quarta-feira, 29 de junho de 2011

O TEMPO FECHOU EM MINAS GERAIS


“Mineiro come quieto...”.

Dito popular



Que eu sou apaixonada por Goiás, é um fato. Reconheço e assino embaixo. Tanto que, se não tivesse nascido em Paris, a minha queridinha, queria ter vindo ao mundo em Goiás, embora o que até hoje não entendo é o motivo desse estado tão generoso ter doado parte das suas terras para a criação de outro estado, que é o Tocantins (nome mais feio!) – fruto da ganância de certos políticos. Mas, essa é outra história... Agora, no que diz respeito a Minas Gerais – homenagem deste blog –, cuja cultura, de certa forma, se assemelha à goiana... Que maravilha! E um estado igualmente generoso. Na culinária e nas artes, por exemplo, é o próprio celeiro, só brotando... Os artistas mineiros, no caso, são impecáveis, precisos e geniais. Mas, enfim!

Citando certo site: Minas Gerais é “uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a quarta maior em extensão territorial [superior à da França]. Localiza-se no Sudeste [do país] e limita-se a sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com o Mato Grosso do Sul e a noroeste com Goiás, incluindo uma pequena divisa com o Distrito Federal, a leste com o Espírito Santo, a sudeste com o Rio de Janeiro e a norte e nordeste com a Bahia”. Entendi bem? Ou seja, tomou conta do país! Mas, prosseguindo... Segundo estado mais populoso do Brasil, com quase 20 milhões de habitantes, Minas Gerais “possui o terceiro maior Produto Interno Bruto - PIB do país, superado apenas pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro”.

Pudera! Com todas aquelas minas – eu só queria uma pedrinha de ouro... Para guardar de lembrança, já que os estrangeiros levaram e continuam levando grande parte da nossa riqueza natural. Mas, a gente ainda tem sorte. Afinal, os Estados Unidos só gostam de petróleo! Se gostassem de ouro, Minas Gerais e o Brasil já estariam fazendo parte de um passado qualquer, apagados do mapa, igual eles, os EUA, querem extirpar a comunidade árabe da face da Terra para, sem clemência, através de guerras insanas, roubar o seu petróleo. O governo norte-americano não tem vergonha na cara? Pelo visto, não. Só que genocídio e usurpação dão cadeia. Cadê a Organização das Nações Unidas - ONU?

Bom! Cuidemos da dengue... E a do tipo 4 é a pior. Ninguém merece viver compartilhando o próprio espaço com um mosquito que anda matando mais do que o ditador alemão Hitler (1889 - 1945). No mais, gostaria de lembrar que, na política, Minas Gerais nos deu Juscelino Kubitschek (1902 - 1976), que, arrojadamente, fundou Brasília – que adoro! –, supostamente morto em um acidente de carro, além do saudoso Tancredo Neves (1910 - 1985), que teve a coragem de desafiar os militares brasileiros e colocar um fim na dita dura. Foi igualmente assassinado – igual Ulisses Guimarães (1916 - 1992)... Enfim! A única coisa que Minas Gerais nos legou que não tem tempero foi la presidenta Dilma Rousseff...


Nathalie Bernardo da Câmara



Um comentário:

Aceita-se comentários...