terça-feira, 26 de outubro de 2010

NO PAÍS DA COBRA GRANDE II

Non-sens:
Censo Demográfico 2010...




“A Mesopotâmia inventou a escola para as elites; a sociedade industrial inventou a escolarização e o consumo de massa...”.

Domenico de Masi
Sociólogo italiano




Dizem que, no Brasil, o povo vive em um regime democrático de direito... Como, se tudo o que se faz é por imposição de uma legislação caduca? Vejamos... Comparecemos as urnas para – em tese – votar (já que podemos anular o nosso voto), mas, apenas, porque somos obrigados. Agora, vem o Censo... Segundo a Lei (L maiúsculo) de nº 5.534, de 14 de novembro de 1968 – ano do AI-5, aquela aberração da ditadura militar (1964 - 1985) –, o dito cidadão brasileiro é obrigado a prestar informações sobre a cor da sua pele. Ninguém merece! E, eu perguntaria: quem, de fato, sabe a sua cor? Vai ver, só a atriz brasileira Thaís Araújo, de repente, garota propaganda do Censo 2010, deve sabê-lo. Afinal, ela já aparece na telinha dizendo que é negra, mas que a cor da sua pele é preta... Confesso que não entendi nada. E olhe que não disponho de apenas dois meros e insignificantes neurônios. Há dias, quero entender a frase proferida pela atriz e... Nada!

O fato é que a propaganda virou assunto durante um almoço em casa da minha mãe. Qual seria, enfim, a cor de todos nós? Coisa besta, isso! O próprio governo é racista e não sabe. E vira um debate infrutífero, estéril. O curioso é que, nesses últimos oito anos, ao invés de fazer demagogia, já que nunca tira da boca a palavra democracia, Lula devia ter feito por onde para que, de fato, o Brasil fosse um país democrático, isentando o povo, por exemplo, não somente de ser obrigado a comparecer as urnas, mas, também, de todos os demais engodos aos quais é violentamente obrigado a cumprir. E nem me classifiquem de parda! Parece palavrão, já que sou morena desbotada, embora, em minha certidão de nascimento, me classificaram como branca. Quanta perda de energia! Falando nisso, o Censo 2010 prevê o albinismo, por exemplo, em suas classificações de pele? Ou o albino está classificado na categoria Outros? Ocorre que, neste Brasil, repentinamente afro, ai de quem questionar.

Ah! Outra questão que, em minha ignorância elementar e racial, eu faria, ou seja: qual a diferença entre o negro e o albino? Bom! Idiota como eu sou, creditaria tal diferença à melanina. O primeiro tem em excesso; o segundo de menos. Ou melhor, nada. Assim, já que muitos – e não é de hoje –, desrespeitam todos os nossos direitos fundamentais – independentemente de raça, sexo, credo e, por aí, vai –, quem sabe não seria melhor entender que o Brasil não tem cor ou possui todas elas ao mesmo tempo: índio, branco e negro? Por isso que também nunca entendi a cota para negros nas universidades públicas – maior manifestação de racismo, que ocorreu em 2006, não poderia... Enfim! Se um pau mandado do Censo 2010 perguntar qual a cor da minha pele, pode mandar me prender. Afinal, como sou obrigada a responder e, por ignorância, eu não sei... Punam-me, então! Mas, que a punição seja exemplar, incluindo a de Lula, por proferir o nome democracia em vão. E é isso! Nesse dégradé de raças, fico eu...


Nathalie Bernardo da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...