano II idealizou e instituiu as Cruzadas, expedições de caráter militar, organizadas pela Igreja Católica, que, aliás, duraram mais de dois séculos, cujo objetivo era o de, supostamente, libertar a Terra Santa – Jerusalém – dos mulçumanos?

De qual moral, eu perguntaria, ainda, se reveste o papa Bento XVI para condenar as guerras santas, desencadeadas pelo islamismo – segunda religião do mundo em número de adeptos – se, no ano de 1184, em Verona, na Itália, o papa Lúcio III deu início à chamada Santa Inquisição, embora a sua criação oficial e regulamentação, com o nome de Tribunal do Santo Ofício, tenha ocorrido, apenas, em 1231. E pela suma proteção do então papa Gregório IX (1170-1241), prolongando-se, diga-se de passagem, até 1859, com o único objetivo de investigar e punir atos – a tal da heresia – considerados crimes contra a fé católica?

Segundo o Dicionário Histórico de Religiões, de Antonio Carlos do Amaral Azevedo, em co-autoria com Paulo Geiger, publicado pela Editora Nova Fronteira, em 2002, heresia é um substantivo feminino – hairesis – originário do grego, que significa escolha, opção. Para o Dictionnaire Encyclopédique Le Petit Larousse, publicado em 1994, o herege é aquele que é contrário à fé católica e que, por isso, é condenado. Mas, será que por pensar ou agir diferente de uma dada doutrina, alguém não tem o direito de viver? Parece que não... Vai ver, o pecado, para a Igreja Católica, residiria, então, no simples fato de alguém não ser católico.

O importante, contudo, é ressaltar que, ao longo dos séculos, a Inquisição teve vários nomes e, apesar do seu objetivo permanecer o mesmo, os métodos de tortura dos inquisidores se tornaram, ainda, mais requintados e sádicos. Foi Inquisição Medieval, a de Gregório IX; Inquisição Espanhola, inaugurada por Sisto IV (1414-1484), em 1478... Em 1542, sob o foco da Reforma (séc. XVI), liderada por Martinho Lutero (1483-1546), o papa Paulo III foi forçado a apresentar um inquérito oficial do Vaticano sobre os excessos cometidos pelas duas últimas, criando, contraditoriamente, a Congregação de Inquisição.

Mais um nome e, como se não bastasse, o papa Pio X (1835-1914), no séc. XX, em 1908, “inovou”: reorganizou a Inquisição, criando a Congregação do Santo Ofício. O papa Paulo VI (1897-1978), por sua vez, mascarando as intenções do Vaticano, instituiu, em 1965, a Congregação para a Doutrina da Fé, considerada o quarto e atual estágio da Inquisição. E quem foi – eu perguntaria – o prefeito desta Congregação, de 1981 a 2004, durante vinte e três anos? Ninguém menos que o cardeal Joseph Ratzinger, arcebispo de Munique, na Alemanha, que teve a sua indicação para o cargo aprovada por João Paulo II (1920-2005), hoje, papa Bento XVI...

Falando em cargos, Joseph Ratzinger, ao longo de mais de vinte anos, chegou, inclusive, a acumular alguns. Ou seja, ainda em 1981, João Paulo II nomeou-o presidente da Comissão Teológica Internacional, cujo objetivo continua sendo o de subjugar o mundo à autoridade papal, além de presidente da Pontifícia Comissão Bíblica – durante o seu mandato, Joseph Ratzinger foi o encarregado de elaborar o atual Catecismo da Igreja Católica. Em 2000, sempre protegido por João Paulo II, foi eleito decano do Colégio Cardinalício, ao qual pertencem os cardeais da Ordem dos Bispos.

Eleito Papa – o oitavo de origem alemã e o 265º da História – no dia 19 de abril de 2005, Joseph Ratzinger dividiu o mundo, que, desde então, continua dividido, já que, por toda parte, o curriculum vitae do papa Bento XVI causa polêmicas e divergências de opiniões. Vejamos... Nascido no dia 16 de abril de 1927 – o jovem é ariano –, em Marktl am Inn, na Alemanha, Joseph Ratzinger entrou para o seminário de Traunstein aos doze anos de idade, em 1939. Durante a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945), sendo o alistamento militar compulsório na Alemanha, ele foi parar nas fileiras da milícia de Hitler (1889-1945).

