sábado, 5 de maio de 2012

SOB OS AUSPÍCIOS DA SUPERLUA, A QUEBRA DE UM PROTOCOLO...

Foto: Divulgação - Montagem: Nathalie Bernardo da Câmara
“A presidente Dilma terá que decidir qual modelo de desenvolvimento quer para o país. Não dá para ter na mesma base de apoio o sonido da motosserra e o canto do uirapuru. Agora, resta à ela usar seu poder de veto ou compactuar com o que está posto. Chegou a hora da verdade. Veta, Dilma. Veta tudo, não pela metade...”.

Marina Silva
Ambientalista e ex-ministra do Meio Ambiente


Fechou! – como se diz no universo fashion. E a ocasião não poderia ser a mais oportuna, apesar de inesperada. Sob o manto protetor da superlua, fenômeno com o qual o satélite natural nos presenteou neste fim de semana, já que está 14% maior e 30% mais brilhante do que todas as outras luas cheias de 2012, a atriz brasileira Camila Pitanga, presente no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, na condição de mestre de cerimônia de um evento promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ surpreendeu a todos: eis que de repente, não mais que de repente, ela, que já apoia a campanha Desmatamento zero, interrompeu a sua fala e, pedindo licença à Dilma Rousseff para quebrar o protocolo, fez um apelo para que la presidenta vetasse o novo Código Florestal Brasileiro, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 25 de abril. Dilma Roussef, por sua vez, que se encontra com uma cópia do documento – um dos seus atuais objetos de análise, podendo vetar parcial ou totalmente o texto –, provavelmente não prevendo a intervenção para lá de democrática, se limitou a sorrir para Camila, que foi ovacionada, igualmente a cumprimentando com um aceno de cabeça, que, esperamos todos, tenha sido positivo, acatando, mesmo que sutilmente, o pedido da atriz, que foi considerado pelo Greenpeace, há 40 anos atuando no mundo e há 20 anos no Brasil, “uma atitude de coragem”, já que conta com “o apoio de milhões de brasileiros que não querem ver a lei ambiental virar pó na mão do agronegócio”.

Fruto de um movimento organizado por entidades da área ambiental que, não é de hoje, vem sendo realizado por toda parte, inclusive incluindo uma petição – a qual, por sinal, eu também já assinei –, não somente nos 4 cantos do Brasil – fora também –, mas principalmente nas redes sociais da internet, o pedido, que virou slogan, não pode, desta vez e definitivamente, já que o novo Código Florestal Brasileiro incentiva o desmatamento e anistia criminosos, novamente ser ignorado por la presidenta. Afinal, como se costuma dizer, “é agora ou nunca!”. O curioso é que, ontem mesmo, dia 4, publiquei no meu blog a postagem 13 razões para o veto total ao PL 1876/99 do Código Florestal “à luz dos compromissos da Presidenta Dilma Rousseff assumidos em sua campanha nas eleições de 2010”, como disseram os autores do texto: o engenheiro florestal Tasso Azevedo e os advogados André Lima e Raul Valle. Assim, para quem quiser conhecer as tais 13 razões para que Dilma Rousseff faça o meio ambiente voltar a sorrir, assim como o povo brasileiro, cuja maioria a elegeu, é só clicar no link abaixo:



Ah! Falando em link, ainda dá tempo para assinar a petição, cuja iniciativa é do Greenpeace. Basta um clique:



E que seja feita a vontade do povo brasileiro...

Nathalie Bernardo da Câmara




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...