segunda-feira, 21 de outubro de 2013

BRASIL: QUANDO UM GOVERNO ROUBA O SEU POVO...

“O pré-sal é nosso...”.

Marina Silva
Ambientalista brasileira, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente.


Deu no R7 Notícias: Leilão do pré-sal é uma privatização necessária, segundo especialistas

Para ter acesso ao petróleo, Petrobras precisa de investimento de outras empresas

Por Joyce Carla

O governo, por meio da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível), realiza nesta segunda-feira (21) o primeiro leilão de exploração e produção de petróleo na camada pré-sal, sob o regime de partilha da produção.

O leilão é alvo de críticas e protestos por parte da sociedade alegando que seria uma privatização de um bem do País. No entanto, segundo o economista da FGV (Fundação Getulio Vargas) e pesquisador do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), Fernando de Holanda Barbosa Filho, o petróleo debaixo da terra não é riqueza para ninguém: — É preciso extrair o pré-sal para ele se tornar um bem. E se a Petrobras não tem condições de explorar sozinha, precisa fazer uma parceria pela concessão ou pela partilha.

O professor de direito do Ibmec Jerson Carneiro ressalta que o leilão é uma privatização: — O leilão fere os interesses nacionais previsto na Constituição de 1988, visto que configura lesão econômica ao patrimônio, violação à moralidade administrativa, além de comprometimento do caráter competitivo da concorrência.

Com ponto de vista diferente, o coordenador do MBA Petróleo e Gás da FIA (Fundação Instituto de Administração), Weber Amaral, não vê esse leilão como privatização, porque mantém o controle da exploração nas mãos da Petrobras: — O modelo adotado, da partilha, não é tão ruim. Ele desestimula empresas que não querem tanta intervenção estatal, mas resguarda os interesses da Petrobras e do governo.

Leilão
Os especialistas concordam que deve ser vencedor o consórcio do qual a estatal brasileira faz parte e que as companhias chinesas estão interessadas mais na reserva de petróleo que terão acesso do que no lucro gerado com a venda de pré-sal.


E haja lama!


“Desde já eu afirmo a minha posição: é crime tentar privatizar a Petrobras e/ou pré-sal. (...) O nosso grande passaporte para o futuro…”.

Trecho de um discurso da então candidata Dilma Rousseff gravado em vídeo durante a campanha eleitoral de 2010.


Pois é, quem diria que, um dia, veríamos o governo do PT defender e promover a privatização de um dos nossos maiores bens naturais, que é o pré-sal, embora, quando da vinda do miserável do Obama ao Brasil, la presidenta Dilma Rousseff já tenha sinalizado a sua futura – hoje, presente – má intenção e desrespeito para com o povo brasileiro, caindo em contradição com o seu discurso de campanha! O paradoxal é que quando o governo FHC implantou a sua política de privatização, os petistas foram os primeiros a criticá-la. O mais surreal, ainda, é a orientação recebida pela polícia para reprimir manifestantes contrários ao leilão do pré-sal. Sinceramente? Nada mais me surpreende vindo desse partido que, não é de hoje, anda a partir o Brasil... Quanta vergonha, maculando, acintosamente, a nossa soberania! Sei não, mas devia dá cadeia para os governos, não importam quais, que, arbitrariamente, metem a mão nas riquezas do seu povo.


Nathalie Bernardo da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...