Segundo alguns historiadores – outros questionam –, por não simpatizar com as idéias nazistas do Fürer, Joseph Ratzinger teria desertado, mas, mesmo assim, com a ocupação da Alemanha, cuja data oficial é a do dia 8 de maio de 1945, terminou preso pelo exército norte-americano. Liberto, voltou para a Alemanha e retornou ao seminário de Traunstein, sendo ordenado padre em 1951. Dois anos depois, já professor, doutorou-se em teologia e, de 1962 a 1965, foi o consultor teológico do cardeal Joseph Frings, arcebispo de Colônia, na Alemanha.

A partir de 1968, Ratzinger passou a combater o marxismo e o ateísmo. Pudera! Quem mandou Karl Marx (1818-1883) dizer que a religião é o ópio do povo? Até então, Ratzinger era reconhecido como um católico progressista... O fato é que, em 1977, com o prestígio em alta no Vaticano, por seus ataques ostensivos ao comunismo, ele foi nomeado arcebispo de München e Freising pelo papa Paulo VI (1897-1978). Em seguida, nomeado cardeal. O resto? O resto a gente já sabe. Porém, embora autor de vários livros, tendo recebido vários doutoramentos honoris causa, o quê dizer das posturas conservadoras do atual sumo pontífice?

O quê dizer do seu reacionarismo se, apesar de ser considerado o maior teólogo católico vivo, culto, poliglota – fala dez línguas –, exímio pianista e admirador de Beethoven (1770-1827), Joseph Ratzinger foi uma espécie de braço direito, ou melhor, mentor intelectual do conservador João Paulo II, combatendo, inclusive, às idéias da Teologia da Libertação e de setores progressistas da Igreja Católica no mundo inteiro? Falando nisso, alguém sabe que foi Joseph Ratzinger que, em 1985, condenou o frade franciscano e teólogo brasileiro Leonardo Boff ao silêncio obsequioso?
Sim! E apenas porque um dos livros de Boff, Igreja: carisma e poder, que ele escreveu em 1982 e publicou em 1984, denunciava a opressão da mulher e a concentração do poder nas mãos do clero, além de defender os direitos humanos. Só que, por isso, Boff desagradou o Vaticano e recebeu um processo judicial junto à Congregação para a Doutrina da Fé, presidida pelo então cardeal Joseph Ratzinger. No Palácio do Santo Ofício, onde, em tempos remotos, se praticavam torturas – autorizadas pelo papa Inocêncio IV (?-1254), o teólogo brasileiro foi interrogado durante horas pelo atual soberano do Vaticano.

O curioso é que Boff sentou-se na mesma cadeira onde, em outras circunstâncias, sentaram-se os italianos Galileu Galilei (1564-1642), aquele que, matemático e astrônomo, inventou de dizer que a Terra não é o centro do Universo – pagou pela língua! –, e o filósofo Giordano Bruno (1548-1600), queimado vivo na fogueira da Inquisição... Segundo Boff, os métodos adotados pela atual Inquisição mudaram. Hoje, se tortura apenas a psique do acusado, não mais o seu corpo... Bom! O fato é que, depois do interrogatório, Boff foi condenado ao silêncio obsequioso.

Segundo ele, “uma espécie de silêncio penitencial”, sendo, por isso, deposto da cátedra de teologia sistemática e ecumênica, que ocupava no Brasil, e proibido de escrever e publicar... O início da via-crúcis de Boff, contudo, remonta ao ano de 1972, quando ele publicou o livro Jesus Cristo Libertador. Desde então, cada livro seu era objeto de análise dos inquisidores da Congregação para a Doutrina da Fé. Outra curiosidade é que, fins dos anos sessenta, quando fazia doutorado, em uma universidade alemã, Leonardo Boff foi aluno de..., de? Joseph Ratzinger. Quanta coincidência!

A verdade é que, empolgando-se com a tese de Boff, Ratzinger chegou, inclusive, a contatar uma editora para publicá-la, além de ajudar o brasileiro com dinheiro para que o brasileiro pudesse sobreviver. À época, ainda segundo Boff, Ratzinger “fazia críticas ao centralismo romano e pedia mais liberdade para a teologia poder dialogar, sem constrangimentos, com as tendências da cultura contemporânea”... Enfim! O que se sabe é que, pressionado pela opinião pública mundial, o Vaticano logo suspendeu a sentença imputada a Boff e, em 1986, o teólogo já havia retomado algumas das suas atividades religiosas.

