quinta-feira, 28 de julho de 2011

2011:
ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS*



“O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes...”.

World Wildlife Fund– WWF, organização não-governamental, fundada em 1961, que integra a maior rede mundial de conservação da natureza, atuando no Brasil desde 1971.




17 de julho: Dia Mundial de Proteção as Florestas, sensibilizando a sociedade para que ela preserve as florestas, garantindo, desse modo, a vida na Terra. Declarado pela Organização das Nações Unidas - ONU, a homenagem visa nortear o tema Floresta para o povo, promovendo, segundo a revista Planeta Sustentável, “ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta”. Entre as referidas ações estão: a perda da biodiversidade; o agravamento das mudanças climáticas; o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais; o estímulo a assentamentos clandestinos e a ameaça à própria vida humana.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Pnuma, trezentos milhões de pessoas de todo o mundo têm como abrigo as florestas, que garantem, ainda, de forma direta, “a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre”. No caso do Brasil, de acordo com informações fornecidas pela WWF, o país é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possuindo as maiores reservas de água doce e um ⅓ das florestas tropicais que ainda restam no planeta, estimando-se, ainda, que, no Brasil, uma em cada dez espécies de plantas ou animais existentes, ressaltando que, no país, o WWF-Brasil foi oficialmente criado no dia 30 de agosto de 1996, cuja sede é em Brasília, e anda seriamente preocupado com o novo Código Florestal Brasileiro.

Afinal, as propostas de deputados federais ruralistas concentram-se na remoção de proteções ambientais e na anistia dos desmatadores. Um acinte que a WWF, a maior rede de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países, contando com o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários, tenta coibir. Afinal, segundo a reportagem da revista Planeta Sustentável: “Se eles conseguirem, vastas áreas de vegetação nativa ficarão expostas ao desmatamento. Especialistas concordam que as alterações propostas pelos ruralistas para o Código Florestal podem levar a terríveis consequências, como agravamento de enchentes e deslizamentos, assoreamento de rios, perdas para a própria produção agrícola. Mas os ruralistas não escutam e querem aprovar a proposta agora!”.




Quem planta, colhe...





Oexiste porque este planeta frágil merece ter uma voz. Ele precisa de soluções. Ele precisa de mudanças. Ele precisa de ação...”.




Vindo ao mundo no dia 15 de setembro de 1971 por iniciativa de dozes pessoas, entre ambientalistas e jornalistas, o Greenpeace é nativo do Canadá e do signo de Virgem. E ele só existe, segundo mensagem de um dos seus vários blogs, “para expor criminosos ambientais e desafiar governos e corporações onde eles falham em manter suas promessas de proteger o meio ambiente e o nosso futuro”, acreditando que a luta para preservar o futuro do nosso planeta não diz respeito somente à organização, mas, também, a todos nós, sendo o intuito do seu trabalho em favor do meio ambiente, temas tipo florestas, clima, energia, oceanos, agricultura sustentável (transgênicos), tóxicos e desarmamento/promoção da paz, que, a partir de objetivos e estratégias, se transformam em campanhas – “um trabalho de investigação, exposição e confronto a partir das demandas da organização em cada país onde ela atua”.

A missão do Greenpeace, por sua vez, é a de “proteger a floresta amazônica, bioma de grande biodiversidade, hábitat de milhares de espécies, milhões de pessoas e fundamental para o equilíbrio climático do planeta; estimular o investimento em energia renovável e eficiência energética, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa, que causam aquecimento global; defender os oceanos com a criação de uma rede de unidades de conservação e o estímulo da pesca sustentável; trabalhar pela paz, enfrentando as causas de conflito e eliminando a produção de energia e armas nucleares, e incentivar a agricultura segura e sustentável, rejeitando os organismos geneticamente modificados.









Quando da ECO-92, no Rio de Janeiro – oportunidade na qual cento e oitenta países admitiram os danos que causavam ao meio ambiente –, o Greenpeace adotou o Brasil, que, vítima de ações internacionais predatórias, não dispunha de ambientalistas de peso para protegê-lo. Foi assim que, durante o encontro, no dia 26 de abril, aniversário da explosão da usina nuclear de Chernobyl, a tripulação do navio do Greenpeace Rainbow Warrior rumou para Angra dos Reis, onde oitocentas cruzes foram afixadas no pátio da usina nuclear, simbolizando o número de mortes ocorridas no trágico acidente na Ucrânia. O evento marcou oficialmente a inauguração do Greenpeace no Brasil.

Enfim! O Greenpeace tem como uma das suas maiores bandeiras a frase do chefe índio norte-americano Seattle: “Quando a última árvore for cortada, o último rio envenenado, e o último peixe morto, descobriremos que não podemos comer dinheiro...” Eu, particularmente, quero o meu ambiente por inteiro. Não pela metade...



“A prova de que a natureza é sábia é que ela nem sabia que iríamos usar óculos e notem como colocou as nossas orelhas...”.

Jô Soares
Humorista brasileiro




Raios-x do verde do planeta Terra




“Os raios-x são uma fraude...”.

William Thomson, dito Lord Kelvin (1824 - 1907)
Físico inglês, que proferiu a frase em 1900




Cobrindo 31% de toda a área terrestre do planeta, as florestas merecem, portanto, ser mais valorizadas e, conseqüentemente, preservadas. Segundo edição da revista Planeta Sustentável, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Pnuma informa que trezentos milhões de pessoas de todo o mundo têm como abrigo as florestas, que garantem, ainda, de forma direta, “a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre”. Daí, então, que, com o intuito de sensibilizar a sociedade para a preservação das florestas, garantindo, assim, a vida no planeta, a Organização das Nações Unidas - ONU declarou 2011 o Ano Internacional das Florestas, que deverá, aliás, ser norteado com o tema Florestas para o povo. De acordo com a reportagem, a idéia é promover durante o ano de 2001 “ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta”. Entre eles: a perda da biodiversidade; o agravamento das mudanças climáticas; o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais; o estímulo a assentamentos clandestinos e a ameaça à própria vida humana. Falando em vida...




IBGE: preservar florestas é sinônimo de proteger a vida





“A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica...”.

Frase formulada em 2008 em avaliação do Ensino Nacional do Ensino Médio - ENEM




Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.




No caso da Terra dos Papagaios...









 Carma dos adeptos da doutrina espírita...
















 Enquanto isso... Haja corda bamba!




Futuro próximo? Quem viver verá...




Ainda bem que, tendo plantado um exemplar de pau-brasil (Caesalpinia echinata) há mais de 20 anos, já tenho garantidos os meus 15 m² de área verde...


* Publicado originalmente no dia 20 de novembro de 2010, embora, à época, o título tenha sido A Fauna e a flora não são míopes e estão de olho! A epígrafe? Do humorista brasileiro Jô Soares, que disse: “A prova de que a natureza é sábia é que nem sabia que iríamos usar óculos e notem como colocou as nossas orelhas...”. É ótimo, isso! Na postagem de hoje, contudo, foram feitas algumas modificações e acréscimos em alguns textos e imagens, mas nada tão grave tanto quanto o aquecimento global.



Nathalie Bernardo da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...