É cômico ver Dilma discursando agora sobre
a questão ambiental. Mandando beijos e acenos para pequenos agricultores,
quilombolas, pescadores, jovens e indígenas, prometendo quintuplicar os
produtores de alimentos orgânicos, sem agrotóxicos. E defendendo assentamentos
agrários. Seu mentor, Lula, encampa o outro lado: atrai os ruralistas,
enxotados por Marina.
Ruth de
Aquino, jornalista brasileira, em artigo publicado na revista Época no
dia 22 de outubro de 2013.
Já
iniciada hoje a Agrotins 2014 – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. Fazendo as honras,
junto com Pelé e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional,
Roberto Simões, a senadora Kátia Abreu (PMDB/TO), empresária, pecuarista e
presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a toda
poderosa do agronegócio no país e que, aliás, não está nem aí para o fato dos
agrotóxicos que defende já terem, inclusive, contaminado muito leite materno em
solo brasileiro. Segundo o Conexão
Tocantins, edição eletrônica de hoje, 09 de de maio, a presença do trio no
evento deu-se em função do Projeto Time Agro Brasil, que, além de ter o
ex-jogador de futebol como o seu embaixador, consiste na expansão do
agronegócio brasileiro.
E qual o papel de Pelé, eu perguntaria, nessa
encenação toda? Ora, o papel de Pelé é exatamente o de qualquer
garoto-propaganda, ou seja, tentar passar uma falsa imagem do produto que
divulga – no caso, o de reafirmar que o alimento com agrotóxico é de qualidade –
em relação ao produto em questão, de má qualidade, né? Que papelão, Pelé! Mas, o
que se pode esperar de alguém que, recentemente, pediu que os protestos contra a
Copa cessassem durante o evento, alegando que os próprios brasileiros é que,
agindo assim, estariam estragando a festa? – até parece!
Então... Destacando a suposta credibilidade
internacional de Pelé, a senadora Kátia Abreu acredita que, desse modo, a
participação do ex-jogador é fundamental para a divulgação das ações da CNA no
sentido de expandir o agronegócio brasileiro: — Ninguém melhor que o Pelé, com
credibilidade internacional, para mostrar o quanto os nossos produtos são
saudáveis e confiáveis.
De acordo com a reportagem da Conexão Tocantins, o Time
Agro Brasil é “fruto de uma parceria da Confederação da Agricultura e
Pecuária do Brasil (CNA) com o Sebrae e foi criado para transformar a
agropecuária brasileira em um time campeão...”. Só se for campeão em contaminar
os alimentos que ingerimos com aditivos agrícolas. E a
reportagem prossegue: “O time existe para capacitar o pequeno produtor rural,
dando a ele informação e tecnologia para modernizar a sua produção, sempre com
foco na sustentabilidade. Cursos, palestras, treinamentos e artigos são algumas
ações realizadas para fazer do produtor rural um craque ainda maior na
agropecuária. Tendo como estrela Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, o
Time Agro Brasil pretende consolidar a imagem do agronegócio sustentável
brasileiro no País e no exterior por meio da capacitação do pequeno produtor
rural, levando a ele informação e tecnologia para tornar a sua produção mais
lucrativa e sustentável”.
Enfim!
É bem mais sensato parar de falar sobre essa propaganda enganosa asquerosa,
sobretudo quando sabemos que o Brasil é mundialmente conhecido como o país do
agronegócio. Só que, embora fosse mais honesto, por parte da senadora Kátia
Abreu, acabar com essa palhaçada toda, como pedir honestidade a uma mulher, musa,
aliás, da bancada ruralista no Congresso Nacional, que faz apologia a
veneno e que, num passado não tão remoto assim, numa certa declaração
dada à imprensa, já deixou bem claro que pobre tem, sim, de comer agrotóxicos? É, ao
invés de Tem Brasil Nesse Prato, um dos
slogans da campanha, o mais indicado seria dizer: Tem Agrotóxico Nesse Prato...
Sugestão
de leitura sobre o tema:
O Veneno está servido (16 de agosto de 2012):
Agrotóxico: o tempero
nada exótico do brasileiro (04 de abril de 2014):
Nathalie Bernardo da
Câmara
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