quarta-feira, 16 de julho de 2014

NADA DE BÍBLIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: O ESTADO BRASILEIRO É LAICO!

— A laicidade do Estado significa que ele (...) deve respeitar todas as posições religiosas, mas não pode endossar nenhuma delas...

Daniel Sarmento, professor adjunto de Direito Constitucional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Procurador Regional da República, em declaração durante evento sobre o ensino religioso nas escolas da rede pública, realizado em maio de 2012, divulgado pela revista Fórum no dia 1º de junho do referido ano.


Eita, Brasil fuleco! Uma decisão dessa natureza, no nosso país, sobretudo em escolas da rede pública de ensino, é INCONSTITUCIONAL, já que o Estado brasileiro é LAICO – “Um projeto aprovado pela Câmara de Vereadores de Nova Odessa, a 122 km de São Paulo, obriga alunos do 1º ao 5 º ano a ler um versículo da Bíblia por dia” (Folha de S.Paulo, 16/07/2014 [abaixo, link para a reportagem]).

Quem quiser, profira não importa qual religião, mas na sua casa, além dos adros das suas igrejas, templos, mesquistas ou em qualquer outro centro de oração, e com os seus pares, NÃO infectando a mente dos alunos, no caso, crianças, das nossas escolas, obviamente que LAICAS, com as suas crenças. Discernimento, gente! Vamos impedir a obrigatoriedade da leitura da Bíblia – “um catálogo de crueldades”, como diria o escritor português José Saramago (1922 - 2010), e de obscurantismo, ou de outro livro correlato – que crime! – nas escolas. Esse tipo de prática, arbitrária e antidemocrática, viola a Constituição brasileira: é um desrespeito e uma afronta as nossas leis!

Se permitirem esse tipo de iniciativa, daqui a pouco vira praga e, aí, as nossas escolas vão se transformar numa barbárie: vai terminar numa guerra dita santa e, pode apostar, serei uma das primeiras, como disse uma amiga numa postagem publicada ontem, numa dada rede social, que pegarei em armas.

Sinceramente, quero distância do mencionado livro, ressaltando que, se tentassem obrigar um filho meu a lê-lo, eu não hesitaria em tirá-lo da escola – lavagem cerebral é algo totalmente fora de questão. Que as nossas crianças cresçam com as suas mentes saudáveis, livres, libertas de todo e qualquer julgo, sem amarras.

Nathalie Bernardo da Câmara


Link para a reportagem mencionada acima, ou seja, Lei obriga crianças a ler a Bíblia no interior de SP: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/176257-lei-obriga-criancas-a-ler-a-biblia-no-interior-de-sp.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...