terça-feira, 5 de junho de 2012

UM MEIO AMBIENTE SEM AMBIENTE



“A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem...”.

Monteiro Lobato (1882 - 1948)
Advogado, escritor e tradutor brasileiro.


Resultado...



“A mudança do modelo de desenvolvimento é o grande desafio dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento. Para os países desenvolvidos, isto significa ‘descarbonizar’ suas economias, ou seja, mudar a matriz energética de fóssil para renovável. Já nos países em desenvolvimento, esta mudança significa fazer com que suas matrizes energéticas sejam diversificadas e que o uso dos recursos naturais se dê em bases sustentáveis. Para isto, eles vão precisar de apoio, de transferência de recursos e de tecnologia, porque a contribuição que nós vamos dar para reverter o processo de mudanças climáticas vai ajudar o planeta inteiro. Os países desenvolvidos já estabilizaram suas economias, já atenderam às necessidades básicas de suas populações. Portanto, para eles, teoricamente, é mais fácil desenvolver, agora, um processo de redução de emissões. Já os países em desenvolvimento têm o desafio de reduzir as emissões e, ao mesmo tempo, crescer economicamente para atender às demandas de suas populações...”.

Marina Silva
Ambientalista brasileira, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente em entrevista concedida com exclusividade ao jornalista brasileiro Gadelha Neto do WWF-Brasil em 2008.


Daí não esquecer o dia de hoje:



Considerado o quinto maior território do mundo, com quase 8,5 milhões de Km2 onde vivem mais de 200 milhões de pessoas, o que o torna o quinto país mais populoso do mundo, o Brasil é sede das comemorações globais – a população mundial está estimada em 07 bilhões de habitantes – do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012, estando previstas uma vasta programação. Segundo Achim Steiner, Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA): — Ao celebrar o WED no Brasil em 2012, estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar um novo caminho que reflita as realidades, mas também as oportunidades do novo século. Três semanas após, o Brasil receberá a Rio+20, onde líderes mundiais e nações se reencontrarão para desenhar um futuro que faça do desenvolvimento sustentável uma prática bem-sucedida – um futuro que pode fazer crescer economias e gerar trabalhos decentes sem pressionar os limites do planeta.



Nesse ínterim, nas águas do Brasil...



Versão in natura:



“Entre um bom marketing pessoal e a arrogância não passa um fio de cabelo...”.

Tão logo escolhi a imagem acima, de imediato lembrei-me da frase, que já conhecia, para ilustrá-la, e que é atribuída à brasileira Victoria Bloch, especialista em marketing.


Bom! Para concluir esta postagem, copiei o link da música O Planeta pede socorro, cuja versão é a da compositora, cantora, pianista e harpista canadense Loreena McKennitt, de estilo musical new age:



Não é a toa que...

Quero o meu ambiente por inteiro: não pela metade!


Nathalie Bernardo da Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...