Porém, durante a Eco-92, no Rio de Janeiro, Boff foi novamente repreendido, devendo, mais uma vez, se submeter ao silêncio obsequioso, além de ter de deixar o Brasil e a América Latina e escolher um convento, nas Filipinas ou na Coréia, onde deveria ficar encerrado, sem nem mesmo pensar! Desta vez, contudo, visto ser irredutível a posição do Vaticano, o teólogo brasileiro reagiu. Renunciou ao ministério sacerdotal e à Ordem Franciscana, se auto promovendo a leigo. Foi isso o que aconteceu... A conclusão de Leonardo Boff sobre a Igreja Católica? “A Igreja mente, é corrupta, cruel e sem piedade!”.

E a História é realmente curiosa! O mundo, por sua vez, dá voltas... Afinal, para quem já disse – Joseph Ratzinger –, que, “em uma sociedade, quando o respeito vem violado, algo de essencial se perde”, soa extremamente estranho, agora, na condição de papa, ele, publicamente, querer condenar as guerras considerada santas dos muçulmanos, alegando que elas não atendem a vontade de Deus. Quer dizer, então, que as Cruzadas e a Inquisição, em todas as suas malditas e desprezíveis versões, atenderam a vontade de quem? Sim, porque os mulçumanos também cultuam Deus!

Ou existiria mais de um Deus? Se não, se o Deus é só um, será que apenas as guerras ditas santas da Igreja Católica são as únicas legítimas e dignas do seu reconhecimento? A bem da verdade, imagino que, para quem tem fé e acredita em um ser superior, o Deus ao qual o papa Bento XVI se referiu, na Universidade de Regensburg, na Alemanha, deve ser o mesmo cultuado por todas as religiões, seja para o catolicismo, islamismo, protestantismo, judaísmo, hinduísmo, espiritismo e, por aí, vai... Sinceramente, o atual príncipe dos apóstolos não mede a arrogância nem a pretensão dos seus atos e palavras!

Sem falar na imoralidade de uma suposta superioridade que ele confere ao catolicismo, em detrimento, no caso, do islamismo, mas que pode, também, pelo visto, estender-se as demais religiões. É como se a verdade da Igreja Católica fosse única e as outras espúrias. Enfim! Não acredito que nenhuma guerra santa seja, de fato, santa. Até mesmo porque, no frigir dos ovos, santidade não existe. Nem para os seres humanos nem para as suas ações. Não acredito, igualmente, que o leitmotiv de uma guerra dita santa seja, de fato, a fé, mas, sim, a disputa de poder.

No caso, a busca de um poder que garanta a uma dada religião a supremacia perante as demais, nem que, para isso, sejam utilizados recursos ilícitos, criminosos e, quando necessário, coercitivos, coagindo autoridades políticas do Estado, a fim de obterem algum tipo de vantagem, a favor de interesses escusos. Os dogmas da Igreja Católica, por exemplo! Todos criados não por uma vontade dita divina, mas por vontades humanas que, através desses dogmas, impostos ao povo como verdades incontestáveis, pretendiam apenas subjugá-lo e dominá-lo.

Um desses dogmas, quiçá o mais eficiente já instituído pela Igreja Católica, é o da Santíssima Trindade, desmistificado, aliás, por historiadores do mundo inteiro, como é o caso do escocês Laurence Gardner, em seu polêmico livro A Linhagem do Santo Graal – A Verdadeira história do casamento de Maria Madalena e Jesus Cristo, publicado pela Madras Editora, em 2004. Para Gardner, quando dos debates para a criação do dogma da Santíssima Trindade, em 325 d.C., alguns bispos reagiram. “O porta-voz líder dessa facção era um idoso sacerdote líbio de Alexandria, chamado Ário”.

