segunda-feira, 1 de setembro de 2014

UMA ESTRANHA TERAPIA


Por Evaldo Alves de Oliveira, médico pediatra e homeopata, sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.


Há doze anos trabalhando como Médico Auditor, esta semana surpreendi-me com a solicitação de um inusitado procedimento terapêutico: quesoterapia. Confesso que sequer entendia o significado deste termo.

Em busca de dados referentes a essa inusitada forma de tratamento, deparei-me com um site espanhol que dizia: Desfrute do queijo com os cinco sentidos. O tratamento proposto consiste em aspergir o queijo em todo o corpo, e fazer com que o queijo penetre na respiração, nas entranhas. Quando todo o corpo estiver com uma cor amarelo-limão, introduz-se o corpo em uma sauna com fogo baixo, até que todo o queijo se derreta lentamente e forme uma estranha mistura, uma nuvem de queijo, e o corpo será uma mozzarella uniforme, um rio de aromas que se expande e escorrega sem limites fixos, para criar novas formas de ser humano. Quando o corpo estiver pegajoso, colocamo-lo em uma cama e acrescenta-se amor por 5 horas seguidas, até que o corpo retorne a uma forma pura, sem moldes que o contenham.

Ao que parece, trata-se de um procedimento no qual o indivíduo é coberto por uma fina camada de queijo, e seu corpo fica exposto ao contato com os elementos que compõem esse maravilhoso produto alimentar, seguido por massagens.

Em casa, imaginando tal proposta terapêutica para os males do estresse, da angústia e da ansiedade, cheguei ao nível do quase riso, ao lembrar da tarde que acabara de passar na companhia do meu neto de 14 meses.

A doçura que emanava daquele olhar, a atmosfera de afetividade com que aquele irresistível par de olhinhos cor de mel tocava minha alma, aquele sorriso maroto carregado com a aura da renovação, aquela tez macia, tenra, com cheiro de terra molhada, aquela cabecinha recostada ao meu peito, nos momentos do pré-sono, funcionam como células tronco para minha alma, gerando conforto e propiciando novas formas de renascimento. Aqui, sim, um novo ser humano.

Pronto. A Netoterapia poderia, com grandes vantagens, substituir a quesoterapia proposta por aquele colega médico para tentar acalentar o coração de almas inquietas, mentes ansiosas, depressões em formatação. E ainda põe em movimento seus músculos, suas articulações e sua respiração, melhorando, as condições desse velho coração. Em todos os sentidos.

Tudo isso a custo zero.

(22/08/2012)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...