sexta-feira, 9 de maio de 2014

AGRONEGÓCIO: UM MAU NEGÓCIO.COM

É cômico ver Dilma discursando agora sobre a questão ambiental. Mandando beijos e acenos para pequenos agricultores, quilombolas, pescadores, jovens e indígenas, prometendo quintuplicar os produtores de alimentos orgânicos, sem agrotóxicos. E defendendo assentamentos agrários. Seu mentor, Lula, encampa o outro lado: atrai os ruralistas, enxotados por Marina.

Ruth de Aquino, jornalista brasileira, em artigo publicado na revista Época no dia 22 de outubro de 2013.


Já iniciada hoje a Agrotins 2014 – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. Fazendo as honras, junto com Pelé e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, Roberto Simões, a senadora Kátia Abreu (PMDB/TO), empresária, pecuarista e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a toda poderosa do agronegócio no país e que, aliás, não está nem aí para o fato dos agrotóxicos que defende já terem, inclusive, contaminado muito leite materno em solo brasileiro. Segundo o Conexão Tocantins, edição eletrônica de hoje, 09 de de maio, a presença do trio no evento deu-se em função do Projeto Time Agro Brasil, que, além de ter o ex-jogador de futebol como o seu embaixador, consiste na expansão do agronegócio brasileiro.

E qual o papel de Pelé, eu perguntaria, nessa encenação toda? Ora, o papel de Pelé é exatamente o de qualquer garoto-propaganda, ou seja, tentar passar uma falsa imagem do produto que divulga – no caso, o de reafirmar que o alimento com agrotóxico é de qualidade – em relação ao produto em questão, de má qualidade, né? Que papelão, Pelé! Mas, o que se pode esperar de alguém que, recentemente, pediu que os protestos contra a Copa cessassem durante o evento, alegando que os próprios brasileiros é que, agindo assim, estariam estragando a festa? – até parece!

Então... Destacando a suposta credibilidade internacional de Pelé, a senadora Kátia Abreu acredita que, desse modo, a participação do ex-jogador é fundamental para a divulgação das ações da CNA no sentido de expandir o agronegócio brasileiro: — Ninguém melhor que o Pelé, com credibilidade internacional, para mostrar o quanto os nossos produtos são saudáveis e confiáveis.

De acordo com a reportagem da Conexão Tocantins, o Time Agro Brasil é “fruto de uma parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o Sebrae e foi criado para transformar a agropecuária brasileira em um time campeão...”. Só se for campeão em contaminar os alimentos que ingerimos com aditivos agrícolas. E a reportagem prossegue: “O time existe para capacitar o pequeno produtor rural, dando a ele informação e tecnologia para modernizar a sua produção, sempre com foco na sustentabilidade. Cursos, palestras, treinamentos e artigos são algumas ações realizadas para fazer do produtor rural um craque ainda maior na agropecuária. Tendo como estrela Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, o Time Agro Brasil pretende consolidar a imagem do agronegócio sustentável brasileiro no País e no exterior por meio da capacitação do pequeno produtor rural, levando a ele informação e tecnologia para tornar a sua produção mais lucrativa e sustentável”.

Enfim! É bem mais sensato parar de falar sobre essa propaganda enganosa asquerosa, sobretudo quando sabemos que o Brasil é mundialmente conhecido como o país do agronegócio. Só que, embora fosse mais honesto, por parte da senadora Kátia Abreu, acabar com essa palhaçada toda, como pedir honestidade a uma mulher, musa, aliás, da bancada ruralista no Congresso Nacional, que faz apologia a veneno e que, num passado não tão remoto assim, numa certa declaração dada à imprensa, já deixou bem claro que pobre tem, sim, de comer agrotóxicos? É, ao invés de Tem Brasil Nesse Prato, um dos slogans da campanha, o mais indicado seria dizer: Tem Agrotóxico Nesse Prato...

Sugestão de leitura sobre o tema:

O Veneno está servido (16 de agosto de 2012):

Agrotóxico: o tempero nada exótico do brasileiro (04 de abril de 2014):


Nathalie Bernardo da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...