Só que quando Ário se levantou para contestar a falta de fundamentação do dogma, “Nicolas de Mira desferiu-lhe um soco no rosto, acabando com a oposição” ao credo niceno da suposta Trindade de Deus, “estabelecido como base para a nova, reformada, fé cristã ortodoxa”, enquanto os seguidores de Ário foram banidos... Ou seja, a criação do dogma da Santíssima Trindade foi, simplesmente, um ato de má fé de Nicolas de Mira e dos seus pares. Sei não, mas como pode ser possível uma ou mais fraudes serem os eixos de sustentação de uma religião ou de não importa qual crença?

Infelizmente, tanto pode que, até hoje, a galopes de tempos remotos, a presunção e o descaramento permanecem como verdades absolutas? Sem falar na dimensão exacerbada que os eclesiásticos sempre deram ao maniqueísmo, distorcendo tudo o que se refere ao que consideram bem e mal. Para Giordano Bruno, padre excomungado por suas idéias, “a diferença entre o bem e o mal se tornou caduca”, sendo, o bem e o mal, “categorias, como o calor e o frio, o doce e o amargo. Cada uma delas tem o seu justo lugar em justas proporções”.

Mas, o mais interessante é o questionamento feito por Giordano Bruno, de maneira lúcida, pertinente e, sobretudo, lógica, ao dogma da Santíssima Trindade. Não tendo mais nada a perder, a não ser a sua própria vida, encerrado que estava em uma cela, à espera do fim do seu martírio, o autor do clássico Heróicos furores, uma elegia ao amor, questionou: “Como compreender que um filho possa ser concebido sem mulher, unicamente pelo pai, e como o pai penetra o seu filho para produzir com ele um espírito por vivificação?”. Não é de se estranhar que ele tenha sido queimado vivo...

Em outra passagem do seu suposto testamento, Giordano Bruno teria dito que “a ignorância é a mais bela ciência do mundo” e que a Igreja, “uma instituição fúnebre, brutaliza o mundo para melhor controlá-lo”... Ora, os inquisidores só podiam, mesmo, viver desesperados, com receio de que a sua Igreja perdesse influência e poder, já que eles chegaram ao extremo de considerar crime contra a fé o fato, em um exemplo bem simplista, de uma mulher fazer chás com folhas de plantas aromáticas ou mesmo com folhas de alguma erva com poder terapêutico, acusando-a, por esse bucólico gesto, de bruxaria.

Negavam-lhe, então, por isso, o direito à defesa, submetendo-a a torturas – não eram raros os casos de estupros – para, depois, enforcá-la, embora, na maioria das vezes, o costume era o de jogá-la viva à fogueira, queimando-a por inteiro... Eles só deviam, mesmo, ser muito doidos! E a Igreja Católica, como bem o disse Bruno, cujo poder era aparente e frágil, não hesitou em recorrer à brutalidade e ao derramamento do sangue de muitos inocentes para se manter no poder... Infelizmente, essa era a filosofia, ou melhor, o dia a dia da Inquisição, desde os tempos mais remotos.

Cultuar deuses pagãos? Nem pensar! Falar em Grande Deusa Mãe ou Mãe Terra? No mínimo valia uma acusação por heresia ou sabe-se lá o quê! A bem da verdade, a dita Santa Inquisição, que de santa não tinha nada, significava “questionar judicialmente aqueles que, de uma forma ou de outra, se opõem aos preceitos da Igreja Católica”. Nossa! Quanta estupidez! E eles, ainda, se diziam cristãos... Sei não, mas, diante do sadismo dos inquisidores – um bando de celerados ensandecidos (alguém duvida?) –, a psicopatia de Hitler pode até passar como uma discreta histeria.

E diante da carnificina promovida pela dupla Cruzada e Inquisição – centenas de milhões de mortos –, o triste legado do Nazismo, que foi o holocausto – cerca de seis milhões de óbitos – parece brincadeira de criança... Finalizo, portanto, o meu registro, baseado em textos historicamente comprovados, fazendo minhas as palavras de Giordano Bruno: “Na boca da Igreja, Deus nunca teve outro sentido que o da dominação e o do poder”. Enfim! Se “toda violência é um defeito do espírito”, como sentenciou o filósofo, quantos espíritos tortos teremos, ainda, de suportar?


Nathalie Bernardo da Câmaranathaliebernardo@hotmail.com
Brasília (DF) - Brasil, 22 de setembro de 2006
Brasília (DF) - Brasil, 20 de fevereiro de 2009

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