quinta-feira, 19 de abril de 2012

A BELA LYGIA

FOTO: Mário Rodrigues
— Ai do escritor que se sentir realizado...
 
Escritora brasileira


Hoje é um dia especial. Afinal, a escritora Lygia Fagundes Telles completa 89 anos de idade. Sei, contudo, que ela não aprecia sequer uma referência à data – é daquelas que pensam que a data única e exclusivamente lhe pertence e pronto! Não diz respeito a mais ninguém, a não ser aos seus gatos, por quem cultiva profunda afeição. Porém, como já tive a honra de entrevistá-la quando dos seus 80 anos, gostaria apenas de transcrever um breve comentário que escrevi sobre a Lygia ariana na postagem Aleluia, senhor, aleluia! – Parte I – Ariano manso?, publicada neste blog no dia 13 de janeiro de 2010. Vejamos...


“Eleita para a ABL no dia 24 de outubro de 1985 para suceder o escritor, biógrafo, historiador, orador e político brasileiro Pedro Calmon (1902 - 1985), Lygia Fagundes Telles foi a terceira mulher a tomar posse na instituição. No dia 12 de maio de 1987, a grande dama da literatura brasileira ocupou a cadeira de n° 16. Engajada politicamente, Lygia sempre manifestou a sua preocupação com questões políticas e sociais e com o papel do escritor enquanto formador de opinião. A respeito, em uma entrevista, ela declarou: ‘Machado de Assis, aquele gênio mestiço que veio do morro, costumava dizer que o nosso povo, o povo real, o povo verdadeiro, esse era bom. Perigoso era o chamado oficial... Creio que sempre tive essa preocupação ética, a difícil condição humana num planeta enfermo’. Porém, apesar das mazelas do mundo (...), Lygia continua a produzir, com os seus contos e romances sendo traduzidos para diversos idiomas, além de parte de sua obra já ter sido adaptada para o teatro, o cinema, e a televisão. Em 2005, para sua satisfação e a dos seus leitores, Lygia recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa, vindo somar-se aos demais já conquistados em sua carreira literária”.


Enfim! Para quem desejar maiores informações sobre Lygia Fagundes Telles, sugiro a leitura da postagem A Dama nos 80, título dado à referida entrevista que ela me concedeu, transcrita neste blog no dia 10 de junho de 2011, já que a mesma foi originalmente publicada pelo já extinto jornal Pasquim 21 em abril de 2003. Abaixo, portanto, o link para a página do meu blog onde o (a) leitor (a) poderá encontra a entrevista:


Nathalie Bernardo da Câmara



2 comentários:

Aceita-se comentários...