sábado, 13 de agosto de 2011

UM PÉ DE QUÊ?


“O Código Florestal está ameaçado...”.

Abaixo-assinado rolando...




Na quinta-feira, 11, mais um apelo fervoroso e necessário da ambientalista brasileira Marina Silva em defesa da probidade do novo Código Florestal brasileiro deu-se no encontro Estadão & Cultura, promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. Falando nisso, acabou a censura imposta ao periódico pelo senador José Sarney (PMDB-AP) e por Lula?

Enfim! De acordo com o jornal, a ex-ministra do Meio Ambiente espera que que o Senado conserte os erros da Câmara Federal, que aprovou o substitutivo do Código Florestal apoiado pela bancada ruralista. Para ela, a mobilização da população é fundamental.

"Podemos criar formas sui generis de mobilização, para que os senadores se sintam politicamente estimulados e eticamente constrangidos a consertar o que foi feito na Câmara", afirmou a ex-ministra no auditório lotado da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Marina lembrou que a discussão sobre o Código Florestal é muito antiga: desde a primeira versão da lei, promulgada em 1934, já havia uma preocupação com os rumos da ocupação e do uso do solo no País. "Quando a primeira versão do Código Florestal foi pensada, já havia um alerta vermelho para o fato de estarmos indo por um caminho perigoso", disse Marina.

Ela afirmou que um dos problemas causados pela discussão polarizada que se deu na Câmara dos Deputados foi tentar pintar a legislação ambiental como fruto de interesses externos ao País. "Essa legislação é fruto dos brasileiros, da academia, e não de ONGs estrangeiras, como andam dizendo."

Marina disse, ainda, que existem áreas que devem ser preservadas, outras que devem ser manejadas, e áreas em que se deve consolidar a agricultura. "O que não podemos é impactar os recursos dos quais dependem milhares de pessoas em nome de um enriquecimento rápido e de curto prazo."



Nathalie Bernardo da Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...