quarta-feira, 27 de junho de 2012

PEC DOS JORNALISTAS: PELA APROVAÇÃO JÁ!



FENAJ convoca mobilização nacional pela votação da PEC dos Jornalistas

Federação Nacional quer que o Senado vote ainda em julho


Atendendo à orientação da FENAJ, os Sindicatos de Jornalistas preparam atividades para reivindicar, nas próximas sessões do Senado, a votação em 2º turno da PEC 33/09. O movimento “Aprove Já” busca assegurar, antes do recesso parlamentar de julho, a aprovação da proposta que restitui a exigência do diploma de jornalismo como requisito para o exercício da profissão.

Com todo o ritual de tramitação já cumprido, a PEC 33/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), está pronta para votação. A expectativa é de que a falta de quorum das sessões no plenário do Senado verificada em várias sessões seja revertida nos próximos dias, após a realização da Conferência internacional Rio + 20. Tal indicativo ficou mais fortalecido após reunião de líderes para definição do ritmo de trabalho e prioridades de votação antes do recesso parlamentar.

A orientação da Executiva da FENAJ e do GT Coordenação Nacional da Campanha pelo Diploma é de que cada Sindicato faça contato diário com os senadores do seu estado para solicitar que compareçam às sessões e garantam a votação antes do recesso. Foi orientado, também, o envio de mensagens por e-mail – movimento que deve ser ampliado com a participação de jornalistas, professores, estudantes de jornalismo e apoiadores da campanha - reivindicando a imediata votação, a exposição do selo da campanha, "PEC do diploma Aprove já", em "pop up" ou outra forma de destaque nas páginas eletrônicas das entidade e o incentivo à categoria e apoiadores a fazerem pressão via facebook, twitter, blogs e todas as redes sociais possíveis.

Foi encaminhada, ainda, solicitação às entidades do campo do Jornalismo como o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) para que fortaleçam o movimento estimulando Cursos de Jornalismo a também se manifestarem e organizarem ações, se possível ocupando espaços nas Rádios e TVs universitárias para divulgar a campanha.

Diretores da FENAJ e de Sindicatos de Jornalistas ampliarão, também, o acompanhamento diário das sessões no plenário do Senado, inclusive informando o total de assinaturas já arrecadado pelo abaixo assinado virtual, que até o final desta semana já somava mais de 12 mil apoios.

27 de junho de 2012

Link da nota divulgada pela FENAJ:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...