terça-feira, 13 de setembro de 2011

UM APELO A ONU


“Nossos oceanos estão sendo dizimados...”

Avaaz.org
Organização sem fins lucrativos sustentada por doções de pessoas física, não governos ou empresas.



Recebi um e-mail da equipe da Avazz.org alertando para a destruição sistemática dos nossos oceanos. Ocorre que, segundo a organização, “as indústrias pesqueiras usam longas correntes com discos de metal pesado para arrastar suas redes pelo solo dos oceanos à procura de peixes esmagando tudo que está em seu caminho. A pesca de arrastão é como desmatar uma floresta para pegar um papagaio e somente nosso protesto poderá impedir essa prática”. Nesse sentido, a equipe da Avazz.org faz um apelo à Organização das Nações Unidas - ONU cujos legisladores irão se reunir em dois dias para rever os impactos dessa prática mortal.

Segundo, ainda, a organização, “enormes navios de pesca de arrastão se mudam sistematicamente de um ecossistema no fundo do mar para outro, esmagando corais, sugando todas as criaturas vivas e deixando um vasto deserto para trás que não se regenerará por centenas de anos. Em um único arrastão, alguns navios são capazes de limpar uma área do tamanho de 5000 campos de futebol. Canadá, Rússia e Espanha lideram espalhando essa destruição pelas águas mais diversas e preciosas do mundo.

Grandes nações pesqueiras já tiveram 6 anos para estudar os efeitos da pesca de arrastão e mudar para práticas mais sustentáveis. A maioria tem falhado em cumprir seus compromissos com a proteção dos oceanos e continua direcionando recursos enormes – mais de 162 milhões de dólares por ano – para o arrastão dos oceanos.

O encontro dessa semana é o nosso momento para mudar a maré dessa destruição. Um grupo de cientistas marítimos internacionais recentemente pediu que acabassem permanentemente com a pesca em águas profundas, e a Comissão de Pesca da União Européia se manifestou contra os subsídios do governo para a pesca de arrastão. O momento está crescendo, mas é preciso um enorme clamor público global para transformar o encontro da ONU num momento importante de responsabilidade”.

Para tanto, está circulando uma petição a ser assinada para se entregue à ONU. Enfim! Para acessar a petição, acessar o site da Avazz.org:



O texto da petição a ser encaminhada aos membros da Assembléia Geral da ONU?

“Enquanto cidadãos preocupados, apelamos aos senhores que implementem e façam cumprir imediatamente suas obrigações em relação às resoluções das Nações Unidas sobre pesca e trabalhem para banir a prática destrutiva da pesca de arrastão. Urgimos para que os senhores inaugurem uma nova era de transparência e comprometimento aos nossos oceanos danificados, garantindo que outras nações cumpram suas promessas de proteger os oceanos e restringir sua devastação”.

Nathalie Bernardo da Câmara



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...