domingo, 28 de agosto de 2011

OXENTE! SUSTENTA A TACADA...


“Deu em todo canto (no caso, especificamente, no jornal Folha de S. Paulo): ‘A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, apresentou duas emendas parlamentares em benefício de ONG ligada a um assessor no Senado. A verba, no total de R$ 200 mil, foi destinada pela então senadora Ideli, que exercia o mandato pelo PT de Santa Catarina, ao Centro de Elaborações, Assessoria e Desenvolvimento de Projetos (Cesap), com sede em Florianópolis. Do volume de recursos encaminhados para a entidade pela ministra, R$ 148 mil já foram pagos pelo governo...’”.




Marina Silva fala aos magistrados e servidores do TJDFT sobre os desafios da sustentabilidade




Os magistrados e servidores do TJDFT [Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios] receberam na manhã de hoje, 25/8, a ex-senadora e ativista ambiental Marina Silva, que palestrou para um auditório lotado sobre "Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável no Brasil". A palestra fez parte do projeto de educação corporativa "Em Dia com a História", da Escola de Administração Judiciária do Tribunal, voltada a promover a reflexão de temas importantes da contemporaneidade e oportunizar aos servidores ampliar a visão e a capacidade crítica, por meio de palestras com personalidades e intelectuais de diversas áreas.

A ex-canditada à Presidência da República do Brasil, reconhecida no país e no mundo pela sua atuação nas áreas de meio ambiente, social e de sustentabilidade, foi recebida por uma plateia lotada de servidores, e saudada pelos Desembargadores Dácio Vieira, no exercício da Presidência, Sérgio Bittencourt, Corregedor da Justiça do DF, e Mário Machado, Coordenador Geral dos Cursos da Escola de Administração Judiciária, e pelo juiz Gilmar Soriano, Presidente da Associação dos Magistrados do DF - AMAGIS.

Ao saudar a palestrante, o Des. Dácio Vieira enalteceu sua trajetória de vida, relatando sua evolução acadêmica e seu notável saber, e a luta na defesa dos recursos naturais, voltada ao desenvolvimento sustentável. Na ocasião, lembrou que o TJDFT implantou o Programa de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT, Viver Direito, e recentemente entregou à população o Fórum Verde, o primeiro edifício do Judiciário construído com padrões de sustentabilidade. "Estes foram os primeiros passos do Tribunal em direção ao desenvolvimento sustentável, mas sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer", comentou.

A palestrante elogiou as iniciativas do Tribunal do DF e explanou a sua visão sobre as necessidades, oportunidades e os desequilíbrios da sustentabilidade no mundo atual: "Vivemos num momento em que a humanidade passa por uma crise civilizatória. Conquistamos muito, e o ser humano tende a se acomodar quando alcança grandes conquistas, e costuma entrar em desequilíbrio", falou.

Descreveu quais são as crises que desafiam a sustentabilidade: a crise econômica (por que passam hoje os países europeus, os Estados Unidos e o Japão, com repercussão em todo o mundo, e a decorrente perda de milhões de empregos); a crise social ("o andar de baixo da humanidade vive há anos com menos de dois dólares por dia, mas quando a crise econômica atingiu o andar de cima, e o contribuinte comum passou a pagar a conta, é que se voltaram os olhos para a crise social"); a crise ambiental ("consumimos 30% a mais hoje que o planeta é capaz de regenerar"); a crise política ("as pessoas devem se conscientizar que as mudanças devem partir delas, e não de salvadores da pátria e devem exigir os valores aos políticos, autores da leis a serem utilizadas pelo Judiciário"); e a crise ética ("não se pode admitir que existam pessoas de 1ª e de 2ª categoria").

A palestrante encerrou sua apresentação, afirmando a necessidade de voltarmos aos valores da humanidade: "ser, ao invés de ter ou fazer", demonstrando com exemplos históricos a evolução da humanidade e a crise gerada pelo excesso do consumo. "Precisamos de uma forma mais generosa de ser com nós mesmos, com as pessoas e com o mundo e a natureza", afirmou.

Muito aplaudida pela plateia, Marina Silva recebeu um agradecimento especial do Presidente em exercício: "é um privilégio ouvi-la, suas palavras abrem a mente de todos para a reflexão da visão do futuro que queremos. A partir de hoje, nós magistrados e servidores estaremos mais preparados para compartilhar da sua visão não somente nos julgamentos, mas também na família e na sociedade", declarou.



Clique no link abaixo e saiba mais sobre o programa socioambiental Viver Direito, desenvolvido pelo TJDFT desde 2008.



Transcrito do site oficial da ambientalista brasileira Marina Silva.

Obs.: A ilustração e a epígrafe foram escolhas minhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...