quarta-feira, 9 de maio de 2012

AS TORRES GÊMEAS DE BRASÍLIA...

Foto: AFP

“Sustentabilidade é tudo que nós fazemos para manter o sistema da vida, primeiro a vida humana, toda a comunidade de vidas como plantas, animais e os outros seres. De tal maneira que eles atendam nossas necessidades, preservemos o capital natural e pensemos nas gerações futuras que têm direito de satisfazer as suas necessidades também. O tipo de desenvolvimento que temos hoje é absolutamente insustentável, devasta a natureza e gera injustiças sociais, econômicas e ambientais...”.

Leonardo Boff
Teólogo brasileiro


Segundo o G1, “ativistas da ONG ambiental Greenpeace projetaram feixes de laser sobre as torres do Congresso Nacional nesta terça-feira (8) para protestar contra o novo Código Florestal, aprovado no final de abril pela Câmara dos Deputados [protocolado nesta segunda (7) na Casa Civil da Presidência da República]. A proposta está sob a análise do Executivo, que tem até o dia 25 de maio para sancionar o texto, com ou sem vetos. Ministros já adiantaram que a presidente Dilma Rousseff deve cortar trechos que anistiem desmatadores e que prejudiquem pequenos produtores rurais”. Os ambientalistas fizeram uma projeção com laser "escrevendo" nas torres do Congresso os dizeres: New Forest Code (Novo Código Florestal, em inglês) e Veto Dilma. Curiosamente, segundo ainda a reportagem, contrariando o que supostamente certos ministros andam a dizer, ou seja, que la presidenta deverá anistiar desmatadores, a própria, “em mensagem enviada ao Partido Verde (PV) após o primeiro turno das eleições de 2010, na tentativa de conquistar o apoio de Marina Silva, disse expressar ‘acordo com o veto a propostas que reduzam áreas de reserva legal e preservação permanente, embora seja necessário inovar em relação à legislação em vigor’”. E Dilma concluiu: — Somos totalmente favoráveis ao veto à anistia para desmatadores. De acordo com a Agência Brasil, no mesmo dia em que a proposta do novo Código Florestal foi protocolada na Casa Civil da Presidência da República, ou seja, na segunda (7), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participou no Senado de um debate sobre a Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos voltados à construção de uma sociedade global sustentável, defendeu que la presidenta Dilma Rousseff vete na íntegra o texto do novo Código Florestal.




Será que o nosso velho e conhecido dito popular água mole em pedra dura tanto bate até que fura serviria de consolo nesse caso? Afinal, considerando a sua condição de ancião, o ditado já foi largamente usado ao longo do tempo, estando, portanto, bastante desgastado... Bom! Ocorre que Dilma Rousseff é sagitariana, nascida num – irradiante? – 14 de dezembro, no segundo decanato do signo, que, aliás, é regido por júpiter, cujo elemento é o fogo. Não seria à toa que ela possui não somente uma ardente imaginação, mas, também, uma forte tendência ao debate – será? O fato é que eu só não peço para fazerem um mapa astral porque não sei a hora do seu nascimento. Enfim! O único inconveniente é que, sendo mineira, de Belo Horizonte, come, segundo dizem, quieta. E pelas bordas...

Nathalie Bernardo da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...