segunda-feira, 9 de julho de 2012

PEC DOS JORNALISTAS: VOTAR OU NÃO VOTAR? EIS A QUESTÃO...

“O silêncio muitas vezes é mais eloquente do que o clamor alto. Por isso vamos ficar atentos ao que não é dito...”.

Noam Chomsky
Linguista, escritor e ativista político norte-americano


Segundo nota da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), uma das matérias a serem apreciadas no Senado Federal nesta terça-feira, 10, é a PEC dos jornalistas, que defende a obrigatoriedade do diploma superior de jornalismo para o exercício da profissão – exigência essa posta abaixo no dia 17 de junho de 2009 em consequência do abuso de poder de certo juiz, então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o hoje só ministro Gilmar Mendes, que se não entende de magistratura, já que quando recorre a ela não é que para fins escusos, o que dirá de jornalismo! A FENAJ, por sua vez, tem se empenhado, através de inúmeras ações, para assegurar a votação e a aprovação da matéria. A ameaça, contudo, é a política de influência, obviamente que nefasta, do presidente do Senado, o senador José Sarney (PMDB-AP), cujo medo da imprensa é impressionante! – obviamente que sem motivo aparente... Enquanto isso, o diretor da FENAJ, José Carlos Torves, que vem acompanhando os trabalhos no Senado juntamente com uma comitiva de jornalistas e que esteve presente na sessão de quarta-feira, 4, quando a PEC dos jornalista não foi à votação por falta de quorum:

— Para não correr riscos com a redução do quorum, o autor e o relator da proposta costuraram um novo encaminhamento, que foi anunciado no plenário pela mesa diretora da sessão, para votar na semana que vem.

Que é esta semana. E o dia acertado, até então, esta terça-feira, 10. Porém, se novamente não der quorum – tudo depende da meteorologia –, a votação pode ser na quarta, quem sabe na quinta...


Lembrete para agosto de 2012:



Saiba mais sobre como participar:


Nathalie Bernardo da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...