quinta-feira, 3 de junho de 2010

2 MALES DO CÉREBRO


“As doenças do espírito são mais funestas
e mais numerosas do que as do corpo...”.

Cícero (106 - 43 a.C.)
Homem político, orador e escritor romano



No dia 5 de maio passado, postei em meu blog o texto A Bruxa e o mago: os dois lados da mesma moeda?. Iniciei-o dizendo: “Quanto mais longínquos estão no tempo determinados acontecimentos, sobretudo os que vivenciamos em tenra idade, o tempo encarrega-se de diluí-los em nossa memória. E, para isso, não precisamos ter Mal de Parkinson”. Uma leitora, contudo, através de um comentário, corrigiu-me. A bem da verdade, eu quis me referir ao Mal de Alzheimer, patologia cunhada em 1910, a partir de descobertas científicas do médico alemão Alois Alzheimer (1864 - 1915), que as iniciou em 1901, mas, por engano, terminei escrevendo Mal de Parkinson, que, aliás, foi descrita, em 1817, pelo médico inglês James Parkinson (1755 - 1824). Agradeço, portanto, a observação da leitora, cujo comentário li apenas outro dia, embora já tenha tido o cuidado de fazer a alteração necessária. No comentário, ainda, ela preocupou-se em fazer uma breve descrição dos dois males, além de me enviar o link para dois sites que tratam de aspectos relacionados a eles...



Mal de Parkinson: doença degenerativa da parte motora, que causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular e desequilíbrio no caminhar, além de alterações na fala e na escrita.

http://www.parkinson.org.br/




Mal de Alzheimer: tem como sintoma primário mais comum a perda de memória, acomete inicialmente a parte do cérebro que controla a memória, o raciocínio e a linguagem.

http://www.abraz.com.br/


Nathalie Bernardo da Câmara


Um comentário:

  1. Nathalie, as vezes vejo enganos cometidos nos blogs, como o seu, ou lapsos de digitação. Hoje por ex. li num blog "olhos vegetais", até achei graça... certo que é "óleos vegetais". Mas as vezes essas minúcias passam sem a gente perceber. Muitas vezes recebo msg desagradáveis de pessoas que não aceitam críticas, porém meu propósito é uma informação correta. Com certeza cometo erros tb, que devem passar batidos mesmo na releitura.
    Tenho acompanhado este blog e hj aderi como seguidora.
    Tenho 49a, sou portadora de Parkinson desde os 38a, tenho vida normal, evidente com algumas limitações.
    Agradeço sua correção e convido-a para visitar o meu blog: http://simplesmentetete.blogspot.com/
    Abraços calorosos nesta noite tão fria, *TT
    email: simplesmente.tete@gmail.com

    ResponderExcluir

Aceita-se comentários...