sábado, 5 de junho de 2010

5 DE JUNHO:
DIA DO MEIO AMBIENTE



“Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza,
do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la...”.

Washington Novaes
Jornalista brasileiro



O tema do Dia Mundial do Meio do Ambiente de 2010 – Muitas espécies. Um planeta. Um futuro. – reflete o fato de este ser o Ano Internacional da Biodiversidade, ressaltando, assim, a preocupação da Organização das Nações Unidas - ONU, através de um programa para o meio ambiente, o PNUMA, com a proteção e preservação das espécies da natureza, traduzindo-se em um apelo em prol da conservação das diversas formas de vida existentes em nosso planeta.

Estabelecido em 1972, ano em que foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e com sede em Nairobi, no Quênia, o PNUMA é a principal autoridade global em meio ambiente, cabendo à agência da ONU promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável. Entre os seus principais objetivos:


A manutenção do estado do meio ambiente global sob contínuo monitoramento;

O alerta de povos e nações sobre problemas e ameaças ao meio ambiente;

A recomendação de medidas para aumentar a qualidade de vida da população sem comprometer os recursos e serviços ambientais das futuras gerações.


2010, portanto, sendo o Ano Internacional da Biodiversidade, eis a oportunidade para:



Expressar a importância da biodiversidade para o bem-estar das populações;

Refletir sobre as conquistas alcançadas até agora para preservar a biodiversidade;

Dobrar os esforços para reduzir o índice de perda da biodiversidade.


Para o PNUMA “O ponto focal para o Ano Internacional da Biodiversidade é o Secretariado da Convenção em Diversidade Biológica. Estabelecida na Conferência Mundial Rio 92 [Earth Summit in Rio de Janeiro in 1992], a Convenção em Diversidade Biológica [Convention on Biological Diversity - CBD] é um tratado internacional para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e o compartilhamento igualitário dos seus múltiplos benefícios. Com 191 integrantes, a CBD tem quase uma participação universal. Esta campanha é um desafio significante e, para que seja bem sucedida, precisamos criar e promover ações vindas de todos os setores e de vários países. Portanto, precisamos trabalhar juntos!”.

E mais: “O Ano Internacional da Biodiversidade 2010 visa refletir sobre as ações já realizadas, além de celebrar os sucessos alcançados até agora. Para isso, pretendemos construir uma plataforma de conhecimento sobre o que significa a biodiversidade e sobre porque preservá-la seja tão importante. Esta plataforma fornecerá meios para que você, internauta, possa enviar sua própria mensagem. Queremos ajudar todos aqueles que trabalham na proteção da biodiversidade. Acima de tudo, queremos garantir que todos os chamados para agir sejam de fato eficientes e que todos os planos para proteger a biodiversidade após 2010 comecem com força suficiente para continuar”.

Voilà, então, a minha mensagem, a partir do tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2010...


O segredo do futuro do planeta
reside nos reinos mineral, vegetal e animal.




Nathalie Bernardo da Câmara






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...