sábado, 7 de abril de 2012

MALHAÇÃO DE...

“Qual adolescente de hoje sabe o que é a brincadeira da malhação de Judas? Ela é uma tradição ligada a Semana Santa que, praticamente, sumiu das grandes cidades, mas ainda persiste na zona rural de municípios menores. Há alguns anos, hoje seria o dia de confeccionar um boneco, feito de serragem ou estopa, e vestido com calça, blusa, sapatos e demais adereços que lembrassem um homem de verdade. Depois de preparado, ele era amarrado em um poste até a hora fatídica. À meia-noite, era surrado em lembrança à traição de Judas Iscariotes a Jesus de Nazaré...”.

Renata Coutinho
Jornalista brasileira



Em maio de 2008, quando Marina Silva deixou a pasta de ministra do Meio Ambiente...




Quase 4 anos depois, no dia 20 de março de 2012, em visita ao ex-presidente Lula no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo...


Foto: Heinrick Aikawa/Instituto Lula/Divulgação


Os Silva*

 
Deitado no leito de um hospital, Lula recebe Marina, que entra no apartamento onde se encontra o ex-presidente, portando um exemplar da Bíblia.

Marina: — Irmão Lula, trago comigo a palavra de Deus...

Lula: — Que Ele também fique com você, companheira Marina, pois vai precisar e qualquer ajuda ajuda. – afetuoso, se despedindo da visita, o ex-presidente beija Marina na face. – Só não conte com Judas!

 
*É pública e notória a minha simpatia, além da admiração, por Marina Silva, já tendo, inclusive, publicado várias postagens divulgando os seus feitos em prol do meio ambiente no meu blog, embora eu não possa dizer o mesmo do ex-presidente Lula. De qualquer modo, independentemente de qualquer coisa, recentemente tive a ideia da historieta acima, um insight, digamos assim, e pensei que um dos meus amigos chargistas a ilustrasse. Porém, como não foi possível localizá-los a tempo, achei que poderia postar a mesma apenas com texto, sem imagem. No entanto, eu só espero que Marina não me leve a mal por causa dessa inocente brincadeira – nenhuma discriminação em relação a sua religião, como, aliás, eu já deixei claro noutra postagem (http://abagagemdonavegante.blogspot.com.br/2012/04/respeitemos-as-diferencas-nao.html) –, nem, muito menos, Lula, visto o respeito que ora lhe voto, mas apenas devido o seu estado de saúde. Afinal, quem, um dia, já não queimou o seu Judas?

 

Nathalie Bernardo da Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...