quinta-feira, 8 de maio de 2014

O ALIENISTA E A ALIENADA (atualizado com petição para o MinC)


Mais grave do que a jovem professora Patrícia Secco, que se considera escritora especializada em público infanto-juvenil, com mais de 250 títulos publicados, querer “facilitar” a leitura de obras de autores brasileiros, simplificando, por exemplo, construções ditas longas, adaptando-as para uma suposta atual realidade do nível intelectual de eventuais leitores, ao invés dos governos investirem na educação, é o Ministério da Cultura (MinC) disponibilizar as nossas leis de incentivo cultural para essa alienada captar recursos e, no caso, no livro O Alienista (1882), meter, digamos, o machado em Assis e amputou A Pata da gazela (1870), de José de Alencar! Cadê o Escritório de Direitos Autorais (EDA), da Fundação Biblioteca Nacional (FBN)?

Para o professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP) Alcides Villaça, entrevistado pela Folha (4/5/2014): “É absurdo imaginar que a função da escola seja facilitar qualquer coisa, em vez de levar a trabalhar com as dificuldades da vida, da crítica e do conhecimento”. Indignado, ele acrescenta: “Apresentar como sendo de Machado de Assis uma mutilação bisonha de seu texto não devia dar cadeia?”. Então (atrevi-me a fazer a montagem da ilustração desta postagem)...


Em tempo...

Depois que a professora e escritora Patrícia Secco, que se considera especializada em público infanto-juvenil, mutilou O Alienista (1882), de Machado de Assis (1839 -1908), e A Pata da gazela (1870), de José de Alencar (1829 - 1877), não ouso nem pensar na possibilidade de ela picar o pau amarelo de Monteiro Lobato (1882 - 1948)! Desse modo, diante dessa onda de violência, achei por bem revisitar esse que é considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, que, aliás, em tempos não tão remotos assim, já passou por maus bocados nas mãos do MEC... Na postagem Reinações de Lobato, publicada no meu blog no dia 11 de julho de 2012, comento a respeito desse quiproquó: 




Nathalie Bernardo da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...