terça-feira, 12 de junho de 2012

12 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

“Um cartão vermelho para o trabalho infantil é um cartão verde para a educação, pois um dos motivos para que milhares de crianças no Brasil não frequentem a escola é o ingresso precoce no mercado de trabalho. A educação de qualidade é a chave para uma infância digna...”.

Maria de Salete Silva
Coordenadora do Programa de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil.


Segundo o site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o tema Vamos acabar com o trabalho infantil - em defesa dos direitos humanos e justiça social para a campanha mundial referente ao dia de hoje, que faz parte, inclusive, “do debate geral sobre direitos humanos e faz convocação para que todos nós atuemos neste compromisso de concretização da justiça social”. No Brasil, a Campanha Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil é articulada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que, de acordo com o seu próprio site, é “uma estratégia não governamental de articulação, mobilização e sensibilização da sociedade brasileira na luta pela prevenção e o fim da exploração do trabalho de milhões de crianças e pela proteção ao adolescente trabalhador em nosso País”. O MDS, por sua vez, “reafirma o compromisso com a erradicação do trabalho infantil, situação que expressa a violação dos direitos a que são submetidas crianças e adolescentes, e que resulta na perpetuação das condições de pobreza e miséria da população brasileira. Por isso, o MDS convoca todos para o enfrentamento do trabalho precoce, de forma articulada e federativa”. Vamos aguardar!



Enquanto isso, tentemos também erradicar os glutões...


No Brasil, para denúncias de trabalho infantil, procurar:

Conselhos Tutelares – Conselhos Municipais de Assistência Social – Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Ministério Público do Trabalho – Superintendências Regionais do Trabalho ou ligar gratuitamente para o Disque Direitos Humanos (Disque 100).


Nathalie Bernardo da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...